icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
June 21, 2023

Manutenção Preventiva de Caminhões: Checklist para Alta Performance | Guia Completo

Checklist de manutenção preventiva de caminhões

Como fazer o checklist da manutenção preventiva de caminhões

Para manter uma frota de caminhões com alta performance, investir em ações que garantam o desempenho dos veículos é essencial no mercado de transporte de cargas. Entre essas ações, destaca-se o checklist da manutenção preventiva de caminhões, que representa um dos melhores investimentos na gestão da frota.

Nesse checklist, deverá conferir:

  • Nível e tempo de rodagem do óleo do motor;
  • Nível de água e fluido do radiador;
  • Pressão dos freios;
  • Desgaste de lonas e pinças dos freios;
  • Estado dos pneus;
  • Vedação do tanque e consumo de combustível;
  • Bateria e sistemas elétricos;
  • Funcionamento das luzes;

Para garantir a segurança da frota, é aconselhável realizar a verificação desses itens semanalmente. É recomendável ter uma equipe de mecânicos bem treinada e atualizada para atender aos requisitos de segurança e tornar o processo mais eficiente.

Itens da manutenção preventiva de caminhões

Para garantir o pleno funcionamento do veículo, eficiência no uso e segurança do motorista e carga, a manutenção preventiva deve seguir um checklist metódico.

Confira como deve ser realizada a manutenção preventiva de caminhões e saiba como orientar o gerenciamento e cuidado com a sua frota.

Óleo do motor

O óleo do motor é essencial para o desempenho do veículo, pois lubrifica as peças móveis, reduz o atrito e ajuda a limpar e resfriar os mecanismos do sistema.

Para evitar desgaste excessivo e falhas mecânicas, é importante verificar regularmente o nível de óleo do motor e garantir que não haja vazamentos, que podem ser identificados por manchas nos componentes do motor e poças sob o veículo.

Vazamentos não só aumentam o risco de falta de óleo no sistema, provocando danos maiores, como também impede que o óleo do motor cumpra todas as suas funções.

Além disso, é essencial ficar atento ao limite de quilometragem ou tempo desde a última troca de óleo e utilizar produtos de qualidade e filtros de óleo recomendados pelo fabricante. Assim, você garante que o óleo do motor cumpra suas funções corretamente e aumenta a vida útil do seu veículo.

Sistema de refrigeração do motor

O sistema de refrigeração é crucial para manter o motor em bom funcionamento. Ele funciona através da circulação do líquido de arrefecimento em todo o conjunto do motor, garantindo que a temperatura, incluindo a do óleo, seja mantida em níveis adequados.

Além da bomba, válvula termostática e radiador, é importante manter o reservatório de água cheio e acrescentar aditivo para aumentar a capacidade de refrigeração e manter as peças protegidas da corrosão provocada pela umidade.

Sistema de freios

A segurança é a principal preocupação em relação ao sistema de freios de um caminhão, por isso, é crucial incluí-lo no checklist de manutenção preventiva. A maioria dos veículos pesados utiliza um sistema pneumático de freios, que funciona por meio de compressão de ar. 

É importante verificar periodicamente as pastilhas, lonas e discos de freio, além de conferir se não há vazamentos no sistema pneumático e se as válvulas estão funcionando corretamente. 

Um sistema de frenagem em perfeitas condições pode evitar acidentes graves e garantir a segurança do motorista e de todos os envolvidos no trânsito.

Cuidados com os pneus

Verificar as condições do pneu é essencial para a segurança nas estradas.

Ter pneus em bom estado é fundamental para garantir a segurança e a estabilidade do veículo durante as viagens. Por isso, é importante realizar uma verificação periódica do estado dos pneus, verificando se há desgastes excessivos, cortes ou perfurações.

Na manutenção do caminhão, deve-se conferir os sulcos na banda de rodagem do pneu, que assim como as pinças de freio, contam com um valor mínimo de profundidade para poder rodar, sendo entre 2 e 3 mm, de acordo com o peso do veículo.

Todos os pneus certificados pelo INMETRO contam com indicadores de desgaste na lateral, mas vale a pena investir em medidores de precisão para aferir a profundidade.

Durante a inspeção dos pneus, também é recomendado analisar se os mesmos apresentam trincas e desníveis.

Além disso, é fundamental manter a pressão adequada, de acordo com as especificações do fabricante. E não se esqueça de verificar também o estado do pneu reserva, pois ele pode ser decisivo em caso de emergências.

Tanque de combustível

É de extrema importância verificar se há vazamentos ou problemas de vedação no bocal do tanque de combustível do caminhão, pois isso pode levar a perda de combustível e à entrada de sujeira no compartimento.

Além disso, é recomendado manter o nível de combustível acima da metade, para evitar o acúmulo de umidade e corrosão no tanque, que pode danificar o motor, principalmente quando se usa com frequência o combustível da reserva.

Elétrica e sinalização

O sistema elétrico do caminhão é crucial para seu desempenho e segurança nas estradas, além de ser responsável pelo funcionamento da sinalização. É importante incluir na lista de inspeção periódica a verificação da carga da bateria, funcionamento do alternador e se o motor de arranque está operando corretamente. 

Falhas nesse sistema podem levar a problemas graves, como a paralisação do veículo em locais inapropriados ou acidentes de trânsito.

Por outro lado, certificar-se a respeito do funcionamento das luzes da sinalização, como luz de freio, de posição, faróis e setas, deve ser uma preocupação diária no uso do caminhão, como parte das medidas de segurança no trânsito e cumprimento à legislação.

Experiência do motorista

Quem está na linha de frente e dirige os caminhões da sua frota é uma das pessoas mais capacitadas para indicar possíveis problemas. Investir na capacitação desses profissionais e solicitar relatórios frequentes pode agilizar a identificação e reparo de itens defeituosos.

Muitos problemas mecânicos são identificados através de ruídos incomuns que acontecem durante o uso do caminhão, seja na partida ou quando o mesmo atinge maiores velocidades. Dessa forma, o motorista pode apontar essas falhas por ter maior experiência por trás do volante.

Checklist do controle de frotas

Realizar uma inspeção minuciosa no veículo antes e depois de cada viagem é de extrema importância, pois garante que o caminhão esteja em boas condições para pegar a estrada e identifica possíveis danos causados durante o percurso. Essa medida de precaução ajuda a garantir a segurança do motorista, da carga transportada e dos demais usuários da via

Nesse momento, os itens que devem ser checados e registrados são:

  • Placa e identificação do veículo
  • Nome do motorista;
  • Data e tipo de inspeção (entrada ou saída);
  • Local e responsável pela inspeção;
  • Relatório de itens aprovados e/ou reprovados;
  • Inspeção estética;
  • Data da última revisão;
  • Próxima revisão programada;
  • Histórico do veículo.

Ao implementar o checklist do controle de frota, o gestor da frota de transportes evita surpresas desagradáveis e acidentes que ocorrem por falhas nas inspeções anteriores ou defeitos que surgiram depois da última validação.

Dica bônus: excelência no gerenciamento de frotas

Realizar a manutenção preventiva é uma entre várias medidas recomendadas para realizar o gerenciamento da frota de caminhões com máxima eficiência e satisfação dos clientes e colaboradores.

Para incentivar a sua busca por excelência, separamos alguns fatores importantes para otimizar na sua gestão.

Capacitação

Manter os motoristas atualizados sobre as leis e técnicas de direção, fornecer ferramentas e treinamento especializado para a equipe mecânica e contar com softwares de gestão logística são fundamentais para uma gestão de frota eficiente. Isso garante que a frota esteja em conformidade com as normas regulamentares, que as manutenções preventivas sejam realizadas com eficiência e que a logística possa ser otimizada para atender às demandas do mercado.

Planejamento

Planejar com antecedência as ações necessárias e contar com as ferramentas adequadas e conhecimento necessário são fundamentais para o sucesso no ramo de transporte de cargas.

Identifique as necessidades e prioridades do mercado e dos seus clientes e busque atendê-las com agilidade e eficiência.

Medidas de segurança

No setor de transporte de cargas no Brasil, garantir a segurança do caminhão, da carga e do motorista é um grande desafio, uma vez que o roubo de cargas ainda representa uma ameaça constante à rentabilidade do negócio.

Nesse ponto, recomenda-se implementar medidas de segurança eficientes, que incluem:

  • Contratar um bom seguro com cobertura total;
  • Instalar dispositivos rastreadores nos veículos;
  • Planejar e variar as rotas;
  • Estudar a possibilidade e necessidade de escolta.

O Grupo Tracker é especialista no rastreamento e recuperação de veículos, oferecendo sempre a última palavra em tecnologia para aumentar a segurança e evitar prejuízos para proprietários e gestores de frota. Veja como podemos contribuir para a sua tranquilidade com nossa tecnologia e experiência!


Categoria: