icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
May 18, 2021

Como dirigir corretamente: 8 hábitos ruins e como evitá-los

como-dirigir-corretamente

Como dirigir corretamente: 8 hábitos ruins e como evitá-los

Dirigir é uma necessidade e um prazer. Utilizar o automóvel como meio de transporte, fazer uma viagem ou passear são atividades extremamente comuns. Mas será que realmente sabemos como dirigir corretamente, mantendo a segurança no trânsito e sem causar danos ao veículo?

Com o passar dos anos, é comum desenvolver certos vícios na direção. Às vezes aprendemos esses hábitos com nossos pais, durante o aprendizado. Em outras, é simplesmente uma mania que desenvolvemos para lidar com certa situação.

Porém, nem sempre esses vícios e manias na direção são bons para o carro. Certas práticas que todo motorista de carreira adota ao volante podem estar acelerando o desgaste. Mais que isso, existem ações que aumentam o risco de acidentes no trânsito, multas e outros problemas.

Veja como dirigir corretamente, identificando hábitos prejudiciais na direção, suas consequências e como evitá-los. Continue lendo!

Riscos de vícios e manias na direção

Antes de mais nada, é preciso entender quais os riscos de desenvolver certos vícios e manias ao volante. Por se tratar de uma atividade tão comum na rotina diária de muita gente, nem sempre nos damos conta do que pode acontecer.

De modo geral, esses são os principais riscos em desenvolver certos hábitos incorretos na direção:

Dificuldade em se adequar à mudanças na lei

O primeiro problema em se apoiar em manias ao volante é a dificuldade em se adequar às alterações na legislação. A nova lei de trânsito que entrou em vigor recentemente é um exemplo disso. 

Quando fazemos tudo no automático, é fácil se esquecer de uma nova recomendação ou exigência.

Multas de trânsito

Diretamente ligado ao tópico anterior, temos o risco de multas de trânsito. Uma das multas mais comuns em rodovias é não acender os faróis durante o dia. Mesmo com a recente mudança que obriga acender os faróis apenas em vias de pista simples, isso ainda ocorre.

Outros fatores que também podem ser evitados envolvem a atenção ao limite de velocidade, uso do cinto de segurança, estado de conservação dos pneus e muitos outros.

Risco de acidentes

A maioria dos fatores que podem provocar multas, também podem causar acidentes de trânsito. Certos hábitos como a falta de sinalização antes de manobras e ultrapassagens podem trazer muitos riscos para o motorista, ocupantes do veículo e também para o trânsito em geral.

Problemas mecânicos e desgaste precoce

Outro fator que pode ocorrer quando não sabemos como dirigir corretamente é o desgaste precoce de certos componentes do veículo, causando problemas mecânicos. É o caso do uso incorreto dos freios, embreagem, câmbio e outros.

Até mesmo em carros com câmbio automático isso pode ocorrer, quando não se sabe o modo correto de utilizar as posições da alavanca.

Consumo excessivo de combustível

Quando o veículo trabalha em condições adversas, ele certamente sofrerá alterações no consumo de combustível. Seja por conta de problemas mecânicos, falta de manutenção ou uso incorreto das marchas e pedais, a eficiência de consumo pode ser prejudicada quando desenvolvemos hábitos ruins na direção.

8 hábitos de direção que você precisa perder

Depois de entender os riscos em desenvolver hábitos ruins na direção, chegou a hora de listar quais são esses vícios e manias que podem prejudicar a sua experiência ao volante. 

Esse é o primeiro passo para quem deseja entender como dirigir corretamente. Confira a lista e seja sincero caso encontre algo que costuma fazer. Dito isso, confira 8 hábitos ruins ao dirigir que você precisa perder:

1. Apoiar o pé ou pisar na embreagem sem necessidade

Muitos não se dão conta de que fazem isso, mas apoiar o pé na embreagem o tempo todo está longe de ser um modo de como dirigir corretamente. Por se tratar de um componente mecânico com tensão aplicada, até mesmo o peso do seu pé pode diminuir a vida útil do sistema de embreagem.

A função desse pedal é fazer a troca de marchas. O modo correto de usar a embreagem é pisar de forma suave, apenas durante o uso do câmbio. Pisar na embreagem sem necessidade real aumenta a folga, diminui a efetividade e acelera o desgaste.

2. Passar em lombadas na diagonal

Muitos motoristas defendem que o correto é passar em lombadas e valetas com o veículo na diagonal. No entanto, essa prática não faz nada bem para o alinhamento, balanceamento e manutenção de eixos e rodas.

Ao passar sobre lombada ou valeta na diagonal, diversos componentes acabam sendo forçados por conta do peso excessivo em apenas um dos apoios do automóvel. Podem ocorrer danos nas molas, amortecedores, rolamentos e muitos outros.

Para dirigir corretamente sobre lombadas e valetas, o ideal é passar em baixa velocidade com o carro reto, distribuindo o peso entre dianteira e traseira.

3. Freadas bruscas e excessivas

O uso incorreto dos freios é um hábito tão comum quanto perigoso e prejudicial. Dirigir em velocidade excessiva pode exigir uma frequência maior de frenagem, causando maior desgaste a pastilhas e discos nos veículos ou lonas de freio no caminhão.

De modo geral, é importante se manter dentro dos limites de velocidade. Dessa forma, é possível controlar a velocidade apenas retirando o pé do acelerador. 

Outro ponto a ser discutido é a frenagem em curvas. Quando se entra em uma curva acentuada em alta velocidade, para manter o veículo alinhado, o motorista pode precisar frear. No entanto, se pisar no freio de forma brusca, há risco de perder o controle e causar um grave acidente.

4. Segurar o carro na rampa com a embreagem

Fazer rampa é algo que assusta muitos motoristas iniciantes e ao mesmo tempo é utilizado como sinal de proficiência na direção. Ainda assim, muitos exageram e fazem isso de maneira errada, segurando o veículo na rampa apenas com a embreagem.

Assim como no primeiro tópico abordado, essa prática acelera o desgaste da embreagem e pode prejudicar a transmissão do veículo. O mesmo vale ao usar a posição Drive para rampa com carros automáticos.

5. Não dar seta

Dirigir corretamente envolve ver o que está ocorrendo ao seu redor e garantir que está sendo visto. Por isso, utilizar as setas do veículo é tão importante. Isso garante que outros entendam que pretendem fazer determinada manobra.

Infelizmente, o uso das setas parece opcional para muitos motoristas, o que pode acabar provocando acidentes.

6. Uso do celular

Todos sabemos que o uso do celular ao volante é um risco e vai contra as leis de trânsito. Mesmo assim, muitos têm o péssimo hábito de ficar em chamadas ou trocar mensagens enquanto dirige. Além de infração de trânsito, o risco de acidentes é muito elevado, mesmo quando se usa o viva-voz.

O correto é parar o veículo para atender uma ligação ou mandar mensagem, sinalizando ao estacionar e voltar a faixa de rodagem.

7. Falta de cinto de segurança

Muitos motoristas de longa data são culpados desse péssimo hábito, alegando que o cinto de segurança atrapalha, sufoca ou algo do tipo. No entanto, mesmo que cause um pequeno desconforto, o uso do cinto de segurança é obrigatório por lei e essencial para todos os ocupantes do veículo.

8. Dirigir com apenas uma das mãos no volante

É comum que, ao adquirir confiança ao volante, o motorista comece a relaxar. Um dos efeitos disso é começar a dirigir com apenas uma das mãos na direção, com o braço esquerdo apoiado para fora do veículo ou com a mão direita sobre o câmbio.

Além do risco de acidente com o braço para fora, descansar a mão sobre o câmbio também pode causar folgas e danos à transmissão. Por fim, dirigir com apenas uma das mãos pode prejudicar o tempo e a capacidade de reação em uma situação adversa, aumentando o risco de acidentes.

Aprenda a dirigir do jeito certo

A melhor forma de não desenvolver hábitos ruins é aprender corretamente. Se desde o início você aprende considerando uma direção defensiva e segura, não há riscos envolvidos, tanto para o trânsito quanto para o cuidado com o veículo.

Quando pensamos em como dirigir corretamente, devemos entender que é importante seguir uma série de etapas. O curso de formação de condutores é o melhor lugar para isso, mas para ajudar, o vídeo abaixo é um bom ponto de partida, confira:

Segurança e suporte para você e seu carro

Agora que você sabe como dirigir corretamente e quais hábitos devem ser deixados para trás, o futuro com seu veículo tem tudo para ser ainda mais prazeroso, principalmente ao contar com as diversas soluções Tracker para sua segurança e tranquilidade.

Com a Tracker você tem acesso ao rastreador veicular mais completo do Brasil. Utilizando a tecnologia de radiofrequência, a localização e recuperação de veículos roubados é feita com muito mais agilidade e precisão.

Quer mais? Aqui tem! Agora você pode combinar o rastreador veicular com cobertura de seguro, dispondo de mais suporte e comodidade para a rotina diária com seu automóvel.

Conheça a Solução Tracker ideal para você!

Categoria: