Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
July 9, 2020

Como viajar de moto com segurança e liberdade? 7 dicas! 🏍️

como-viajar-moto-com-seguranca

Como viajar de moto com segurança e tranquilidade

Fazer uma viagem de moto é uma experiência incrível de liberdade, onde o trajeto é muitas vezes tão importante quanto o destino. Quem é apaixonado por motocicletas precisa experimentar isso ao menos uma vez na vida.

Mesmo assim, é preciso realizar uma série de preparativos para uma viagem de moto. Seja você um piloto iniciante ou experiente, isso garante que a experiência seja totalmente positiva e que mesmo que tenha algum revés, ele não estrague o momento.

Para ajudar você a realizar esse sonho, separamos 7 dicas para viajar de moto com segurança. Veja:

  • Planeje com antecedência;
  • Faça a revisão da moto antes de viajar;
  • Confira o estado dos pneus;
  • Escolha roupas adequadas;
  • Distribua a bagagem de forma equilibrada e segura;
  • Pilote com cuidado e atenção redobrada;
  • Siga um roteiro de viagem;
  • Contrate um bom seguro;
  • Aproveite a viagem!

Quer mais detalhes sobre cada etapa, então aproveite a leitura e veja como viajar de moto com segurança e tranquilidade!

Como viajar de moto com segurança? Sete dicas práticas

1. Faça o planejamento da viagem

Principalmente para pilotos com pouca experiência, não é muito recomendado decidir por uma viagem de moto em 5 minutos para sair da rotina. O ideal é planejar com cuidado e se preparar para pegar a estrada com a motocicleta.

Em primeiro lugar, dê atenção ao trajeto que fará. Defina qual a melhor rota para sua viagem de moto, levando em conta o estado do asfalto, quantidade de pistas e tipos de veículos mais comuns no trajeto.

O ideal é evitar pistas simples ou com intenso tráfego de caminhões, ao menos para viajantes com pouca experiência, já que isso exige maior perícia na pilotagem da moto.

Considere também se o trajeto e o destino que pretende alcançar oferecem boa conectividade com serviços de comunicação, como GPS, telefonia ou mesmo internet. Isso é relevante para que você não fique na mão, em caso de necessidade.

Planejar com antecedência a viagem de moto também ajuda você a conhecer o trajeto. Com as opções oferecidas pelo Street View do Google, é possível conferir detalhes da rota antes mesmo de pegar a estrada.

2. Faça a revisão da motocicleta

Assim como recomendado para automóveis, é importante fazer uma visita ao seu mecânico de confiança para fazer a revisão da moto. Mesmo que você seja um piloto cuidadoso e faça a manutenção preventiva, viagens longas demandam mais esforço também para a motocicleta, o que aumenta as chances de falha, caso algo não esteja funcionando corretamente.

Lembre-se de conversar com o mecânico para que ele saiba a distância e o destino da sua viagem. Dependendo desses fatores, são necessários ajustes específicos para preparar e proteger o conjunto mecânico da motocicleta.

Não deixe de revisar o sistema elétrico da motocicleta antes de viajar, setas, lanternas e faróis são essenciais para garantir a sua visibilidade para outros veículos e diminuir o risco de acidentes.

3. Dê atenção especial aos pneus da moto

Os pneus são os itens mais importantes de se cuidar antes de sair de viagem com a moto. Responsáveis pela aderência e estabilidade da moto na estrada, é extremamente essencial que eles estejam em boas condições de rodagem, levando em conta o estado atual e também o desgaste que irá ocorrer com as horas de viagem que tiver pela frente.

Especialmente para viagens de moto longas, pode ser necessário até mesmo investir em um novo par de pneus, para dar mais segurança a sua pilotagem e não comprometer a atenção do piloto com fatores facilmente corrigidos.

Você também pode incluir na sua bagagem um Kit Reparo para Pneus. Eles são muito fáceis de usar e salvam a sua pele em um momento inoportuno, ao menos até chegar no borracheiro.

Confira a demonstração de uso do Kit Reparo no vídeo do “Garagem do JACK”:

‍

‍

4. Utilize roupas adequadas

Sabemos que o estilo biker de estrada normalmente pede roupas escuras e muito couro, mas vale a pena deixar esse esteriótipo de lado para focar em conforto e visibilidade. 

Roupas com cores mais fortes facilitam a visualização do motociclista por parte dos outros motoristas. Especialmente quem pretende viajar a noite, investir em roupas apropriadas é uma boa ideia, pois a maioria conta com faixas refletivas que aumentam a sua visibilidade.

Além disso, o conforto é essencial para que o motociclista não se distraia enquanto aproveita a viagem de moto. O ideal é usar roupas com proteção UV que cubram toda a pele, mas que também permitam a ventilação corporal.

No caso de climas mais frios, uma boa jaqueta de motociclista oferece uma proteção adicional. Não só ajudam a manter a temperatura corporal, como costumam ser mais grossas, protegendo o piloto em caso de quedas, sem comprometer a liberdade de movimento, é claro.

5. Equilíbrio e cuidados com a bagagem

‍

Exemplo de bagageiro equilibrado e firme.

‍

Como todos sabem, motos não são exatamente exemplos de veículos de carga. A ideia é pilotar leve e aproveitar sua agilidade, então leve isso em conta para a sua viagem de moto. 

Evite levar muita tralha para a estrada, levando somente o necessário em questão de roupas, itens de uso pessoal, equipamentos de emergência para a moto e afins. 

Para carregar a moto, utilize bagageiros e alforjes que ficam bem firmes na estrutura. Distribua o peso de modo que fique bem equilibrado para não comprometer a manobrabilidade e respeite as recomendações de peso máximo do fabricante.

6. Pilote com cuidado e atenção

Para viajar de moto com segurança, o piloto deve estar bem descansado, atento e adotar uma postura muito mais prudente na direção. Se o trânsito das cidades oferece riscos ao motociclista, o mesmo acontece nas estradas e rodovias, com o risco de acidentes graves sendo muito maior.

Escolha com cuidado o horário da viagem de moto, redobre a atenção, respeite a sinalização de trânsito e os limites de velocidade. Também é recomendado fazer paradas estratégicas para se alongar, garantindo o bem-estar do piloto e do garupa.

7. Siga o seu roteiro de viagem

De nada adianta planejar cada detalhe da viagem de moto, para na hora que pegar a estrada jogar tudo para o ar. Lógico que o importante é se divertir e aproveitar a liberdade proporcionada por uma jornada sobre duas rodas, mas o roteiro de viagens tem o melhor cenário para a quem vai pegar a estrada.

Além disso, uma dica de segurança para viagens de moto é comunicar parentes e amigos próximos do seu roteiro e o tempo previsto para chegar ao destino, bem como mantê-los atualizados sobre o seu paradeiro. 

Em caso de acidentes ou mesmo situações de violência na estrada, isso facilita a identificar que algo está errado e agiliza a reação, que deve sempre comunicar às autoridades responsáveis.

Itens de segurança e cobertura do seguro

Dois itens muito importantes para quem sair em uma viagem de motocicleta são a contratação de um bom seguro de automóveis e instalação de itens de segurança, como alarmes, travas e rastreadores de veículos.

O seguro para motos merece atenção, pois a sua cobertura deve envolver serviço de mecânica e socorro 24 horas. É preciso conferir se a viagem e o destino planejado estão dentro do raio de quilometragem incluídas no seguro, para evitar dores de cabeça e surpresas negativas.

Outro fator que vale a pena investir é em alarmes e rastreadores. Motocicletas são muito visadas para roubo e uma forma de inibir a ação criminosa é instalar esses equipamentos de segurança.

Como aponta a reportagem a seguir, motos de todas as cilindradas são visadas por criminosos e merecem cuidados especiais:

‍

‍


Alarmes para moto costumam incluir funções de trava de motor e corte de combustível, acionados quando a central do alarme se distancia do controle, por isso é importante manter o controle do alarme separado da chave e em um compartimento seguro junto de você o tempo todo.

Se mesmo assim você tiver o veículo roubado, um rastreador aumenta exponencialmente as chances de recuperação do mesmo com agilidade, essencial para não sofrer danos e ficar no prejuízo.

Agora é só aproveitar a viagem de moto

Pronto, agora que você já sabe como viajar de moto com total segurança, está na hora de colocar essas dicas em prática.

Invista em bons equipamentos de segurança, tanto para a motocicleta quanto para você. Não se esqueça de utilizar um capacete confortável, certificado e dentro do prazo de validade. Vale a pena buscar modelos específicos para pegar a estrada.

Além disso, recomendamos utilizar a tecnologia da Tracker para rastreamento de motocicletas. Investimos em sistemas atualizados, seguros e eficientes, garantindo a sua tranquilidade em qualquer situação.

Boa viagem de moto. Aproveite sua liberdade!


Categoria: