icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
November 17, 2020

Desamassar lataria: Tudo sobre martelinho de ouro

desamassar-lataria-tudo-sobre-martelinho-de-ouro

Desamassar lataria: guia do martelinho de ouro

Acidentes acontecem e é muito difícil que o motorista passe a vida inteira sem dirigir um carro amassado. Quando acontece uma batida pequena, desamassar lataria e reparar a pintura são preocupações muito válidas, uma vez que a avaria desvaloriza o veículo.

Fora isso, a própria vontade de manter o zelo e cuidar bem do carro já faz com que o proprietário tenha pressa em fazer o conserto. Entre as diversas opções disponíveis, temos de técnicas caseiras, passando pelo martelinho de ouro até a funilaria completa.

Para cada caso, há uma solução ideal. Veja aqui como desamassar lataria do carro e recuperar o bom estado de conservação. Além de explicar as etapas do reparo com martelinho de ouro, vamos falar sobre quando é melhor optar por essa ou outra técnica de funilaria.

Tudo sobre martelinho de ouro

Sabia que martelinho de ouro é uma técnica de funilaria artesanal totalmente brasileira? Muita gente não sabe, mas o funileiro Pedro Santana criou e detém os direitos da técnica, que ganhou popularidade no Brasil por oferecer um resultado quase “milagroso”.

À título de curiosidade, apesar de usar martelos para desamassar latarias, a ferramenta não é literalmente de ouro, como devem imaginar.

O nome veio de um cliente de Pedro, que era um revendedor de automóveis, que se referiu ao serviço dessa forma por ser rápido, eficaz e mais barato que funilaria tradicional. Para ele, a técnica valia ouro, aí o nome acabou pegando.

Benefícios do martelinho de ouro

Pequenos amassados acontecem, sendo comuns na hora de estacionar na garagem do prédio por exemplo. Enquanto carros que estacionam sozinhos ainda não são realidade, esses pequenos acidentes podem ocorrer e o martelinho de ouro pode ser a solução ideal.

Entre os benefícios proporcionados ao desamassar lataria usando a técnica de martelinho de ouro, o principal é a preservação da pintura original.

Usando ferramentas como lixadeira politriz de baixa rotação, soprador térmico e um martelo (não de ouro), o serviço de funilaria retorna a superfície ao seu estado natural de forma engenhosa e eficiente.


Legenda: Kit de Ferramentas para Martelinho de Ouro RGolden Premium.

Outros benefícios que temos para o serviço é o custo relativamente menor. Quando executado por um profissional capacitado, a pintura é preservada e isso reduz o gasto para desamassar a lataria e recuperar a estética do carro.

O serviço de martelinho de ouro também costuma ser mais rápido que a funilaria tradicional, que costumam ser mais drásticos e exigem a repintura na maioria das vezes, precisando respeitar o tempo de secagem da tinta, por exemplo.

Como o martelinho de ouro costuma evitar essa necessidade, em poucas horas o carro amassado já está como novo, basta concentração e habilidade do profissional que executa o serviço de reparo automotivo.

Vale ressaltar que um carro repintado perde muito o valor em uma venda, fazendo com que o custo-benefício do martelinho de ouro fique ainda mais atraente para o proprietário que planeja trocar de carro futuramente.

A lista dos carros mais vendidos costuma estar ligada de alguma forma ao valor de revenda, por isso é tão importante fazer valer o seu investimento e manter o bom estado de conservação com a técnica ideal.

Resumindo, os benefícios do martelinho de ouro para desamassar lataria são:

1. Menor custo;

2. Maior rapidez;

3. Mantém a originalidade;

4. Evita desvalorização do veículo;

5. Pode evitar custos extras com pintura.

Quando não optar pelo martelinho de ouro

Mesmo sendo uma técnica de grande popularidade e com muitos benefícios, nem sempre optar pelo martelinho de ouro para desamassar lataria é recomendado. Conforme mencionamos no início, cada caso exige uma solução adequada.

Primeiro, é preciso ficar atento ao estado da pintura do carro amassado. A pintura automotiva é feita com uma tinta com propriedades específicas para essa aplicação. Além de fazer toda a diferença na estética do carro, ela também protege a lataria da corrosão e desgaste.

Por isso, caso a pintura do carro tenha sofrido avarias como fissuras ou arranhões, apenas o martelinho de ouro não basta, sendo ideal procurar uma oficina qualificada que preste também o serviço de pintura do automóvel.

Outro fator que pode impedir a aplicação da técnica do martelinho de ouro é a parte do carro que foi danificada. Isso ocorre porque a funilaria artesanal irá desamassar a lataria pela face interna dela.

Caso a área danificada seja de difícil acesso, não será possível optar pelo reparo com martelinho de ouro. O mesmo ocorre em áreas que já foram danificadas e repintadas anteriormente, pois a prática pode causar mais danos e não ter um efeito tão bonito.

No geral, escolha o martelinho de ouro para pequenos amassados na lataria. Caso os danos sejam maiores, opte por um serviço mais completo.

Tudo isso demonstra o quão importante é buscar por uma oficina ou profissional de confiança, que atue de forma honesta. O correto é fazer uma avaliação prévia do defeito, para que o martelinho de ouro veja se é possível ou não desamassar a lataria dessa forma.

Conclusão

De modo geral, desamassar lataria do carro é um cuidado necessário, que precisa de atenção do proprietário para escolher o serviço adequado. O jeito aqui é identificar o serviço ideal e evitar que o barato saia mais caro, seja por desvalorizar o carro ou a necessidade de refazer o reparo.

O martelinho de ouro é uma técnica de funilaria interessante para recuperar a estética original com agilidade e eficiência. É considerada como uma maneira mais inteligente de desamassar lataria e realizar pequenos reparos sem perder tempo e sem gastar muito.

Dessa forma, reserve a funilaria e pintura tradicional para casos mais extremos, com carros amassados em acidentes mais fortes. Caso a pintura seja danificada, recuperá-la é essencial para manter o veículo em bom estado por mais tempo.

Jeitos inteligentes de cuidar do seu carro

Quando o assunto é ser inteligente na hora de cuidar do carro, nada melhor que o Tracker Smart. Com ele, você tem total controle sobre seu automóvel, na palma da sua mão e na tela do smartphone.

O Tracker Smart é um sistema de rastreamento veicular que funciona via app. Assim é muito mais fácil monitorar a localização do seu veículo e evitar furtos com máxima eficiência.

Quer mais? A Tracker faz! Além do serviço de rastreio, oferecemos valores agregados para sua contratação, como o Road Assistance e os serviços de assistência para vidros, martelinho de ouro e reparos rápidos.

Não deixe de conhecer nossas soluções e continuar ligado aqui no Blog Tracker para mais dicas e novidades imperdíveis do mundo automotivo.


Categoria: