Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
August 28, 2020

Inteligência logística e a revolução no transporte de cargas

inteligencia-logistica

Inteligência logística e a revolução no transporte de cargas

O avanço tecnológico e a constante procura por eficiência, fazendo mais com menos, faz parte das soluções desenvolvidas de empresas bem-sucedidas que se destacaram na última década. Entre essas soluções inovadoras, temos o conceito revolucionário de inteligência logística.

Mesmo que a imagem sugira, não estamos falando "apenas" de drones e saltos tecnológicos muito grandes. Implementar uma logística inteligente também diz respeito a otimizar as ferramentas que temos disponíveis na rotina de uma empresa ou já estão consolidadas no mercado.

Tratando exclusivamente do transporte de cargas, implementar um processo de inteligência logística traz benefícios importantes para a operação, entre eles:

  • Maior agilidade nas entregas;
  • Redução de custos;
  • Otimização do processo logístico;
  • Integração facilitada;
  • Maior capacidade de atendimento do consumidor;
  • Estreitamento na relação com fornecedores e clientes;
  • Melhor prevenção de ameaças;
  • Ganho de participação no mercado.

Muito vantajoso, não é? Veja agora como implementar a inteligência logística e aproveitar cada um desses benefícios na logística da sua empresa de transportes.

O que é inteligência logística?

Para começar, é importante deixar claro qual a definição de inteligência logística. Dessa forma, podemos afirmar que inteligência logística é o conjunto de habilidades, ferramentas e estratégias implementadas por uma empresa para agilizar a resposta causada pela interação de clientes.

Isso compreende, por exemplo, todo o processo desencadeado pela compra de um produto em uma loja virtual, desde o armazenamento de estoque, separação, embalagem e envio do produto até o cliente final.

Na prática, a inteligência logística abrange o fluxograma do setor logístico da empresa, tanto no seu ambiente interno, através da gestão de estoque e distribuição, até a capacitação do capital humano, contratação de tecnologias adicionais e gestão de parceiros.

Seu objetivo é aumentar a eficiência do setor, enxugar os gastos e diminuir a ocorrência de problemas no processo de entrega, quanto mais fluido o caminho da carga entre origem e destino, melhor para todos os envolvidos.

Como implementar uma logística inteligente?

A inteligência logística confere uma vantagem competitiva para sua empresa, uma vez que ela torna o transporte de mercadorias em um processo mais rápido, eficiente e barato, mesmo que o retorno de investimento venha a longo prazo.

É importante considerar isso no planejamento da ação, já que sua empresa precisará investir recursos e tempo para realizar essa implementação.

Tendo isso em mente, vejamos como implementar a inteligência logística em 2 etapas:

1. Planejamento

Toda ação de uma empresa de transporte de cargas deve conter uma etapa de planejamento, isso está definido nos princípios da logística. 

Especificamente na inteligência logística, a etapa de planejamento deve considerar:

  • Análise macro e micro ambiental;
  • Principais necessidades e problemas;
  • Mapeamento de processos;
  • Recursos disponíveis na região de atuação;
  • Viabilidade de implementação;
  • Tecnologia acessível;
  • Metas crucialmente importantes;
  • Orçamento disponível.

Cada atividade descrita acima tem o intuito de facilitar a gestão de logística a enxergar o cenário e os recursos que se encontram ao seu alcance. Com base nessas informações, o setor pode elaborar uma lista de prioridades a ser executada.

2. Otimização de pontos-chave

Ao compreender o cenário disponível na etapa de planejamento, o próximo passo da inteligência logística é identificar os pontos-chave no seu processo que podem ser otimizados com maior facilidade e melhor uso de recursos.

A etapa é delicada, pois envolve criar, testar, implementar e corrigir erros em um processo novo para sua equipe. No entanto, uma vez estabelecido, o aumento de produtividade deve ser notável.

Entre as possibilidades de otimização para uma logística inteligente com recursos tecnológicos, podemos citar:

Identificação por radiofrequência (RFID)

O uso da identificação por radiofrequência no controle de estoque e transporte de cargas está cada vez mais acessível. Fazendo parte da logística inteligente, o sistema funciona através de sensores e etiquetas inteligentes que permitem a leitura de diversos dados com máxima agilidade.

Além de sua implementação na separação de mercadorias, também pode ser reaproveitado em diferentes centros de distribuição, com a sua eficiência levada através de toda a rede de transporte.

Terceirização de armazenagem

Interessante principalmente para empresas que atuam no e-commerce, a terceirização da armazenagem aumenta a competitividade e agilidade da logística. 

Relevante para levar os seus produtos com preço competitivo e menor custo de frete para diferentes regiões do país, o serviço consiste no aluguel de um centro regional de distribuição, que pode ser abastecido de acordo com a necessidade pontual da empresa. Nele a sua mercadoria é guardada e pode ser distribuída com maior agilidade ao registrar uma venda naquela região.

Cockpit logístico

Ferramenta de alta eficiência para integrar motoristas e entregadores, trata-se de um dispositivo móvel, como smartphone ou tablet, que disponibiliza funcionalidades de controle e suporte ao colaborador. Entre as principais funções, temos:

  • Acompanhamento de metas;
  • Visualização de entregas realizadas e pendentes;
  • Rotas recomendadas;
  • Comprovantes digitais de entrega;
  • Integração com sistema interno de logística;
  • Reporte de ocorrências;
  • Suporte facilitado;
  • Acesso facilitado à informação da carga.

Reunindo diversas ferramentas em um mesmo dispositivo, o cockpit tecnológico visa facilitar a rotina do motorista e oferece agilidade na solução de imprevistos.

Rastreamento, recuperação e controle de frotas

Mesmo com todo avanço tecnológico, a violência e ação criminosa ainda é uma das principais ameaças para o transporte de cargas e mercadorias no Brasil, com número superior a 19 mil ocorrências de roubo de carga registradas em 2019.

Implementar recursos de prevenção e segurança para veículos, cargas e motoristas faz parte da inteligência logística para diminuir prejuízos. Uma excelente solução nesse quesito está no sistema oferecido pela Tracker, que reúne os seguintes diferenciais:

  • Atualização constante do posicionamento do veículo;
  • Registro de ignição para acompanhamento de horas do veículo em uso e em repouso;
  • Alertas de movimento personalizados;
  • Backup de posicionamento em caso de sinal interrompido;
  • Plataforma de controle com interface prática e amigável.

Empresas que são referência em inteligência logística

Agora que você já sabe o que é inteligência logística, como implementar e quais recursos tecnológicos do mercado nacional já oferece, vamos dar exemplos de empresas que se tornaram referência de logística, para se ter uma ideia de onde podemos chegar nesse conceito.

Amazon

A Amazon é, sem dúvidas, a maior referência mundial em logística de marketplaces. O grande diferencial da empresa é vender praticamente qualquer tipo de produto e seu pioneirismo na integração de meios alternativos de entrega, como o uso de bicicletas, táxis e, recentemente, até mesmo drones.

Além de investir pesado em inteligência logística, a Amazon usa os dados de comportamento do consumidor para antecipar demandas e priorizar a sua operação de acordo com esses registros, resultando em uma redução marcante nos prazos de entrega.

Natura

A armazenagem e distribuição de produtos da Natura, que é a maior empresa brasileira de cosméticos, foi aprimorada para obter maior eficiência logística por toda a rede, que vai até outros países da América Latina.

Automatizado e integrado, o sistema de pedidos aciona a gestão de estoque, que usa o método de Armazém Vertical para conservar os produtos de acordo com disponibilidade, volume de vendas e validade.

Mercado Livre

Deixando para trás toda a má fama de seus primórdios, o Mercado Livre se tornou o maior marketplace da América Latina e inova a cada dia com seu sistema integrado de armazenagem e logística.

Oferecendo a opção do MercadoEnvios para seus vendedores, ele tem soluções que incluem centros de distribuição próprios, padronização de embalagens, frota e equipe de entregas. Em cidades como São Paulo-SP, é possível receber o produto comprado no prazo de 1 dia útil.

Entenda mais sobre a logística inteligente do Mercado Livre no vídeo abaixo, do Descomplica Ecommerce:

Como visto, o conceito de inteligência logística é muito promissor e oferece diversas possibilidades de acordo com a capacidade de investimento de sua empresa. Mesmo assim, vale a pena estudar as práticas que podem ser implementadas na sua logística para aumentar a eficiência.


Categoria: