icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
June 15, 2023

Descubra como os ladrões usam jammers para desativar rastreadores gps comuns.

como funciona um jammer

Jammers: como ladrões usam a tecnologia para desativar rastreadores GPS comuns?

Com o avanço da tecnologia para garantir cada vez mais segurança, os criminosos também se atualizam e aprofundam seus conhecimentos para burlar os sistemas de proteção. Isso se reflete não apenas em casos de roubo de dados pessoais e financeiros, mas também no furto de veículos e cargas. É importante estar ciente dessa realidade e tomar medidas preventivas para proteger nossos bens e informações.

Dentro do cenário de roubo de veículos e cargas, os criminosos utilizam frequentemente recursos para facilitar suas ações, e um dos mais comuns é o uso de jammers. Mas, o que é um jammer? Conhecidos como "capetinhas" e "chupacabras", esses dispositivos são inibidores que bloqueiam ou impedem a transmissão de sinais de rastreadores de veículos. Infelizmente, essa tecnologia tem sido amplamente utilizada pelos ladrões para dificultar a recuperação de veículos roubados ou cargas furtadas. 

Antes de você entender exatamente como funciona o jammer, é importante compreender como os rastreadores veiculares GPS comuns funcionam. Esses dispositivos, cada vez mais populares e acessíveis, foram desenvolvidos para garantir a segurança de carros, motos e caminhões. Instalados em locais estratégicos dos veículos, os rastreadores geralmente utilizam a tecnologia GPS (Global Positioning System) para se comunicar através da troca de informações via satélite, permitindo a identificação precisa da localização de um veículo equipado com esse dispositivo.

No entanto, é exatamente aí que os bandidos se aproveitam da vulnerabilidade dos rastreadores, utilizando jammers para bloquear ou interferir na comunicação do dispositivo. Isso dificulta ou impossibilita a identificação da localização do veículo roubado ou da carga furtada, tornando a recuperação desses bens ainda mais desafiadora. É crucial ficar informado sobre essas técnicas utilizadas pelos criminosos e encontrar maneiras eficazes de se proteger contra essas ameaças.

Entenda como o jammer bloqueia a localização de rastreador GPS

Para entender melhor o funcionamento dos jammers, é importante saber que eles possuem diferentes tamanhos e formatos, mas, em geral, são caixas com antenas transmissoras embutidas, que podem variar em quantidade de acordo com o modelo e potência do inibidor. Para visualizar, imagine um roteador com diversas antenas acopladas, mas, no caso dos jammers, essas antenas são responsáveis por emitir sinais que interferem ou até mesmo bloqueiam completamente a comunicação entre um rastreador via GPS e os satélites, tornando impossível a localização do rastreador e, consequentemente, do veículo onde ele está instalado. Esse é um dispositivo engenhoso, não é mesmo?

Rastreador Radiofrequência Tracker: eficiência e segurança para seus bens

É possível sobrepor o efeito dos jammers com rastreadores específicos que utilizam tecnologias diferentes dos rastreadores comuns. Esse é o caso do Rastreador Radiofrequência (RF) Tracker, que funciona através da transmissão de ondas de rádio, o que impossibilita a ação de inibidores que bloqueiam ou impedem a comunicação entre o rastreador e as antenas de radiofrequência.

Além disso, os rastreadores via RF da Tracker possuem um recurso adicional, o anti jammer, que é acionado automaticamente quando um jammer é detectado, comunicando imediatamente a Central de Operações da empresa e sugerindo que uma ocorrência possa estar acontecendo naquele instante. Ou seja, o recurso anti jammer faz com que os operativos Tracker sejam bem-sucedidos, já que a Central de Operações da empresa consegue agir de forma proativa em caso de roubo ou furto. Esse recurso é fundamental para aumentar as chances de recuperação do veículo ou da carga e garantir a segurança dos bens e informações. A eficiência dos operativos Tracker é um diferencial importante para quem busca uma solução confiável de rastreamento e proteção.

Rastreador GPS ou rastreador via radiofrequência?

A escolha entre um rastreador via GPS ou via radiofrequência depende das necessidades de cada pessoa ou empresa. Enquanto o rastreador via GPS oferece recursos avançados de monitoramento e a possibilidade de acompanhar a localização do veículo em tempo real, ele tem suas limitações em termos de proteção contra roubo e furto. Por outro lado, o rastreador via RF é imune a jammers e pode funcionar em locais fechados, como garagens e subterrâneos. Para uma proteção mais completa, soluções que combinam tecnologias podem ser a melhor opção. Portanto, é importante avaliar as necessidades e escolher a solução que melhor atenda a cada caso.

Não perca a oportunidade de proteger seus bens e informações com as soluções da Tracker! Nossa equipe está pronta para responder a todas as suas perguntas e fornecer mais informações sobre nossos rastreadores GPS e via radiofrequência imunes a jammers, bem como nossos recursos avançados de monitoramento e segurança. Para saber mais, entre em contato conosco agora mesmo. E se quiser conhecer todas as nossas opções, visite nossa loja virtual clicando aqui. Estamos ansiosos para ajudá-lo a proteger o que é importante para você!


Categoria: