Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
April 17, 2020

Jammers: como bandidos usam a tecnologia para desativar rastreadores comuns?

como funciona um jammer

Imagens: montagem Tracker / Adobe Stock

Ao mesmo passo em que a tecnologia evolui em prol de nossa segurança, criminosos também aprofundam seus conhecimentos técnicos para burlar sistemas de proteção. Isso acontece com dados pessoais, sistemas financeiros e também com o roubo e o furto de veículos e cargas.

Dentro deste universo, um dos recursos mais empregados por bandidos para facilitar suas ações é a utilização de jammers. Popularmente conhecidos como "capetinhas" e "chupacabras", são os famosos inibidores que bloqueiam ou impedem a transmissão de sinais de grande parte dos rastreadores de veículos oferecidos no mercado.

Mas, afinal, como os jammers funcionam?

Antes de mais nada é importante entender um pouco melhor como atuam os rastreadores veiculares comuns. Cada vez mais populares e acessíveis, estes dispositivos foram desenvolvidos para auxiliar na proteção e segurança de carros, motos e caminhões. Instalados em pontos estratégicos dos veículos, os rastreadores comumente funcionam a base de tecnologia GPS (Global Positioning System), sendo assim a comunicação do aparelho é feita através da troca de informações via satélite, permitindo, desta maneira, identificar o posicionamento exato de um veículo que possua esse tipo de dispositivo.

E é exatamente aí que os jammers são utilizados pelos bandidos...

Como um jammer funciona?

Jammers possuem tamanhos e formatos diferentes, mas de maneira geral podemos dizer que é uma espécie de caixa com antenas transmissoras embutidas, as quais podem variar em quantidade, dependendo do modelo e da potência do inibidor. Para facilitar a visualização, imagine um roteador com várias antenas acopladas. Mas, no caso dos jammers, essas antenas são responsáveis por emitir sinais para embaralhar ou mesmo obstruir completamente a comunicação entre um rastreador via GPS e os satélites, impossibilitando a localização do rastreador e, consequentemente, do veículo onde ele está instalado.

Os rastreadores via Radiofrequência, ideais para proteção contra roubo e furto

Existem, porém, rastreadores que conseguem burlar o efeito dos jammers. Isso acontece, porque a tecnologia empregada nestes dispositivos é diferente dos rastreadores comuns. Este é o caso dos rastreadores via Radiofrequência (RF) Tracker, que funcionam a base da transmissão de ondas de rádio e, desta maneira, não meios para um inibidor bloquear ou impedir a comunicação entre o rastreador e as antenas de Radiofrequência. Além disso, os rastreadores via RF da Tracker possuem também um recurso extra: o antijammer. Desta forma, um rastreador é acionado automaticamente quando um jammer é detectado, comunicando a Central de Operações da empresa de maneira imediata e sugerindo, assim, que uma ocorrência possa estar acontecendo naquele instante.

Este recurso colabora e muito no sucesso dos operativos Tracker, pois possibilita a proatividade da Central de Operações da empresa em um eventual roubo ou furto.

Mas, então, você deve estar se perguntando: um rastreador via GPS não é bom? Não é bem assim.

O dispositivo GPS, como falamos acima, permite definir o local exato onde um veículo está, possibilitando acompanhamento em mapas e uma série de recursos extras de monitoramento, que um rastreador via radiofrequência não possui. Entretanto, quando o assunto é proteção contra roubo e furto, o dispositivo GPS tem algumas limitações, pois depende exclusivamente da transmissão de sinais via satélite. Assim sendo, um inibidor de sinal ou mesmo algum local fechado podem interromper essa comunicação. Para proteção contra roubo e furto o ideal é a utilização de rastreadores via RF, imunes a jammers e que funcionam normalmente em garagens, túneis e subterrâneos. E, para uma experiência ainda mais completa, que permita mais segurança, tangibilidade e recursos de monitoramento, o indicado são soluções que combinem tecnologias.

Se você ficou interessado ou quer saber mais, tirar alguma dúvida, entre em contato conosco. A Tracker possui todas essas opções e soluções para seu veículo ou sua frota. Conheça mais em nossa loja virtual, clicando aqui.

Categoria: