Rastreador de moto: o que é? Como funciona? Vale a pena?

Rastreador de moto: funcionamento, tecnologia e principais benefícios
Imagine a seguinte situação: você acabou de comprar uma moto parcelada, está suando para manter os pagamentos em dia e de repente é vítima de roubo ou furto do veículo. Além do perigo e do trauma, ainda fica no prejuízo. Muito ruim, não é mesmo?
Pensando nisso, é sempre interessante adotar hábitos mais cuidadosos e recursos para se prevenir, aumentando a segurança no seu dia a dia. Uma opção muito interessante é a instalação de um rastreador de moto, dispositivo que auxilia na localização geográfica em tempo real.
Mas como funciona o rastreamento de motocicletas? Vale a pena investir nisso? Quais são suas maiores vantagens? Não se preocupe, estamos aqui para tirar todas suas dúvidas e ajudar você a cuidar do seu patrimônio. Continue lendo!
Como funciona o rastreador de moto?
Garantir a segurança no dia a dia com qualquer veículo não é tarefa fácil. Alarmes, travas e outros dispositivos são utilizados para evitar que o roubo aconteça, mas nada é 100% eficaz ou totalmente o bastante para que o proprietário deixe de se preocupar de uma vez.
Quanto mais recursos de proteção tiverem à sua disposição, mais tranquilo você ficará e mais protegida estará a sua motocicleta.
Uma das possibilidades é a instalação de um rastreador de moto, dispositivo que permite localizar ou mesmo acompanhar o posicionamento do veículo. Em alguns casos inclusive, através de uma plataforma digital ou aplicativo oferecido pelo serviço contratado.
Assim, em caso de roubos ou furtos, a chance de recuperação da moto cresce muito, já que a área de busca ideal é indicada pelo dispositivo.
Em geral, esse dispositivo pode ter um funcionamento relativamente simples, com um emissor de sinal e uma plataforma de acompanhamento. O emissor fica instalado na moto, idealmente em uma posição discreta e escondida.
Ele manda um sinal constante para um receptor conectado a rede de rastreamento, permitindo obter o posicionamento do emissor, logo também o da moto, que passa a ser indicado em um mapa na plataforma de sua escolha, efetivando assim uma reação mais assertiva.
Alguns modelos são conectados à bateria do veículo ou contam com uma carga interna dedicada, há ainda o sistema combinado, que utiliza bateria interna para emergências, como qualquer corte da eletricidade na moto.
No entanto, serviços mais completos e mais tecnológicos contam também com pronta resposta em caso de roubo ou furto, que é mantido mediante o pagamento de mensalidade.
É o caso da Tracker, que possui pacotes de rastreamento para atender diferentes necessidades e perfis, sempre com máxima proteção em foco.
Tipos de rastreador para motos
Assim como nos rastreadores veiculares mais comuns, para carros e caminhões, os rastreadores de moto podem contar com diferentes tecnologias para indicar a localização do emissor de sinal. São elas:
- GPS/Satélite: no rastreador GPS para moto, a comunicação via satélite serve para triangular o posicionamento, oferecendo um longo alcance e ótima praticidade, porém, está sujeito à falhas em locais fechados, como túneis, subsolo, galpões e similares, sendo mais indicado para monitorar a posição do veículo e exercer um controle logístico sobre o mesmo;
- RF: temos também o rastreamento via radiofrequência, ideal contra ações criminosas, proporcionando ampla cobertura e boa precisão de localização. Além da possibilidade de localização em ambientes fechados, a RF é imune ao uso de jammers (inibidores de sinais), sendo a tecnologia mais indicada para rastreamentos contra roubo e furto;
- Rastreadores Integrados: uso de dois dispositivos combinados, um via GPS e um via RF, que juntos possibilitam acompanhamento em tempo real e uma excelente solução contra roubo e furto e controle logístico.
Qual o melhor rastreador de moto?
Cada tecnologia apresenta benefícios específicos para cada tipo de necessidade. Para quem deseja proteger a moto contra a ação de bandidos, dispositivos via RF são uma boa pedida. Agora, se o interesse é monitorar e acompanhar o veículo em mapas e em tempo real, rastreadores via GPS/GPRS são mais indicados. A Tracker ainda oferece uma solução antifurto via GPS/GPRS diferente de todas do mercado, o Tracker Smart, com possibilidade de acompanhamento do veículo em uma plataforma com um sistema de bloqueio e desbloqueio do veículo via Bluetooth através um app exclusivo para Smartphones, permitindo mais segurança ao estacionar a motocicleta.
Onde deve ser colocado o rastreador da moto?
A posição do rastreador de moto deve ficar bem escondida, para evitar que os criminosos danifiquem o dispositivo emissor ou se desfaçam do mesmo. A Tracker efetua um estudo detalhado em um processo de homologação de cada veículo para se certificar que o rastreador possa ser instalado sem prejuízos à motocicleta ou ao funcionamento / camuflagem do dispositivo, propiciando assim mais segurança ao proprietário / motociclista.
Qual o preço do rastreador de motos?
O preço do rastreador para moto pode variar, sendo muito importante pesquisar o mercado e as credenciais da empresa. No caso da Tracker, temos pacotes com mensalidade a partir de R$45. Além disso, a instalação do dispositivo é realizada à parte.
Vale a pena instalar o rastreador na moto?
Com todas essas informações, fica a dúvida, vale a pena instalar o rastreador na moto? O que é possível obter em retorno? Podemos dividir os benefícios de adquirir esse dispositivo em três categorias principais: para o motociclista, gestão de frotas e serviços de entrega rápida.
Para o motociclista
Começando pelo dono da moto, a vantagem é que ele protege o seu patrimônio, aumentando a probabilidade de recuperar o veículo em caso de roubos e furtos, além de se integrar a outras medidas preventivas e até mesmo reduzir o valor do seguro em alguns casos.
Dica bônus: se você quer ficar por dentro de alguns cuidados que pode adotar para evitar roubos e furtos de moto, assista o vídeo abaixo:
Para a gestão de frotas
No caso da gestão de frotas, é possível manter um acompanhamento próximo das rotas efetuadas pelos motociclistas, monitorando a utilização dos veículos para garantir eficiência, desempenho e consumo dentro do planejado, além de auxiliar na recuperação de motos roubadas, conforme observado na classificação anterior.
Para contratação de serviços de entregas
Com a pandemia, a busca por serviços de delivery e entrega rápida com motos cresceu bastante. Para contratar esses serviços e facilitar o monitoramento do transporte de mercadorias, a instalação do dispositivo rastreador é uma ótima pedida.
Conclusão
Como podemos observar, as maiores vantagens do rastreador de moto estão na acessibilidade e versatilidade que o serviço oferece. O custo de mensalidade é relativamente baixo e as aplicações possíveis são amplas o bastante, atendendo diferentes perfis de uma só vez.
Frotistas, empreendedores que contratam serviços de entrega e até os próprios donos de moto podem optar por esse serviço, curtindo a vida em duas rodas com muito mais tranquilidade.
Aproveitamos o tema para convidá-lo a conhecer os serviços de rastreadores da Tracker, são opções para todos os tipos de veículos, inclusive motos, além de pacotes que combinam essa tecnologia preventiva com cobertura de seguros, vale a pena conferir: Rastreadores Tracker