icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
October 2, 2023

Rastreador de moto: o que é? Como funciona? Vale a pena?

rastreador de moto

Rastreador de moto: funcionamento, tecnologia e principais benefícios

Imagine o seguinte cenário: você acabou de comprar uma moto em parcelas e está fazendo o possível para manter os pagamentos em dia. De repente, sua moto é roubada ou furtada. Além do susto e do trauma, você também sofre um grande prejuízo. Uma situação bem desagradável, não é mesmo?

Pensando nisso, é sempre interessante adotar hábitos mais cuidadosos e recursos para se prevenir, aumentando a segurança no seu dia a dia. Uma opção muito interessante é a instalação de um rastreador de moto, dispositivo que auxilia na localização geográfica em tempo real.

Mas como esse rastreador funciona para motos? Vale a pena investir nisso? Quais são as principais vantagens? Fique tranquilo, estamos aqui para responder suas perguntas e te ajudar a cuidar melhor do que é seu. Continue lendo!

Como o rastreador de moto funciona?

Manter a segurança do seu veículo no dia a dia não é fácil. Apesar de usarmos alarmes, travas e outros dispositivos para evitar roubos, nada é 100% infalível, e a preocupação do proprietário continua.

Quanto mais formas de proteção tivermos, mais tranquilos estaremos e mais seguro será o nosso veículo, no caso, a motocicleta.

Uma opção é usar um rastreador de moto, um dispositivo que possibilita localizar ou acompanhar a posição da moto. Em alguns casos, isso pode ser feito por meio de um site ou aplicativo fornecido pelo serviço de rastreamento.

Assim, se a moto for roubada, as chances de recuperá-la são maiores, pois o dispositivo mostra onde ela está.

Geralmente, o rastreador funciona de maneira simples, com um emissor de sinal e uma plataforma de acompanhamento. O emissor é instalado na moto, geralmente em um lugar escondido.

Ele envia um sinal para um receptor conectado a uma rede de rastreamento, o que permite saber onde o emissor - e, por consequência, a moto - está localizado. Essa informação é mostrada em um mapa na plataforma que você escolher, ajudando a tomar ações rápidas.

Alguns modelos são conectados à bateria da moto ou têm sua própria bateria interna. Alguns têm até um sistema combinado, usando a bateria interna em emergências, como quando a moto é desligada.

No entanto, existem serviços mais avançados que oferecem uma resposta rápida em caso de roubo, geralmente por meio de uma mensalidade.

É o caso da Tracker, que possui pacotes de rastreamento para atender diferentes necessidades e perfis, sempre com máxima proteção em foco.

Tipos de rastreadores para motos

Assim como nos rastreadores comuns usados em carros e caminhões, os rastreadores para motos podem usar diferentes tecnologias para mostrar onde o sinal está vindo. Aqui estão essas tecnologias:

  • GPS/Satélite: Os rastreadores GPS para motos usam comunicação via satélite para determinar a posição. Isso é ótimo porque tem um alcance longo e é muito prático. No entanto, pode ter problemas em lugares fechados, como túneis, subsolos e galpões. É mais útil para monitorar a posição da moto e controlar aspectos logísticos dela.
  • RF (Radiofrequência): Outra opção é o rastreamento por radiofrequência. Isso é ideal para combater atividades criminosas, pois cobre uma área grande e mostra a posição com boa precisão. Ele também funciona bem em lugares fechados. É importante destacar que a tecnologia de RF da Tracker se diferencia de outras disponíveis no mercado, pois não é susceptível a interferências de bloqueadores de sinal, conhecidos como jammers. Essa é a opção mais eficaz para o rastreamento em casos de roubo e furto.
  • Rastreadores Integrados: Algumas vezes, são usados dois dispositivos juntos, um com GPS e outro com RF. Isso permite acompanhar em tempo real e é uma ótima solução contra roubo, furto e também para aspectos logísticos.

Qual é o melhor rastreador de moto?

Cada tipo de tecnologia tem vantagens específicas para diferentes necessidades. Se você quer proteger sua moto contra criminosos, os dispositivos de radiofrequência (RF) são uma boa escolha. Por outro lado, se você quer acompanhar e monitorar a moto em mapas e em tempo real, os rastreadores com GPS/GPRS são mais adequados.

Onde devo colocar o rastreador na minha moto?

Para garantir a eficácia do rastreador de moto, ele deve ser colocado em um local discreto e escondido. A Tracker realiza um processo de homologação para cada veículo, garantindo que a instalação seja feita de forma segura e que o dispositivo não prejudique a moto ou fique visível, proporcionando mais segurança ao proprietário.

Quanto custa um rastreador para moto?

Os preços dos rastreadores para motos podem variar. É importante fazer uma pesquisa de mercado e considerar a reputação da empresa. A Tracker, por exemplo, oferece pacotes com mensalidades a partir de R$ 49. Além disso, a instalação do dispositivo é feita separadamente.

Vale a pena instalar um rastreador na moto?

Com todas essas informações, você pode estar se perguntando se realmente vale a pena instalar um rastreador na sua moto. 

Vamos considerar o que você pode ganhar com isso. Existem três principais grupos de benefícios: para os motociclistas, para a gestão de frotas e para serviços de entrega rápida.

Para motociclistas

  • Prevenção de roubo e furto: Os rastreadores de motos podem dissuadir ladrões, já que sabem que a motocicleta pode ser localizada rapidamente.
  • Recuperação de veículo: Se a motocicleta for roubada, o rastreador aumenta significativamente as chances de recuperação, uma vez que a localização exata pode ser fornecida às autoridades.
  • Monitoramento em tempo real: Proporciona tranquilidade aos proprietários, permitindo-lhes acompanhar a localização da motocicleta e receber alertas instantâneos.
  • Descontos em seguros: Algumas companhias de seguros oferecem descontos aos proprietários de veículos equipados com rastreadores, devido à redução do risco de roubo.

Para a gestão de frotas:

Quando se trata de gerir frotas, o rastreador possibilita um monitoramento mais próximo das rotas percorridas pelas motos. 

Isso permite supervisionar o uso dos veículos para garantir que eles estejam sendo usados de maneira eficiente, com bom desempenho e dentro do planejado. 

Além disso, em casos de roubo, o rastreador pode ser uma ferramenta valiosa para a recuperação dos veículos, como já mencionado anteriormente.

Para contratação de serviços de entregas

Com o aumento da demanda por serviços de entrega e delivery, a instalação de rastreadores em motos se tornou ainda mais relevante. 

Isso facilita o monitoramento das mercadorias durante o transporte, tornando mais eficiente a logística desses serviços de entrega rápida.

Conclusão

Fica claro que o rastreador de moto oferece vantagens significativas em termos de acessibilidade e versatilidade. As mensalidades são relativamente baixas e as possibilidades de uso são variadas, abrangendo diferentes perfis de usuários.

Desde frotistas, empreendedores que utilizam serviços de entrega, e até mesmo os proprietários individuais de motos, todos podem encontrar benefícios nesse serviço, que proporciona uma sensação de tranquilidade.

Gostaríamos também de convidá-lo a conhecer os serviços de rastreamento da Tracker. Temos opções para diversos tipos de veículos, incluindo motos, além de pacotes que combinam tecnologia de prevenção com cobertura de seguro. Vale a pena explorar: Rastreadores Tracker link indisponível.

Não deixe de conferir também a Central Soluções Tracker para mais detalhes sobre custos e diferenciais dos nossos produtos. Até logo!


Categoria: