icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
May 23, 2022

O que é romaneio de carga? Significado + exemplos

romaneio de carga

Romaneio de carga: o que é, como emitir e quando deve ser aplicado? 

Descobrir o que é romaneio de carga é muito importante para qualquer empresa que trabalha com logística, uma vez que o relatório ajuda a impedir erros no carregamento e nas entregas entre um estabelecimento e seus fornecedores, ou no envio de determinadas mercadorias. 

Nesse documento, são registrados todos os produtos e notas fiscais que embarcaram e desembarcaram no mesmo veículo. Dessa forma, é possível descobrir todas as informações das mercadorias que foram transportadas. Isso é essencial, pois garante mais fiscalização e auxilia na conferência realizada pelos órgãos fiscais.

Se você trabalha com transporte de produtos pela malha rodoviária nacional e também para exportadores, continue lendo este artigo. Aqui, vamos tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

  • O que é Romaneio de cargas? 
  • Qual é a relação entre o romaneio e o manifesto de cargas?
  • Quando o romaneio de cargas é aplicado? 
  • Por que o romaneio de carga é importante?
  • Quem pode fazer o romaneio de cargas? 
  • Como fazer o romaneio de cargas?

Boa leitura! 

Leia mais em: medidas de segurança no transporte de cargas: 5 dicas valiosas

O que é Romaneio de carga? 

Não é complicado entender o que é romaneio de carga. 

Trata-se de um documento que um gestor de frota não pode ignorar. Ele consta os detalhes de toda a mercadoria que está sendo transportada no veículo. O romaneio  ajuda no processo de conferência de saída e entrada de carga, além de auxiliar na  fiscalização.  

Para descobrir com mais detalhes o que significa romaneio de cargas, você pode acessar a lei que exige a apresentação do documento e está disponível no único art. 553 do Regulamento Aduaneiro c/c inc. III do art. 18 da IN SRF nº 680/06

Qual é a relação entre o romaneio e o manifesto de cargas?

Os dois documentos são utilizados para registrar a quantidade enviada em um único veículo. 

  • Romaneio de cargas: útil para uma carga única; 
  • Manifesto de cargas: indicado para envio de cargas fracionadas

A relação entre os dois documentos não é obrigatória. O mais interessante neste momento é compreender que ambos buscam descomplicar o processo de transporte e a conferência de cargas, garantindo mais agilidade e eficiência para todos os envolvidos. 

Leia mais em: 

Quando o romaneio de cargas é aplicado? 

Agora que você já sabe o que é romaneio de carga, vamos entender melhor quem pode emitir o documento? Ele pode ser aplicado em qualquer cenário de transporte de cargas, uma vez que, quanto mais organização, mais eficiência terá o seu trabalho. 

O documento também é indicado para ajudar na fiscalização de cargas, especialmente daquelas que são consideradas perigosas ou que ultrapassam fronteiras internacionais. 

Nessa segunda situação, o romaneio (ou packing list, como é denominado em inglês) é utilizado com frequência para aplicar o desembaraço aduaneiro, isto é, autorizar a carga perante a Receita Federal do outro país. Outro ponto importante é que o comprovante pode ser útil em situações de roubo ou sinistro de carga. 

O panorama de roubo de carga no Brasil mostra o quanto esse tipo de crime aumentou, especialmente em regiões como São Paulo e no Rio de Janeiro. Portanto, é um item que não pode ser ignorado quando for avaliar a necessidade do documento.  

Por que o romaneio de carga é importante?

O documento é fundamental para manter a organização e o controle nos processos de entrega de mercadorias. Ele evita que ocorram trocas de produtos, atrasos e desvios. 

Veja abaixo outros benefícios do romaneio. 

Ajuda na prestação de contas do motorista 

Os condutores utilizam o romaneio como uma forma de prestação de contas, já que a responsabilidade das mercadorias despachadas é deles. Sendo assim, ter um documento especificando todos os produtos que foram enviados traz mais segurança para os envolvidos no processo.

O documento é emitido em duas vias: uma delas fica com a companhia e a outra com o condutor. 

Resguarda a empresa diante de um eventual sinistro 

Situações inesperadas podem ocorrer e, pensando nisso, o romaneio é fundamental para a empresa. Afinal, em casos de acidentes, a seguradora só autoriza o pagamento da indenização dos produtos que sofreram avarias perante a apresentação do documento.  

Facilita o acesso às informações pelo cliente 

O romaneio, quando é gerenciado por um sistema de gestão de qualidade, tem a capacidade de promover transparência na comunicação com os consumidores. Isso porque, eles podem fazer o acompanhamento dos seus produtos acessando o site da empresa. 

Simplifica a conferência dos comprovantes de entrega

A conferência é feita de forma mais rápida, organizada e com menos riscos de ocorrer falhas. Essa nova dinâmica de trabalho só é possível porque os responsáveis pelo monitoramento tem um resumo que mostra o que ocorreu em todas as etapas. 

Quem pode fazer o romaneio de cargas? 

Não há segredos sobre a emissão do romaneio de cargas. Em companhias menores, ele pode ser feito pelo próprio empreendedor ou por um funcionário que atue com o segmento de despacho. 

Já em companhias maiores, que contém grandes estruturas, o mais indicado é repassar a missão para o gestor de frota. 

Afinal, o documento é recomendado para administrar a frota e os dados podem ser utilizados como insumo para outros segmentos essenciais da cadeia, entre os quais: rastreamento e roteirização da frota. 

Como fazer o romaneio de cargas?

O romaneio pode ser feito por meio de emissão de planilhas, incluindo as principais informações para um controle eficiente. 

Uma estratégia interessante é separar o documento em duas planilhas diferentes. 

  • 1ª planilha: enumerar as mercadorias que serão enviadas. Para ajudá-lo na organização, recomenda-se deixar um campo com código para os diversos destinatários; 
  • 2ª planilha: listar as variadas empresas que receberão os produtos. Nunca é demais lembrar o quanto é importante adicionar endereços e limitações de entrega, entre os quais: horários de recebimentos e quem serão os funcionários responsáveis pela descarga. 

Dessa forma, você consegue deixar todas as informações mais organizadas. Com esse procedimento, não é necessário reservar um campo gigante para detectar cada companhia. 

O documento não tem um padrão, mas é normal apresentar algumas informações básicas. Veja abaixo alguns exemplos.   

  • Quantidade total de embalagens;
  • Peso de cada volume;
  • Características das embalagens;
  • Dimensões unitárias;
  • Identificação por ordem numérica;
  • Marcação dos volumes;
  • Volume total da carga.

 

O Romaneio de cargas não é a única forma de controlar a frota da sua empresa com mais segurança e organização. 

Você também pode contar com o auxílio de outros recursos, como uma Isca de Cargas, que é um equipamento que é colocado de forma discreta em mercadoria e ajuda na localização de produtos em caso de roubo e furto. Descubra mais detalhes e surpreenda-se com os benefícios. 

Categoria: