icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
July 29, 2021

Transporte de produtos de higiene e limpeza: o que é?

transporte-higiene-e-limpeza

Transporte de produtos de higiene e limpeza: o que é + como funciona?

Continuamos nossa rota pelos diferentes nichos do transporte de cargas que valem a pena o investimento de empresas de logística e caminhoneiros, chegando agora ao transporte de produtos de higiene e limpeza, um segmento com necessidades específicas e muita chance de retorno.

De modo geral, a preocupação na categoria se equilibra entre a boa proteção da carga contra fatores externos, principalmente variações de temperatura e os efeitos da umidade, e a maximização do volume transportado, que pode aumentar a sua lucratividade.

O interessante é que, apesar de se tratarem de produtos químicos, os artigos de higiene e limpeza não apresentam risco elevado como cargas perigosas, sejam tóxicas ou com potencial de contaminação. Similar ao que ocorre com os cosméticos e produtos de beleza, a ANVISA é quem regulamenta a atividade.

Empresas que focam no setor ganham cada vez mais visibilidade e atuar na distribuição desses produtos pode ser uma maneira inteligente e prática para garantir o seu lucro.

Veja como investir no setor, quais cuidados deve tomar antes de iniciar as operações e confira 4 dicas para se especializar no transporte de produtos de higiene e limpeza.

O que é o transporte de produtos de higiene e limpeza?

De modo geral, o transporte de produtos de higiene e limpeza é uma variedade de logística focada na distribuição desses itens, conferindo máxima preservação de suas características e propriedades ao longo do processo.

A relação abaixo traz alguns exemplos de produtos de higiene e limpeza que se destacam nessa categoria. Confira:

Produtos de Higiene

Sabonete, desodorante, shampoo, creme dental, cremes para pele, gel de cabelo, esfoliantes, creme para barbear, enxaguante bucal, etc.

Produtos de Limpeza

Detergente, álcool, álcool em gel, sabão em barra, sabão para roupas, desinfetante, amaciante, limpa-vidros, esponja, palha de aço, desengordurante e outros.

A fabricação, armazenagem e o transporte desses produtos segue uma linha similar aos artigos de beleza e cosméticos. Por conta disso, são regulamentados pela Lei 6.360 e fiscalizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Essa similaridade ocorre principalmente entre cosméticos e os produtos de higiene, considerando o uso pessoal e o compartilhamento de componentes entre eles, o que também pode ocorrer em produtos de limpeza, porém, com proporções e finalidades diferentes.

Contando que todos esses são produtos químicos, para manutenção de suas propriedades, é importante que o transporte e armazenamento ocorra em condições especiais. Caso o responsável não tome os devidos cuidados, a carga pode ser comprometida, o que prejudica a lucratividade da operação logística.

Por que transportar material de higiene e limpeza requer tanto cuidado?

O transporte de produtos de higiene e limpeza exige cuidados especiais exatamente pela suscetibilidade desses itens a alteração por fatores externos, como alterações bruscas de temperatura, exposição ao sol, umidade em excesso e outros.

Por exemplo, a consistência de artigos como cremes capilares e shampoos costumam se alterar quando expostos a diferentes temperaturas. No frio, eles ficam mais firmes, já no calor tendem a ser mais aguados.

Em uma situação mais grave, por assim dizer, temos os sabonetes e sabões em barra. Quando em contato com a umidade, eles derretem e isso pode causar perdas na carga.

Como visto no vídeo acima, o foco na experiência do usuário final desses itens é de grande importância para o seu sucesso. Dessa forma, até mesmo essas alterações de textura e consistência, que não afetam a sua utilização ou eficiência, devem ser combatidas no transporte para evitar prejuízos.

Outro fator que merece cuidados extras é a integridade das embalagens. Como muitos desses produtos são líquidos, uma embalagem rachada pode provocar perdas e danos aos demais itens do carregamento.

Também por isso, é essencial tomar cuidado com o empilhamento máximo desse tipo de carga, evitando danos à integridade física dos produtos no carregamento.

Em resumo, os fatores que exigem cuidado no transporte de produtos de higiene e limpeza são:

  • Integridade da embalagem;
  • Isolamento térmico;
  • Ambiente seco e limpo;
  • Abrigo de sol e chuva;
  • Contaminação de outros produtos.

4 dicas para transporte de produtos de higiene e limpeza

Tendo em mente cada um desses cuidados, é válido destacar que com o planejamento adequado, inteligência logística, apoio da transformação digital e medidas preventivas quanto à segurança da carga, o transporte de produtos de higiene e limpeza pode ser extremamente lucrativo.

Diferentes tipos de caminhão podem impactar na capacidade de carga. Considerando que esses itens são bem mais volumosos do que pesados, em si, é possível encontrar uma combinação entre veículo e distribuição a fim de melhorar os seus ganhos.

Se você está interessado em investir no ramo, não deixe de conferir nossas dicas a seguir!

1. Tipo de caminhão

Normalmente, esse tipo de carga é transportada em caminhões baú, modelo fechado e idealmente isotérmico. A ideia principal é proteger do clima, em especial da chuva. Carretas simples e caminhões trucados podem diminuir a capacidade de carga por conta do limite de empilhamento.

Assim, um modelo de cavalo trucado, com maior superfície na carroceria, pode ser uma forma de aumentar o volume transportado e garantir um lucro elevado.

2. Manutenção do veículo

Fazer corretamente o checklist de manutenção do caminhão também é uma recomendação importante. Essa prática evita acidentes, problemas mecânicos e, consequentemente, atrasos durante o transporte, facilitando o cumprimento dos prazos e não deixando que os produtos de higiene e limpeza percam suas propriedades.

Além da avaliação mecânica, a limpeza interna do baú e a manutenção do assoalho do caminhão são importantes para evitar que imperfeições afetem a qualidade geral da carga.

3. Teste de luz

Podendo ser parte do checklist de manutenção, o teste de luz é uma prática “antiga”, porém, efetiva. Consiste em entrar no baú do caminhão, fechar as portas e vistoriar em busca de focos de luz. Pontos luminosos indicam furos e problemas nas condições de conservação da carga.

4. Controle logístico e rastreamento

Os cuidados necessários para o transporte de produtos de higiene e limpeza são relativamente simples, porém, são bem variados. Dessa forma, sistemas de controle logístico baseados em tecnologias inteligentes ajudam a ganhar um precioso tempo a cada transporte.

Sistemas de gerenciamento de rotas, ordens de pedido e relatório de transporte são apenas alguns dos utilizados no ramo.

Além deles, serviços de rastreamento de carga são altamente relevantes. Principalmente entre os itens destinados ao consumidor final, a ameaça de roubos e furtos é real. Por isso, investir em rastreamento é uma alternativa bem interessante.

Proteja sua carga com a Tracker

Aproveite a tecnologia e qualidade do Tracker LBS Carga para proteger o seu carregamento e assegurar sua lucratividade. Feito exclusivamente para rastreio e acompanhamento de cargas, esse é o serviço ideal para quem busca uma solução sob medida para o transporte de cargas.

Com ele você tem ao seu alcance os seguintes benefícios exclusivos:

  • Acompanhamento em grid;
  • 2 tipos de iscas - recarregável ou descartável;
  • Posicionamento em mapas;
  • Alerta antijammer;
  • Controle logístico especializado e mais!

Acesse Solução Tracker, preencha o formulário e encontre o serviço ideal para o que precisar!


Categoria: