icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
October 26, 2021

Veículo recuperado de sinistro: o que é? Como consultar?

veículo recuperado

Veículo recuperado no documento: o que é e como consultar

Quem se aventura na busca por um bom usado quando está pensando em comprar carro online, pode se deparar com anúncios de veículo recuperado ou sinistrado no documento. Mas afinal de contas, o que isso quer dizer? Vale a pena correr esse risco ou é cilada?


Descubra o que significa um veículo recuperado no documento, quais situações levam a inclusão deste dado, como consultar e quando comprar o carro sinistrado pode valer a pena. Continue lendo!

O que é um veículo recuperado?

Veículo recuperado é aquele que passou por sinistro, isto é, foi alvo de roubo ou então esteve envolvido em acidente, ou ainda que não teve as parcelas do financiamento quitadas e por conta disso foi retomado pela financiadora.

Independente do evento no qual o carro esteve envolvido, isso provoca uma desvalorização considerável e ele pode ser colocado para revenda, no entanto, a informação de que se trata de um veículo recuperado pode impactar a rotina do novo proprietário.

Por exemplo, quando o veículo é sinistrado por conta de uma colisão, mesmo que seja constatada perda parcial, não há garantias de que o conserto realizado tenha sido de qualidade, aumentando o risco da aquisição.

Em outra situação, quando um automóvel tem seguro contra roubos e furtos, foi roubado e sua recuperação não foi realizada em até 30 dias, o dono do carro é ressarcido pela seguradora e a apólice é cancelada. Quando recuperado, esta empresa pode submetê-lo a uma vistoria e colocá-lo à venda, desde que o evento fique registrado no documento.

Por fim, quando o veículo recuperado teve busca e apreensão por falta de pagamento, ele pode ser retomado pela financiadora e colocado para leilão.

O que significa veículo recuperado no documento?

Quando o documento do automóvel tiver o termo “sinistro recuperado” , isso significa que o mesmo foi roubado e sofreu danos ou que esteve envolvido em algum acidente, e que por conta desses o seguro foi acionado.

Veículos recuperados dessas condições podem ser revendidos com um belo desconto, mas de acordo com o tipo de sinistro e a extensão dos danos, o barato pode sair muito caro. Fique atento!

Tipos de sinistro

Existe uma grande diferença entre um carro que precisou desamassar a lataria e um que sofreu danos nas colunas ou precisou trocar o motor, não é mesmo?

De modo geral, quando ocorre um sinistro, o proprietário faz um boletim de ocorrência junto a Polícia Civil e, com o carro recuperado, o mesmo passa por uma avaliação de danos feita por um perito, que gera o Relatório de Avarias.

Esse documento confere 48 componentes do veículo e classifica o tipo de sinistro de acordo com a quantidade de itens danificados. Essa classificação pode variar entre pequena, média e grande monta. Entenda o que são elas:

  • pequena monta: o resultado da avaliação indica até 20 pontos, indicando um conserto de pequeno porte. Somente no caso de pequena monta o sinistro não precisa ser informado no CRV;
  • média monta: entre 21 e 30 pontos temos a média monta, onde o veículo teve danos consideráveis e teve de passar por manutenção estrutural ou reparo mecânico extenso, como retífica do motor. Assim, ele deve ser reavaliado  após o conserto para saber se o mesmo tem ou não condições de ser readmitido às ruas;
  • grande monta: acima de 30 pontos, temos a perda total, onde o sinistro resulta em um automóvel “irrecuperável” pela seguradora.

Como consultar veículo recuperado?

Quer saber se o automóvel de seu interesse passou por sinistro ou foi roubado? Veja três maneiras de como realizar a consulta por veículo recuperado e descobrir essa informação. 

1. Verificação do CRLV

Quando o veículo passa por sinistro de média ou grande monta, a vistoria deve produzir o Certificado de Segurança Veicular (CSV) com a pontuação do Relatório de Avarias. 

Nesses casos, no campo de observações do CRLV deve constar a informação de sinistro recuperado e também que o CSV foi emitido.

2. Consulta pela placa do veículo

Outra opção é fazer uma pesquisa no site do Detran do Estado no qual o veículo foi registrado. Como não há base de dados nacional nem protocolos unificados, cada Detran disponibiliza a consulta de uma forma. 

O jeito é procurar pelo termo veículo sinistrado. Na hora da consulta em si, será preciso da placa do veículo ou data da publicação do sinistro.

3. Pesquisa de veículos roubados

Recentemente, a Secretaria Nacional de Segurança Pública desenvolveu um aplicativo para possibilitar a pesquisa por veículos roubados. Basta procurar pelo app “Sinesp Cidadão” na loja de aplicativos do seu dispositivo e então usar a placa do automóvel para realizar a consulta.

Comprar veículo recuperado vale a pena?

Um veículo recuperado pode ser revendido por um valor até 40% menor do que o preço de tabela, mas dependendo do caso, mesmo com tanto desconto pode não valer a pena. Entenda cada caso e veja o que precisa ser levado em consideração

Comprar veículo recuperado de roubo

Quando um veículo é roubado e não é encontrado em até 30 dias, o seguro contra roubos e furtos precisa indenizar o proprietário conforme previsto na apólice. Nesse caso, é como se tivesse ocorrido uma perda total.

Assim, se ele for recuperado posteriormente e constar uma cláusula de demanda securitária, o mesmo é transferido para a seguradora. Daí em diante, ele pode passar por vistoria, conserto e colocado à venda em leilões.

Antes de comprar esse carro, é indicado saber se a revendedora responsável pelo leilão é confiável. Para isso, pesquise o seu histórico e certifique-se que ela é credenciada para tal atuação.

Além disso, ela deve informar todos os detalhes do sinistro e dos reparos feitos no carro. Se o anúncio constar a informação de sinistro, mas não explicar o que realmente ocorreu, o risco pode ser alto demais para compensar.

Leilão de veículos recuperados de financiamento

Veículos recuperados por busca e apreensão também passam por uma desvalorização considerável e podem ir à leilão ou serem revendidos em lojas especializadas. 

A questão da transparência também é válida aqui, além disso, se for assumir um financiamento de terceiro, verifique rigorosamente as condições do contrato. 

Não se esqueça de fazer uma avaliação do automóvel, já que não há garantias que o antigo proprietário fazia corretamente a revisão do carro ou sequer realizava os cuidados básicos.

Veículo recuperado após acidentes

Em caso de acidentes, as circunstâncias do sinistro e o modelo do veículo recuperado indicam a viabilidade do negócio. 

Carros com custo de reposição elevado tendem a resultar em perda total pela seguradora, mesmo que os reparos sejam só “estéticos”, nesse caso, ele se torna mais acessível, sem que isso signifique uma maior probabilidade de problema mecânico.

No mais, vale a mesma métrica das opções anteriores. Se o sinistro é abordado com transparência, você tem tudo que precisa para tomar uma decisão confiável. Caso não tenha dados o suficiente, a chance de se tratar de uma cilada é grande demais para valer a pena.

Quer entender melhor sobre situações onde carros recuperados de sinistro podem compensar? Assista o vídeo a seguir:

Não corra riscos, invista em rastreadores!

Perder o carro por conta de roubos e furtos é um grande problema, que fica cada vez maior, quanto mais tempo levar para ele ser recuperado. O veículo pode ser levado para desmanches ou utilizado em ações criminosas, o que pode resultar em muito prejuízo.

Para diminuir o risco e ter mais chance de recuperar o veículo rapidamente, invista no Rastreamento Veícular da Tracker. 

Utilizando a tecnologia de radiofrequência e um sistema em contato direto com as autoridades, é possível localizar o veículo roubado até mesmo em regiões afastadas, respondendo prontamente a qualquer ocorrência.

Quer mais? Então não deixe de conferir nossos pacotes de rastreador com cobertura de seguro e todas as soluções Tracker para você e seu carro!



Categoria: