icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
September 9, 2020

Aplicativo para rastrear carro: como funciona e por que usar

aplicativo-para-rastrear-carro

Como rastrear o carro e ter mais segurança? Confira dicas essenciais!

As pessoas costumam batalhar muito para conseguir comprar um carro ou uma moto e com esta conquista também vem o risco constante de serem vítimas de roubos e furtos de veículos, um aplicativo para rastrear carro pode diminuir esse risco. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, de 2015 a 2019 foram mais de 2 milhões de casos registrados desses crimes.

Nesse tipo de ocorrência, o destino mais comum do veículo roubado costuma ser os desmanches de peças, que fornecem um produto muito buscado, peças originais, com um preço atrativo, afinal de contas fica fácil cobrar mais barato algo que não teve custo para aquisição.

Por isso, para o dono do veículo não sair no prejuízo e perder um bem que tanto lutou para conseguir, é importante agir rapidamente na recuperação do veículo. Para esse fim, a melhor opção é utilizar um aplicativo para rastrear o carro.

Perfeitos para monitoramento e prevenção, o rastreio de veículos conta com tecnologia e praticidade para mostrar a localização em tempo real do veículo por meio de aplicativo rastreador para smartphone.

Veja como funciona o rastreador por aplicativo e os benefícios de utilizar esse serviço para proteger o seu patrimônio e o seu bolso.

O que é um rastreador veicular?

O rastreador veicular é um dispositivo emissor de sinal instalado no carro ou moto, que passa a se comunicar com uma rede de transmissores e receptores para mostrar a localização em tempo real do automóvel.

Existem diferentes tecnologias empregadas no rastreamento de veículos. No geral, o sinal pode funcionar via satélite (GPS), chip de celular (GSM) ou radiofrequência (RF). A aplicação de uma ou outra irá depender da região e uso do veículo.

Enquanto o GPS e GSM oferecem ótima precisão, especialmente em áreas urbanas, o alcance da radiofrequência é maior e pode ser ideal em locais mais afastados das cidades.

Como rastrear meu carro?

Nesse contexto, temos uma alternativa de extrema praticidade ao poder rastrear o carro pelo celular. Na prática, esse recurso pode ser oferecido ao combinar o serviço de localização, seja ele baseado no sinal de GPS, GSM ou RF, com a funcionalidade dos apps para smartphone e a conexão bluetooth.

Um aplicativo para rastrear carros se conecta à rede da operadora de monitoramento e fornece uma plataforma segura para o motorista acompanhar a localização e interagir com o próprio automóvel. 

Com isso, é possível verificar em tempo real a posição do carro no mapa, configurar alertas se ele se movimentar ou definir cercas digitais para ativar essas notificações. Soluções mais completas atuam por pareamento via bluetooth e permitem até mesmo o bloqueio do veículo.

Dessa forma, o rastreador por aplicativo serve em diversas situações do dia a dia. Pode ser algo simples, como encontrar o carro em um estacionamento lotado com mais facilidade, ou uma situação mais grave, como ter o veículo furtado de uma vaga na rua.

Quais as vantagens de rastrear o carro?

Rastrear o carro pelo celular é ideal para evitar prejuízos em decorrência de um veículo roubado, tanto na questão financeira quanto nas dores de cabeça que surgem depois de um evento dessa natureza.

Por esse motivo, destacamos aqui as vantagens de instalar dispositivos e apps de rastreamento de veículos. Em primeiro lugar, temos o aumento das chances de recuperação do carro roubado. Através do aplicativo de rastreio de veículos é possível agir rapidamente e evitar grandes perdas.

Outra vantagem para rastrear o veículo é em relação ao valor total do seguro veicular. Veículos que possuem dispositivos de segurança como alarmes e rastreadores têm um seguro mais barato do que aqueles que não apresentam esse opcional, já que o risco de prejuízo para motorista e seguradora é bem menor.

Por fim, podemos destacar a praticidade de acompanhar a localização do veículo na tela do seu celular em tempo real. Isso facilita a percepção de que um veículo foi furtado, além de dar aquela ajuda para encontrar o local de estacionamento do carro ou moto.

Como funciona o aplicativo para rastrear carros?

O dispositivo localizador é instalado no veículo, junto do sistema de ignição. Utilizando uma rede de torres fixas de sinal, o aplicativo para rastrear o carro faz a triangulação e exibe a localização do veículo no mapa, tudo em tempo real.

O motorista irá utilizar o aplicativo para bloquear o veículo ao estacionar, isso irá ativar o sistema de proteção. Em caso de roubos e furtos, o aplicativo rastreador do carro irá notificar o proprietário pelo smartphone.

Nesse ponto, vale mencionar que o rastreador veicular da Tracker possui funções de bloqueio de ignição e âncora, através dele o motorista recebe uma notificação caso o veículo saia da área onde foi estacionado, mesmo que a ignição não seja acionada.

Leia mais em: Seguro de automóvel: cotação + como funciona + tipos

Como rastrear carros pelo celular com o Tracker Smart?

A Tracker oferece o Smart, uma maneira prática e eficiente de rastrear o carro pelo celular. O aplicativo é baseado em um sistema próprio e muito seguro, feito para garantir o monitoramento do veículo apenas para o usuário.

Veja como ele funciona:

  1. Ao baixar o Tracker Smart, o proprietário do veículo deverá fazer o login utilizando o usuário e senha enviados por e-mail, depois, é só clicar no botão “GO!”;
  2. Clicando no botão de menu, é possível visualizar todas as informações disponíveis, alterar senha e controlar o rastreador pelo aplicativo;
  3. Ao entrar na aba de veículos, é possível encontrar o seu carro e fazer o pareamento bluetooth utilizando o PIN exclusivo da placa, também recebido via e-mail;
  4. Depois de pareado, o motorista pode bloquear o veículo para cortar a ignição ou acionar a âncora, que envia notificação para o smartphone caso o carro saia do raio estabelecido pelo usuário;
  5. Para desbloquear o carro, basta se aproximar dele com o smartphone e clicar no botão;
  6. Lembre-se de ficar atento ao nível de bateria do celular ao bloquear o carro, já que é preciso do smartphone para realizar o desbloqueio;
  7. Em caso de emergências, como roubos e furtos, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento direto do aplicativo para rastrear carros Tracker Smart, acionando nossa equipe que está sempre de prontidão;
  8. Não lembra onde estacionou o carro? Você pode utilizar o Smart para definir uma rota até o seu veículo;
  9. Deixou o veículo no mecânico e quer conferir se ele ficou mesmo parado? O aplicativo permite visualizar as últimas movimentações do carro no histórico de rotas.

Viu como é simples rastrear o carro pelo celular com o Tracker Smart? Vale lembrar que o serviço está disponível para carros e motos de diversos modelos.

O que acontece caso o veículo seja furtado?

Em caso de roubos e furtos, o motorista deverá informar a central do serviço rastreador além de proceder com a abertura do boletim de ocorrência. A central de rastreio veicular irá utilizar a rede de localização para encontrar o veículo e proceder de acordo com a política estabelecida.

Na Tracker, após as equipes de rastreamento identificarem a localização do veículo, a Central de Operações entra em contato com as autoridades competentes e informa a posição do veículo em tempo real, permitindo que se inicie a ação de recuperação do carro roubado.

Como destacamos nas vantagens do rastreamento veicular, a agilidade na resposta a ação criminosa possibilita a proteção do patrimônio e evita muitos prejuízos.

Leia mais em: Como verificar se o veículo tem busca e apreensão? Entenda!

É seguro rastrear o carro pelo celular? 

Sim. Porém, para conquistar todos os benefícios desse tipo de tecnologia, é fundamental contar com o apoio de empresas que sejam referências no assunto. 

Dessa forma, você assegura que as suas informações pessoais estarão protegidas. 

Por isso, antes de escolher uma empresa para monitorar o seu carro, faça uma pesquisa no mercado, converse com outros clientes e busque por avaliações em sites, como o Reclame Aqui. 

Conheça o Tracker Smart

Ao entender como funciona e para que serve o app rastreador de carros, vamos mostrar as vantagens de adquirir o Tracker Smart, serviço de rastreamento e recuperação exclusivo da Tracker, ideal para uma prevenção mais inteligente.

O aplicativo para rastrear carros Tracker Smart faz uso do dispositivo GPS/GPRS e da tecnologia bluetooth para dar mais controle da segurança do veículo ao motorista. Através dele, é possível acompanhar a localização em tempo real de carros e motos, além de ativar o bloqueio do veículo com apenas alguns toques na tela do celular.

Com foco na praticidade e inteligência, o Tracker Smart não precisa de aparelhos ou controles adicionais. O usuário cadastrado recebe login e senha e pode utilizar o acesso no aplicativo em qualquer smartphone, ideal para o caso do seu celular ficar sem bateria.

A função âncora é outra vantagem especial do Tracker Smart. Ativando o ancoramento digital, você pode definir o raio de uma área onde o veículo se encontra. Se ele sair dessa área, você receberá um aviso através do aplicativo rastreador do carro e poderá acionar a central de socorro Tracker em caso de furto.

Por fim, o Tracker Smart também ajuda a encontrar o local onde estacionou o veículo. Seja no estacionamento do shopping ou da faculdade, fica mais fácil encontrar o carro ou moto, basta abrir o aplicativo.

Veja como funciona o app rastreador de carros Tracker Smart no vídeo abaixo:


Não perca tempo, adquira o Tracker Smart e tenha o seu carro sempre conectado com segurança total. Solicite uma cotação agora mesmo com um de nossos consultores, clique aqui!


Categoria: