icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
February 16, 2022

Batida de carro: como lidar com acidentes no trânsito?

batida de carro


Batida de carro: o que fazer em caso de acidentes de trânsito? 


Batida de carro

+Acidente de trânsito sem vítima

-Acidente de carro

-Colisão de veículos como proceder 


O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus não foi suficiente para diminuir o número de acidentes de trânsito. Batidas de carro e situações envolvendo motociclistas e ciclistas ainda são bastante comuns em nosso País, principalmente na cidade de São Paulo. 

Ao comparar janeiro de 2020 com o mesmo período de 2021, é possível perceber um aumento de 4% em relação ao número de acidentes de carro, de acordo com Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP). O número pulou de 13.676 para 14.225. 

Diante desse cenário, é fundamental transitar com segurança. Porém, nem sempre conseguimos escapar de um acidente. Pensando nisso, desenvolvemos diversas dicas para que você descubra o que fazer em caso de batida de carro. 

Como lidar com batida de carro? 

A partir de agora, mostraremos diversas dicas para que você aprenda como lidar com batida de carro, seja com vítimas ou sem a existência delas. Acompanhe!

Pare o veículo imediatamente 

O primeiro passo é parar imediatamente e, caso seja possível, verificar o estado de saúde de todas as pessoas que estão envolvidas na batida de carro. 

Segundo o Art. 304, do Código de Trânsito Brasileiro, não oferecer socorro para as vítimas é um crime.

Dessa forma, o responsável pelo acidente de carro pode sofrer penalidades, como: infração gravíssima, detenção de seis meses a um ano, e multa, caso a ocorrência não seja considerada como crime mais grave. 

Nunca é demais deixar claro que o condutor pode responder pelo acidente na justiça e ainda ser processado. Todas essas consequências dependerão da gravidade do acidente. 

Se na batida de carro há vítimas feridas, recomendamos entrar em contato imediatamente com os telefones de emergência

  • Bombeiros – 193;
  • Polícia Militar – 190;
  • Polícia Rodoviária Federal – 191;
  • Samu – 192. 

Vale destacar ainda o que fazer em caso de acidentes em rodovias federais. Para essas situações, os condutores precisam aplicar as mesmas orientações que foram citadas acima. 

Porém, se não houver feridos e o motorista decidir prosseguir com a viagem, ele poderá preencher uma Declaração de Acidente de Trânsito (e-DAT). O processo é gratuito e executado na página da PRF. 

A declaração é importante porque ela pode servir como ferramenta para diversas situações. 

  • Acionamento dos tribunais de pequena monta;
  • Pequenas causas;
  • Seguros. 

De forma prática, a declaração tem a mesma proposta de um boletim de ocorrência tradicional. 

Loja Tracker

Sinalize o local 

Agora, é fundamental sinalizar o local da batida de carro para evitar novos acidentes na pista. 

Você deve manter o pisca-alerta ligado e posicionar o triângulo na via, que é considerado item de segurança obrigatório. 

O equipamento de sinalização deve ter uma distância de, pelo menos, 30 metros da traseira do automóvel, conforme aponta a resolução 36/98 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). 

Outra orientação importante é analisar a velocidade permitida na pista. Ou seja: se o limite para o veículo trafegar for de 70 km/h, o mais indicado é que o triângulo seja posicionado a 70 m de distância do automóvel. 

No entanto, precisamos ser sinceros, caro motorista: nem sempre conseguimos medir essa distância só no olho, não é mesmo? 

Uma dica interessante é considerar um passo longo como 1 km. Além disso, dê alguns passos extras para garantir a segurança do local do acidente. 

Registre os fatos 

Quando ocorre um acidente no trânsito, principalmente com vítima, o policial ou outro órgão de segurança tem como missão coletar todas informações. 

Porém, em ocorrências mais simples, o condutor deve anotar a placa e, caso seja possível, registrar a cena com fotos e vídeos. 

É uma ótima forma para se resguardar com o número da placa se for necessário identificar informações sobre o responsável pelo automóvel e acionar provas da batida de carro no boletim de ocorrência. 

As fotos também podem ser utilizadas como prova em ações judiciais e para solicitar o seguro do automóvel. 

Faça um boletim de ocorrência 

O boletim de ocorrência é um documento fundamental para registrar o acidente e quais foram as consequências daquela situação. 

Você pode utilizar essa ferramenta para acionar a seguradora do automóvel e como prova em ações judiciais. 

O boletim de ocorrência é um item obrigatório em acidentes com vítimas. Aqui, não importa a gravidade das lesões . 

Se não houver vítimas, é permitido fazer o boletim de ocorrência por meio das delegacias virtuais. 

Para desenvolver um boletim de ocorrência digital, o condutor deve ser maior de idade e ter RG e CPF válidos. 


Veja abaixo as delegacias virtuais de cada estado. 


Busque ajuda médica 

Em alguns acidentes, os ferimentos não são tão visíveis. Por isso, lembre-se de procurar ajuda médica. Assim, você garante uma vida mais saudável e sem lesões. 

O impacto emocional, dependendo da intensidade do acidente, também pode ser uma consequência para as vítimas trazendo, inclusive, o medo de dirigir novamente. 

Nessas situações, busque um médico para que ele possa avaliar a sua saúde física e recorra a um psicólogo ou psiquiatra para que os profissional possa ajudá-lo a lidar melhor com o trauma. 


Leia mais em: seguro de automóvel: cotação + como funciona + tipos

O que fazer em acidente de trânsito sem vítima? 

O motorista precisa analisar a batida de carro com bastante cuidado. Isso porque, caso não tenha vítimas e seja possível deslocar o veículo, a primeira medida é retirar o automóvel da pista

De acordo com o Art. 178, do Código de Trânsito Brasileiro, bloquear ruas, avenidas e estradas é considerada uma infração média. O condutor pode ser penalizado ainda com aplicação de multa. 

Quais são as principais causas de acidentes de trânsito? 

Um levantamento do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação registrou que 53,7% dos acidentes de trânsito têm a imprudência como a principal causa, seguidas por infração das leis de trânsito (30,3%) e falta de atenção do condutor (23,4%). 

Os números mostram o quanto é importante aprender a dirigir corretamente, praticando a direção defensiva. Dessa forma, você garante a sua proteção e de outras pessoas envolvidas na pista. 

Além de dirigir corretamente, o motorista também precisa ter atenção com os componentes do carro. Eles precisam funcionar corretamente, caso contrário, você terá mais chances de lidar com defeitos mecânicos e, consequentemente, acidentes na pista.

Por isso, tenha cuidado com alternador de carro, embreagem, velas, farol, entre outros itens.  


E você, quer ter seu veículo mais protegido em situações de imprevistos, como batida de trânsito? Conheça o rastreador com seguro da Tracker. É seguro contra roubo e furto, cobertura para terceiros ou ainda um plano para perda total e colisões. 









Categoria: