icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
November 4, 2020

Carros com Ar Condicionado Elétrico

ar-condicionado-eletrico-em-carros

Carros com ar-condicionado elétrico: tudo que você precisa saber

Enfrentar o trânsito das cidades e o clima quente do Brasil ao mesmo tempo não é nada fácil. Por esse motivo, o ar automotivo está se tornando um dos itens preferidos dos motoristas na hora de comprar um veículo. E se o objetivo é investir em conforto, carros com ar-condicionado elétrico são ainda melhores.

Para facilitar a sua vida, montamos um guia completo sobre ar-condicionado elétrico, ou digital como também é chamado. Aqui, vamos mostrar as principais diferenças entre o digital e o analógico, além de incluir dicas de uso, manutenção e outros cuidados básicos no veículo para aproveitar o clima agradável sem preocupações. Confira.

Como funciona o ar-condicionado automotivo?

Antes de falar sobre os carros com ar-condicionado elétrico, é importante abordar como funciona o ar automotivo. O vídeo abaixo, do canal Mundo da Elétrica, fala de forma prática sobre o assunto:

Quando ligamos o ar no interior do veículo, o ventilador é acionado e um sinal é emitido ao termostato, então ocorre a leitura das condições de temperatura, acionando posteriormente o compressor e o condensador para ajustar a temperatura do ar e iniciar a climatização.

O compressor é acoplado ao eixo motor, girando em sincronia com ele o tempo todo. Quando o ar-condicionado automotivo é ligado, a polia do compressor se une ao eixo para que este forneça a força necessária para compressão do ar.

Como podemos ver, o ar-condicionado tradicional, chamado também de analógico, usa um compressor mecânico e divide o esforço com o próprio motor do veículo para gerar o ar frio ou quente que é soprado ao interior do veículo. 

A versão digital usa um conjunto mais robusto, com compressor elétrico e fiação de alta tensão, para alimentar o sistema de maneira apropriada.

Carros com ar-condicionado elétrico: benefícios e curiosidades

Trata-se de um equipamento de conforto, mas ter um carro com ar-condicionado elétrico proporciona uma série de benefícios para os ocupantes do automóvel. Veja a lista a seguir, com 4 benefícios e curiosidades do ar-condicionado automotivo:

1. Melhora a qualidade do ar: a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, não costuma ser muito boa. Como o ar-condicionado conta com filtros especiais, eles capturam as impurezas e entregam um ar mais limpo para a cabine;

2. Pode ser mais eficiente que rodar com vidros abertos: a principal queixa do uso do ar automotivo é o consumo de combustível, mas vale destacar que dirigir com os vidros abertos aumenta o arraste e também pode provocar maior consumo de combustível, principalmente em altas velocidades;

3. Medida de segurança: com a violência e constante ameaça de roubos que vivemos, poder dirigir nas cidades com os vidros fechados sem sufocar é ótimo, melhor ainda com o clima dentro do carro mais agradável.

Falando nisso, garanta a proteção do seu carro com um bom seguro e sistema de rastreamento, como a proteção contra roubos e furtos da Tracker, que ajuda a localizar o veículo roubado;

4. BTUs no ar-condicionado automotivo: um sedã médio costuma ter um aparelho na faixa de 20 mil BTUs, que costuma ser acima da potência dos aparelhos de uso doméstico. Antes de pensar em colocar um ar automotivo no seu quarto, lembre que precisa do motor e que devido às diferenças de proporção nos espaços, ele não teria tanta eficiência.

Diferença entre ar-condicionado elétrico e analógico

O funcionamento de ambos os tipos de ar-condicionado automotivo são similares. A diferença está principalmente no modelo do compressor, como citado anteriormente. O ar-condicionado analógico usa um compressor mecânico variável. Já o digital tem um compressor elétrico, que funciona mesmo com o motor desligado.

Essa mudança no sistema provoca uma outra, que é o aumento no valor do equipamento. Com o compressor elétrico, a fiação e a bateria precisam ser adequados para trabalhar com tensões maiores. Alguns modelos exigem ainda um acumulador dedicado apenas ao ar-condicionado. Ainda no fator custo, a manutenção do ar digital também costuma ser mais cara.

Porém, vale lembrar que o equipamento é um item dedicado ao conforto. Nesse ponto, carros com ar-condicionado elétrico apresentam uma grande vantagem

Enquanto o ajuste de temperatura e fluxo de ar no sistema analógico é bem limitado, no ar-condicionado digital é possível fazer a regulagem escolhendo a temperatura exata. Em modelos dual zone, é possível até mesmo selecionar temperaturas diferentes para o banco traseiro, ideal para motoristas que trabalham com transporte de passageiros.

Como fazer a manutenção do ar-condicionado automotivo?

Muito além do conforto, o ar-condicionado automotivo contribui para que a qualidade do ar no interior do veículo seja melhorada, já que o sistema conta com filtros específicos para garantir esse efeito.

Por esse mesmo motivo, realizar de maneira apropriada a manutenção do ar-condicionado do veículo é extremamente importante, idealmente a cada 6 meses para carros de passeio e a cada 3 meses para automóveis utilizados para transporte de passageiros, como táxi e Uber.

Recomenda-se levar o veículo em uma oficina especializada, para revisar e higienizar os equipamentos. Como mencionado, carros com ar-condicionado elétrico têm um custo de manutenção um pouco maior, mas é uma tarefa bem importante.

Além de garantir a manutenção preventiva e corretiva, ela também evita a propagação de doenças. Os filtros acumulam as impurezas, mas também permitem o crescimento de bactérias. Quando não higienizados com frequência, eles acabam soprando essas impurezas para o interior da cabine.

Vale lembrar que a higienização completa, que desmonta todo o sistema, não é realizada com tanta frequência e também custa mais. Para realizar a limpeza do ar-condicionado, é usada uma máquina que bombeia gás ozônio e germicidas no sistema.

Dicas de uso do ar nos carros

Agora que conhecemos o funcionamento dos carros com ar-condicionado elétrico e até mesmo o analógico, vamos dar algumas dicas para aproveitar os benefícios do equipamento, mantendo a eficiência de combustível.

Dica 1: deixe o carro respirar

Quando deixar o carro no sol, é importante deixar o ar quente circular antes de ligar o ar-condicionado. Se possível, abra as portas e aguarde por uns minutos. Se tiver pressa, deixe as janelas abertas até a metade, ligue o ar no máximo e direcione o fluxo para baixo. O ar quente é mais leve e sairá pelas janelas com facilidade.

Dica 2: use o recirculador

O comando do recirculador mantém o ar no interior do veículo e é uma forma de manter a climatização nos carros com ar-condicionado elétrico sem precisar resfriar o ar externo com tanto esforço e consumo de energia.

Dica 3: evite temperaturas muito baixas

Sabemos que é tentador entrar no carro com ar-condicionado elétrico e colocar na temperatura mais baixa possível. Mas essa prática não é recomendada. Além de gastar mais energia do sistema, o choque térmico ao sair do veículo pode provocar desconforto e doenças respiratórias em alguns casos.

Dica 4: ar-condicionado no inverno

Deixar o equipamento em desuso por muito tempo não é recomendado. Lembre-se de ligar o climatizador no carro com ar-condicionado elétrico mesmo quando o clima estiver frio, mesmo que por alguns minutos, evitando o ressecamento de componentes internos.

Viu só, ter um carro com ar-condicionado traz diversas comodidades para o dia-a-dia dos motoristas. Para aproveitar ainda mais essas vantagens, não deixe de realizar a manutenção correta e seguir nossas dicas de uso.

Para mais guias automotivos e dicas de segurança para o veículo, continue acompanhando o blog Tracker. Você pode conhecer nossos serviços de rastreamento veicular e proteger seu carro, conte com nossa equipe de especialistas, solicite uma cotação online e receba um orçamento exclusivo. 


Categoria: