Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
June 17, 2020

Dicas para contratar o seguro de automóvel e ficar protegido

dicas-para-contratar-seguro-de-automovel

Dicas para contratar seguro de automóvel, economizar e ficar protegido

Seguro de automóveis é uma necessidade dos proprietários de veículos nos dias de hoje.

Com uma frota que supera os 65,8 milhões de veículos, 400 mil pessoas feridas anualmente em acidentes de trânsito e 1 veículo roubado por minuto (segundo dados do IBPT e do Fórum Nacional de Segurança Pública), realizar esse investimento é essencial para quem dirige no Brasil.

No entanto, essa não é das tarefas mais fáceis. Seguro de autos demanda planejamento, pesquisa e cuidado em todos os detalhes.

Para ajudar você a passar por esse processo com tranquilidade e a não cair em uma cilada, montamos algumas dicas valiosas sobre o que é importante considerar na hora de contratar o seguro de automóvel. Confira!

Dicas para contratar seu seguro de automóvel

Na hora de contratar o seguro do automóvel, é muito importante levar a etapa de pesquisa bem a sério. Por isso, considere os seguintes pontos:

Escolha o tipo de franquia

Franquia do seguro é o valor que o segurado irá pagar caso acione o seguro. É basicamente como uma coparticipação. Quando acontece o acidente e o seguro é acionado, você irá pagar o valor da franquia e a seguradora irá bancar o restante.

Em geral, uma franquia maior resulta em menor custo do prêmio, que é o valor pago para efetivar a vigência da apólice. Quem acredita ter poucas chances de usar o seguro, dirija com prudência ou mesmo não usa tanto o carro, pode optar por uma franquia maior, para aliviar o custo total do seguro.

Quem dirige com mais frequência e acredita ter chances de se envolver em mais acidentes, pode optar por uma franquia menor, para ter mais amparo nessas situações. Por isso, é muito importante ser sincero com a corretora na hora de fazer o seguro do automóvel, já que isso irá afetar o valor pago e o custo para acioná-lo.

Faça diversas cotações

É muito importante realizar a cotação em diferentes seguradoras, para encontrar o pacote de serviços que mais se adequa a sua necessidade e ao seu orçamento.

O ideal é entrar em contato comum a boa corretora e dedicar um tempo para esse processo. Quem está comprando um veículo novo tem a opção de contratar o seguro direto na concessionária, saindo de carro zero e totalmente segurado, mas fique atento aos detalhes da cobertura e veja se essa praticidade vale a pena.

Confira o vídeo abaixo e veja 5 perguntas importante para fazer na cotação do seguro do automóvel:

Seja honesto e realista

Na hora de responder formulários da corretora sobre dados pessoais, quem vai dirigir o carro e qual o uso, a honestidade é imprescindível. Isso porque o cálculo do valor do seguro do automóvel será feito de acordo com essas informações e personalizado para o tipo de uso.

Informações erradas ou que não são realistas pode resultar em prejuízo no caso de acionamento do seguro e ainda causa problemas na relação com a seguradora, o que pode até mesmo elevar o custo total.

Com essas dicas e levando o processo a sério, fica muito mais fácil contratar o seguro de automóvel que mais se adequa ao seu perfil.

Quais fatores influenciam no custo do seguro?

São muitos os fatores que podem baratear o seguro do seu automóvel, sendo muito interessante levantar todas essas informações e ser sincero com a sua corretora para encontrar o melhor pacote de serviços e o preço que cabe no seu bolso.

1.   Escolha do veículo

O que muita gente não se dá conta, é que a pesquisa pelo seguro deve fazer parte da escolha do automóvel, antes mesmo da compra. O valor do seguro aumenta consideravelmente se o veículo costuma ser visado por ladrões e se o seu custo de manutenção é alto.

Fique atento a esse ponto, já que ele também indica maiores chances de ter o seu carro roubado, o que é uma grande dor de cabeça e risco à sua segurança.

Se você procura dicas para evitar o roubo de carro, já falamos do assunto anteriormente.

2.   Perfil do motorista

O perfil do motorista influencia diretamente no valor total do seguro. Fatores como idade, sexo, estado civil e se o motorista tem filhos ou não, são levados em conta por conta das estatísticas que são atribuídas a cada um deles.

Por exemplo, motoristas mais jovens ou inexperientes, com base no tempo de carteira, têm mais chances de se envolver em pequenos acidentes e acionar o seguro, por isso, jovens entre 18 e 25 anos acabam pagando mais caro.

Homens também pagam mais, já que eles se envolvem em mais acidentes que mulheres. Pessoas casadas, por sua vez, tendem a dirigir com mais prudência e pagam mais barato. Mesmo caso para quem tem filhos pequenos.

Outro fator que influencia diretamente é a cidade onde o carro ou moto será utilizado, sem falar que pessoas que pegam a estrada também demandam um seguro mais abrangente e personalizado, encarecendo o serviço.

3.   Local de estacionamento

Um ponto adicional que vale a pena destacar é onde o seu carro fica estacionado. Em casa ou no trabalho, quem deixa o carro na rua paga mais, estacionamentos fechados ou privativos diminuem o valor da apólice, pela segurança adicional contra roubos e furtos.

4.   Itens de segurança

Fator que muitas pessoas não se atentam é que adicionais de segurança diminuem o custo do seguro do seu carro ou moto. Instalar alarmes, travas elétricas e outros mecanismos de proteção que inibem a ação de ladrões evitam não só o roubo, como também o acionamento do seguro.

Além disso, dispositivos rastreadores, que ajudam a localizar e recuperar o veículo roubado, também diminuem o valor do seguro de automóvel, já que evitam um grande prejuízo.

O que é importante ter no seguro do automóvel?

O fator mais importante para o seguro de automóveis é a definição das suas coberturas. Os serviços oferecidos pelas seguradoras estão cada vez mais diversificados e cheios de adicionais que elevam também o preço da contratação.

Para encontrar a opção mais adequada ao seu perfil, comece exigindo os serviços básicos. Dentre eles, os que não podem faltar são:

●      Proteção contra roubo e furto;

●      Cobertura para terceiros;

●      Socorro 24 horas.

A proteção contra roubos e furtos é essencial, protegendo o proprietário em uma situação extremamente desagradável. A cobertura para terceiros é interessante para não bater o carro e ainda sofrer com o prejuízo. O socorro 24 horas é muito importante para momentos de necessidade, então vale muito a pena incluir ele no pacote, não se esqueça de ajustar a quilometragem de cobertura do guincho de acordo com a distância que costuma percorrer.

Além desses serviços, existem algumas abrangências que são recomendadas de acordo com o seu perfil, região onde mora e qual o uso do carro. Entre eles, temos:

●      Cobertura em caso de incêndio;

●      Cobertura sobre fenômenos naturais;

●      Cobertura para vidros;

●      Carro reserva;

●      Troca de pneus;

●      Mecânico.

Vale destacar ainda que as seguradoras estão oferecendo serviços adicionais, como cobertura para casa com encanador, chaveiro e eletricista. Nesse caso, coloque na balança e contrate apenas o serviço que tem mais chances de usar, gerando economia e amparo em situações de necessidade.

Quer mais dicas para proteger o seu veículo? Fique ligado no Blog da Tracker, acompanhe nossas novidades e conheça nossos serviços!

Categoria: