icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
June 21, 2023

Dicas para contratar o seguro de automóvel e ficar protegido - Guia completo

dicas-para-contratar-seguro-de-automovel

Dicas para contratar seguro de automóvel, economizar e ficar protegido

Atualmente, o seguro de automóveis é imprescindível para os donos de veículos. Contudo, adquirir um seguro para automóveis não é uma tarefa simples. É necessário planejamento, pesquisa e atenção a todos os detalhes.

Com uma frota que supera os 65,8 milhões de veículos, 400 mil pessoas feridas anualmente em acidentes de trânsito e 1 veículo roubado por minuto (segundo dados do IBPT e do Fórum Nacional de Segurança Pública), realizar esse investimento é essencial para quem dirige no Brasil.

Para você passar este processo com tranquilidade e a evitar armadilhas, apresentamos algumas dicas valiosas sobre os aspectos cruciais a serem considerados no momento da contratação de um seguro de automóvel. Não perca esta oportunidade e confira agora!

Dicas para contratar seu seguro de automóvel

Na hora de contratar o seguro do automóvel, é muito importante levar a etapa de pesquisa bem a sério. Por isso, considere os seguintes pontos:

Escolha o tipo de franquia

A franquia do seguro é um valor que o segurado precisa pagar em caso de acionamento do seguro, funcionando como uma coparticipação. Caso aconteça um acidente e o seguro seja acionado, você irá pagar o valor da franquia e a seguradora irá bancar o restante

Optar por uma franquia maior pode resultar em um prêmio menor, o valor pago para a vigência da apólice. Se você dirige com prudência ou usa pouco o carro, uma franquia maior pode ser uma opção para reduzir o custo total do seguro. 

Já se você dirige com frequência e acredita ter mais chances de se envolver em acidentes, uma franquia menor pode ser mais adequada para garantir mais proteção. 

Ser honesto com a corretora na hora de contratar o seguro é essencial, pois isso afeta o valor pago e o custo para acioná-lo.

Faça diversas cotações

É muito importante realizar a cotação em diferentes seguradoras, para encontrar o pacote de serviços que mais se adequa a sua necessidade e ao seu orçamento.

Para contratar um seguro de automóvel de qualidade, é fundamental contar com uma corretora confiável e dedicar tempo para realizar o processo com tranquilidade. Alguns compradores de veículos novos optam por contratar o seguro diretamente na concessionária, o que garante um carro zero protegido, mas é preciso atentar-se aos detalhes da cobertura e avaliar se essa praticidade compensa.

Confira o vídeo abaixo e veja 5 perguntas importante para fazer na cotação do seguro do automóvel:

Seja honesto e realista

Ao preencher os formulários da corretora com seus dados pessoais, é fundamental ser honesto sobre quem vai dirigir o veículo e qual será o uso dele. Essas informações são essenciais para o cálculo do valor do seguro do automóvel, que será personalizado de acordo com esses dados.

Fornecer informações incorretas ou não realistas pode acarretar prejuízos em caso de acionamento do seguro e também causar problemas na relação com a seguradora, o que pode até mesmo aumentar o custo total do seguro. Por isso, é importante ser transparente e fornecer informações precisas e completas para a corretora.

Com essas dicas e levando o processo a sério, fica muito mais fácil contratar o seguro de automóvel que mais se adequa ao seu perfil.

Quais fatores influenciam no custo do seguro?

São muitos os fatores que podem baratear o seguro do seu automóvel, sendo muito interessante levantar todas essas informações e ser sincero com a sua corretora para encontrar o melhor pacote de serviços e o preço que cabe no seu bolso.

1.   Escolha do veículo

Muitas pessoas não se atentam para o fato de que a pesquisa pelo seguro do automóvel deve ser feita antes da compra do veículo. Isso ocorre porque o valor do seguro pode aumentar significativamente se o automóvel for considerado um alvo para roubo, bem como se o seu custo de manutenção for elevado. Por isso, é importante considerar esses fatores antes de decidir qual veículo comprar, para não acabar tendo surpresas desagradáveis no futuro.

Fique atento a esse ponto, já que ele também indica maiores chances de ter o seu carro roubado, o que é uma grande dor de cabeça e risco à sua segurança.

Se você procura dicas para evitar o roubo de carro, já falamos do assunto anteriormente.

2.   Perfil do motorista

O valor do seguro de automóvel é influenciado diretamente pelo perfil do motorista. Diversos fatores, como idade, gênero, estado civil e se o condutor possui filhos ou não, são considerados pelas seguradoras devido às estatísticas que os cercam.

Por exemplo, motoristas mais jovens ou inexperientes, com base no tempo de carteira, têm mais chances de se envolver em pequenos acidentes e acionar o seguro, por isso, jovens entre 18 e 25 anos acabam pagando mais caro.

Homens também pagam mais, já que eles se envolvem em mais acidentes que mulheres. Pessoas casadas, por sua vez, tendem a dirigir com mais prudência e pagam mais barato. Mesmo caso para quem tem filhos pequenos.

A cidade onde o veículo será utilizado é outro fator importante que influencia diretamente no valor do seguro, já que regiões com maior índice de violência ou com trânsito mais congestionado tendem a ter um valor mais elevado. Além disso, o perfil de motorista que costuma pegar estrada também pode demandar um seguro mais abrangente e personalizado, o que pode encarecer ainda mais o serviço.

3.   Local de estacionamento

Um ponto adicional que vale a pena destacar é onde o seu carro fica estacionado. Em casa ou no trabalho, quem deixa o carro na rua paga mais, estacionamentos fechados ou privativos diminuem o valor da apólice, pela segurança adicional contra roubos e furtos.

4.   Itens de segurança

Muitas pessoas não percebem que adicionar dispositivos de segurança pode reduzir o custo do seguro do seu carro ou moto. A instalação de alarmes, travas elétricas e outros mecanismos de proteção que inibem a ação de ladrões não só evitam o roubo, mas também reduzem a necessidade de acionar o seguro.

Além disso, dispositivos de rastreamento que ajudam a localizar e recuperar veículos roubados também podem reduzir o valor do seguro de automóvel, pois evitam grandes perdas.

O que é importante ter no seguro do automóvel?

O fator mais importante para o seguro de automóveis é a definição das suas coberturas. Os serviços oferecidos pelas seguradoras estão cada vez mais diversificados e cheios de adicionais que elevam também o preço da contratação.

Para encontrar a opção mais adequada ao seu perfil, comece exigindo os serviços básicos. Dentre eles, os que não podem faltar são:

●      Proteção contra roubo e furto;

●      Cobertura para terceiros;

●      Socorro 24 horas.

A proteção contra roubos e furtos é um dos itens mais importantes em um seguro de automóvel, uma vez que ajuda a proteger o proprietário em situações extremamente desagradáveis. 

Além disso, a cobertura para terceiros é essencial para evitar prejuízos em caso de acidentes. 

Já o serviço de socorro 24 horas é crucial para momentos de necessidade, sendo recomendado que se ajuste a quilometragem de cobertura do guincho de acordo com a distância que se costuma percorrer. Não deixe de considerar esses pontos na hora de contratar o seu seguro.

Além desses serviços, existem algumas abrangências que são recomendadas de acordo com o seu perfil, região onde mora e qual o uso do carro. Entre eles, temos:

●      Cobertura em caso de incêndio;

●      Cobertura sobre fenômenos naturais;

●      Cobertura para vidros;

●      Carro reserva;

●      Troca de pneus;

●      Mecânico.

É importante ressaltar que as seguradoras estão disponibilizando serviços complementares, como cobertura para serviços de encanamento, chaveiro e eletricista em casa. É recomendável avaliar cuidadosamente as opções e contratar somente aqueles serviços que têm maior probabilidade de serem utilizados, garantindo economia e assistência em momentos de necessidade.

Quer mais dicas para proteger o seu veículo? Fique ligado no Blog da Tracker, acompanhe nossas novidades e conheça nossos serviços!

Categoria: