icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
August 8, 2023

Saiba como evitar roubo de carro: veja 10 dicas de proteção

como-evitar-roubo-carro

Em meio ao ritmo acelerado da vida moderna, o automóvel tornou-se um elemento indispensável, conferindo agilidade e praticidade à nossa rotina diária. No entanto, esse valioso bem pode se tornar alvo de criminosos, que estão constantemente à espreita em busca de oportunidades para o roubo de carros. 

O aumento dessas ocorrências tem gerado preocupação entre os proprietários de veículos, reforçando a necessidade de adotar medidas eficazes para proteger o patrimônio pessoal e garantir a segurança de suas famílias.

Diante desse panorama, você pode se perguntar: "mas como evitar roubo de carro?". Para reduzir riscos e dificultar a ação de criminosos, motoristas podem tomar algumas medidas de segurança. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!

Como evitar roubo de carro? 10 dicas para reduzir riscos de furtos e assaltos

1. Observe o entorno

Antes de estacionar, é fundamental reservar um momento para verificar cuidadosamente tudo ao redor. Siga seus instintos e, se perceber alguma atividade suspeita, afaste-se imediatamente. Vale a pena dar uma volta no quarteirão até que tudo esteja mais tranquilo. Lembre-se: a precaução é a melhor aliada para garantir a proteção do nosso veículo e de nós mesmos.

2. Mantenha distância

No trânsito caótico das cidades, é comum vermos motoristas colados na traseira do veículo à frente, seja ao estacionar, nos semáforos ou nas paradas do tráfego. No entanto, essa prática aparentemente inofensiva pode acarretar riscos significativos. Recomenda-se sempre manter uma distância segura do carro da frente, permitindo uma visão mais ampla do entorno

3. Discrição é tudo

Jamais deixe objetos pessoais — como moedas, bolsas, mochilas, celulares, caixas e outros pertences, — visíveis no interior do carro. Isso evita chamar a atenção dos criminosos, inclusive daqueles que estão em busca de pequenos furtos. Guarde tudo no porta-malas, porta-luvas ou debaixo dos bancos. Outra ideia é levar os bens mais valiosos com você. 

4. Se puder, não economize em um estacionamento 

Outra dica de como evitar roubo de carro é lembrar que aquela paradinha rápida de dez minutos pode ser a fonte de muita dor de cabeça e prejuízos. Sempre que puder, opte por deixar seu carro em um estacionamento privado. Dê preferência aos estabelecimentos segurados e evite estacionar em áreas cuidadas por flanelinhas. 

5. Cuidado com os adesivos

Personalizar o carro com adesivos é uma forma divertida de expressar nossa personalidade e estilo. No entanto, é essencial considerar que esses adesivos também podem inadvertidamente revelar informações sensíveis sobre nossa rotina, família e preferências, tornando-nos potenciais alvos de indivíduos mal-intencionados. Especial atenção deve ser dada a adesivos relacionados a crianças, uma vez que esses podem despertar ainda mais interesse dos bandidos.

6. Não fique no carro estacionado

Se você precisa esperar alguém, tranque o veículo e fique sempre ao lado de fora, a uma distância segura para observar o carro sem ser notado. Jamais fique parado olhando para o celular, ouvindo rádio, cochilando ou algo que transmita aos criminosos a ideia de que você está sozinho e distraído dentro do carro.

7. Muita atenção com suas chaves

Não caminhe até o veículo com suas chaves à mostra. Evite manuseá-las até verificar o ambiente para destravar e abrir seu carro: só então pegue as chaves nos bolsos, mochila ou bolsa. Seja sempre muito discreto com elas para não chamar a atenção e ser seguido até o veículo. 

8. Tranque tudo antes de dar a partida

Antes de partir, verifique o travamento de todas as portas e, sempre que puder, ande com os vidros totalmente levantados. Faça isso principalmente em vias de tráfego pesado, viadutos, túneis e pontes. Isso vale para os passageiros também.

9. Não pare se acertarem seus vidros

Uma tática muito comum entre assaltantes é arremessar uma pedra contra os vidros do para-brisa traseiro ou até das janelas laterais para assustar o motorista, prejudicar sua visibilidade e forçar a parada para que consigam agir mais facilmente. Se isso acontecer, mantenha a calma e siga para o mais longe que puder do local. E lembre-se: jamais reaja! 

10. Use a tecnologia a seu favor

Antes de se aventurar em um destino desconhecido, é crucial tomar precauções para garantir uma viagem segura e livre de imprevistos indesejados. Para tanto, algumas medidas podem ser adotadas. Inicialmente, é recomendável verificar o itinerário com antecedência, bem como realizar uma pesquisa detalhada sobre o destino em questão.

O uso de ferramentas como o Google Street View pode proporcionar uma visão prévia da geografia local, identificando eventuais vielas, becos ou áreas menos movimentadas que possam ser potenciais pontos de risco. Além disso, é prudente pesquisar o nome do bairro e procurar por notícias relacionadas a roubos de carros e outros crimes na região.

Depois de aprender como evitar roubo de carro, invista em segurança

Mesmo que você tome todas as precauções e saiba como evitar roubo de carro, os criminosos, ainda assim, podem agir com sucesso e subtrair um de seus bens mais preciosos. As chances de isso acontecer são ainda mais altas se o modelo do seu veículo for visado entre os assaltantes.

Para evitar dores de cabeça posteriores e aumentar significativamente as chances de encontrar um automóvel roubado o mais rápido possível, invista em um bom rastreador para que equipes de segurança e de polícia possam recuperá-lo.

Para isso, você pode contar com a Tracker! Temos mais de 20 anos de experiência e atuação em 13 países. Só aqui no Brasil, oferecemos desde 2000 as melhores e mais seguras tecnologias em rastreamento de veículos para que você possa proteger seu carro, moto e até frotas inteiras.

Sinta-se mais tranquilo com nossa cobertura nacional e tecnologia de ponta em rastreamento. Confira nossos planos! Com certeza você vai encontrar um cabe no seu bolso, com a proteção que você mais precisa.


Categoria: