Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
May 26, 2020

Saiba como evitar roubo de carro: veja 10 dicas de proteção

como-evitar-roubo-carro

Imagem: Shutterstock

Mesmo com menos pessoas nas ruas por conta da quarentena, o número de roubos e furtos de carros aumentou durante a pandemia da covid-19. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Smartia com dados da Tracker, o atendimento para furto e roubo de veículos registrou um aumento de 7,65% na segunda quinzena de março, em comparação com a primeira quinzena do mês.

Diante desse panorama, você pode se perguntar: "mas como evitar roubo de carro?". Para reduzir riscos e dificultar a ação de criminosos, motoristas podem tomar algumas medidas de segurança. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!

Como evitar roubo de carro? 10 dicas para reduzir riscos de furtos e assaltos

1. Observe o entorno

Antes de estacionar, mesmo em locais conhecidos como sua garagem ou a vaga do trabalho, verifique tudo ao redor. Siga seus instintos e, se perceber alguma atividade suspeita, afaste-se imediatamente. Vale a pena dar uma volta no quarteirão até que tudo esteja mais tranquilo.

2. Mantenha distância

Não cole na traseira do veículo à frente do seu, seja para estacionar, seja nos semáforos ou paradas do trânsito. Quanto mais longe você conseguir parar, mais ampla será a sua visão. Assim, você terá mais espaço para se afastar de perigos inesperados.

3. Discrição é tudo

Jamais deixe objetos pessoais — como moedas, bolsas, mochilas, celulares, caixas e outros pertences, — visíveis no interior do carro. Isso evita chamar a atenção dos criminosos, inclusive daqueles que estão em busca de pequenos furtos. Guarde tudo no porta-malas, porta-luvas ou debaixo dos bancos. Outra ideia é levar os bens mais valiosos com você. 

4. Se puder, não economize em um estacionamento 

Outra dica de como evitar roubo de carro é lembrar que aquela paradinha rápida de dez minutos pode ser a fonte de muita dor de cabeça e prejuízos. Sempre que puder, opte por deixar seu carro em um estacionamento privado. Dê preferência aos estabelecimentos segurados e evite estacionar em áreas cuidadas por flanelinhas. 

5. Cuidado com os adesivos

Adesivos são muito legais para dar um toque pessoal no carro, mas também podem revelar detalhes da sua rotina, família e estilo de vida para o olhar malicioso dos bandidos, principalmente se os temas forem ligados às crianças. Quanto menos chamativo estiver seu carro, melhor.

6. Não fique no carro estacionado

Se você precisa esperar alguém, tranque o veículo e fique sempre ao lado de fora, a uma distância segura para observar o carro sem ser notado. Jamais fique parado olhando para o celular, ouvindo rádio, cochilando ou algo que transmita aos criminosos a ideia de que você está sozinho e distraído dentro do carro.

7. Muita atenção com suas chaves

Não caminhe até o veículo com suas chaves à mostra. Evite manuseá-las até verificar o ambiente para destravar e abrir seu carro: só então pegue as chaves nos bolsos, mochila ou bolsa. Seja sempre muito discreto com elas para não chamar a atenção e ser seguido até o veículo. 

8. Tranque tudo antes de dar a partida

Antes de partir, verifique o travamento de todas as portas e, sempre que puder, ande com os vidros totalmente levantados. Faça isso principalmente em vias de tráfego pesado, viadutos, túneis e pontes. Isso vale para os passageiros também.

9. Não pare se acertarem seus vidros

Uma tática muito comum entre assaltantes é arremessar uma pedra contra os vidros do para-brisa traseiro ou até das janelas laterais para assustar o motorista, prejudicar sua visibilidade e forçar a parada para que consigam agir mais facilmente. Se isso acontecer, mantenha calma e siga para o mais longe que puder do local. E lembre-se: jamais reaja! 

10. Use a tecnologia a seu favor

Sempre que precisar dirigir para um local desconhecido, verifique o itinerário e faça um pesquisa sobre o seu destino. Use ferramentas como o Google Street View para ter uma noção da geografia local, existência de vielas, becos, entornos de fábricas, cemitérios e outros pontos mais desertos. Pesquise o nome do bairro e veja se há notícias relacionadas a roubos de carros e outros crimes. Redobre a atenção.

Depois de aprender como evitar roubo de carro, invista em segurança

Mesmo que você tome todas as precauções e saiba como evitar roubo de carro, os criminosos, ainda assim, podem agir com sucesso e subtrair um de seus bens mais preciosos. As chances de isso acontecer são ainda mais altas se o modelo do seu veículo for visado entre os assaltantes.

Para evitar dores de cabeça posteriores e aumentar significativamente as chances de encontrar um automóvel roubado o mais rápido possível, invista em um bom rastreador para que equipes de segurança e de polícia possam recuperá-lo.

Para isso, você pode contar com a Tracker! Temos mais de 20 anos de experiência e atuação em 13 países. Só aqui no Brasil, oferecemos desde 2000 as melhores e mais seguras tecnologias em rastreamento de veículos para que você possa proteger seu carro, moto e até frotas inteiras.

Sinta-se mais tranquilo com nossa cobertura nacional e tecnologia de ponta em rastreamento. Confira nossos planos! Com certeza você vai encontrar um cabe no seu bolso, com a proteção que você mais precisa.


Categoria: