icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
April 14, 2021

Como comprar moto parcelada? Qual melhor modalidade? Descubra!

como-comprar-uma-moto-parcelada

Como comprar moto parcelada? Melhores modalidades + 4 dicas importantes

As motocicletas são excelentes alternativas do ponto de vista da mobilidade urbana. Enquanto um carro tem demandas maiores de espaço, para trafegar ou estacionar, consome mais combustível e tem menor agilidade nas manobras, motos são superiores nesses quesitos, além de serem veículos bem mais acessíveis.

Motos de entrada são mais baratas e oferecem muitas soluções para quem precisa se locomover. Dependendo da cidade onde mora, comprar moto parcelada pode custar menos do que depender do transporte público diariamente.

Temos ainda a moto como instrumento de trabalho, sobretudo em plena pandemia, onde delivery e vendas online estão dominando nossa rotina, a demanda por entregadores cresceu e essa é uma oportunidade de garantir uma renda em um período de grandes dificuldades.

Pensando nisso, o sonho de ter sua motocicleta pode estar na hora de ser realizado. Se esse é o seu caso, veja como comprar moto parcelada, desde a escolha do modelo até a modalidade de compra , tudo para não ficar no vermelho e aproveitar a vida sobre duas rodas.

Como comprar moto parcelada em 3 passos

Se você está pensando em ter uma motocicleta, conhecer este passo-a-passo de como comprar moto parcelada pode ser uma boa ideia para adquirir o veículo. Além de não comprometer tanto o seu orçamento, não demanda um longo período para economizar um valor de entrada elevado.

De modo geral, os 3 passos de como comprar moto parcelada são:

  • Passo 1: escolha da moto;
  • Passo 2: verificar as modalidades disponíveis e escolher a melhor para você;
  • Passo 3: encontrar a oferta e onde comprar a moto.

A seguir, vamos apresentar detalhes e dicas para cada uma dessas etapas a fim de orientar melhor quem está procurando uma compra mais segura.

Passo 1. Qual moto escolher?

Antes de saber como comprar sua moto parcelada, é essencial escolher qual a moto que pretende adquirir. Diferentes modelos têm diferentes modalidades disponíveis e isso muda todo o cenário.

Primeiro, vamos observar as motos mais vendidas no Brasil em 2020:

  1. Honda CG 160
  2. Honda Biz
  3. Honda NXR 160
  4. Honda Pop 110
  5. Honda CB 250F Twister
  6. Honda PCX 150
  7. Yamaha Fazer 250
  8. Yamaha YBR 150
  9. Yamaha XTZ 150
  10. Honda XRE 300

Obs.: Será que o brasileiro gosta de Honda?

Como podemos ver, há uma certa variedade de categorias, mas podemos notar uma presença predominante nas motos de melhor custo-benefício e amigáveis para iniciantes, como a CG 160, a famosa Biz e a PCX 150.

Para iniciantes, scooters e motonetas, como a PCX e a Biz respectivamente, são ótimas pedidas. Pilotar na posição sentada é mais fácil no início, são motos mais econômicas e menos potentes, boas para quem está se acostumando com a pilotagem, sendo as melhores escolhas para quem deseja uma moto para ir ao trabalho, por exemplo.

Na sequência, as motos urbanas como a CG da Honda e a YBR da Yamaha são muito utilizadas por motoboys, por conta da performance, autonomia de combustível e maior capacidade do tanque. Fornecem um conjunto completo para a locomoção e não gastam muito para o dia-a-dia.

Além dessas, temos as versões de médio porte e mais versáteis, que servem tanto para o cenário urbano quanto para quem deseja viajar de moto, como a CB250F e a Fazer 250, ou se aventurar em estradas de outros tipos de terreno, como a NXR 160 e a XTZ 150.

Vale lembrar que essas últimas categorias costumam exigir um nível maior de perícia e experiência em pilotagem.

Para ver mais dicas de como escolher a moto ideal para iniciantes ou motociclistas experientes que buscam um upgrade, veja o vídeo a seguir:

Mas afinal de contas, por quê isso é importante? Basicamente, quanto mais elevada a categoria e os diferenciais da moto, maior o preço. 

Dessa forma, ao considerar os meios de como comprar moto parcelada, de acordo com o modelo, mudará o valor de entrada ou até mesmo o tipo de compra, entre consórcio, financiamento ou compra direta. 

Passo 2. Escolha de modalidade

Depois de escolher a motocicleta que deseja adquirir, é importante buscar saber as modalidades de compra que ela se encaixa. Normalmente, para quem deseja comprar moto parcelada, as opções disponíveis são as seguintes:

Compra direta

A primeira delas é a compra direta, seja pelo parcelamento ou pagamento integral direto com o proprietário, estacionamento ou concessionária. Principalmente no mercado de seminovos, é possível economizar por um tempo e comprar uma moto usada parcelada, entregando um bom valor de entrada.

Financiamento

Quem está numa situação onde precisa do veículo com urgência, o financiamento é uma boa opção, pois demanda a partir de um valor de entrada mais modesto, na faixa de 10%, que também pode ser parcelado em muitos casos, e a pessoa já sai com a moto. 

O restante do valor é financiado pelo banco ou instituição financeira, atuando de maneira similar a um empréstimo, com taxas de juros e valor das parcelas variando de acordo com o apoio financeiro escolhido.

Consórcio

Por fim, temos o consórcio, que é uma modalidade criada no Brasil. Funciona basicamente como uma compra coletiva, onde vários usuários aderem ao consórcio para adquirir uma moto. Logo de início, você começa a pagar uma mensalidade que inclui a parcela do veículo e a taxa da administradora.

A partir daí, a administradora irá sortear um número determinado de motos a cada mês, entregando os usuários contemplados no sorteio do consórcio. Nessa modalidade, ainda há a opção de fazer um lance, onde o usuário adianta parcelas e pode retirar a moto, caso o valor em caixa permita a aquisição.

Como comprar moto parcelada requer um pouco de planejamento e paciência, mesmo que o financiamento possa atender casos mais urgentes, escolher a modalidade que mais se encaixa no seu orçamento é importante.

Em geral, financiamentos e outros tipos de parcelamento são liberados apenas quando o valor das parcelas consome até 30% da renda comprovada. A ideia é garantir que o motociclista dará conta de pagar, diminuindo o risco da financeira precisar pedir busca e apreensão por inadimplência.

Passo 3. Onde comprar a moto

O último passo é escolher onde comprar a moto. Depois de definir o modelo e a modalidade que mais lhe atende, comece a pesquisa para encontrar locais que atendam esses requisitos. 

Lembre-se de tomar o devido cuidado, independente da modalidade escolhida, seja a compra online com proprietário ou um estacionamento, ou até direto com uma concessionária.

4 dicas para comprar moto parcelada

Agora que você já conhece o passo-a-passo de como comprar moto parcelada, chega a hora de conhecer algumas dicas que podem ajudar nessa empreitada. 

A maioria das nossas recomendações estão voltadas para o financiamento, já que é o modelo mais utilizado, porém elas podem ajudar também na compra direta e no consórcio, pois podem melhorar a saúde financeira para ter a moto na garagem o quanto antes. Confira:

1. Melhore seu score

O score é uma avaliação atribuída por serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, que indicam se uma pessoa é considerada uma boa pagadora ou não. Isso é medido contando as dívidas pendentes do CPF, renda comprovada e pessoas com “nome sujo”.

De modo geral, o score influencia suas chances de conseguir apoio financeiro, desde empréstimos até a aprovação em consórcios e financiamentos. Para aumentar o seu score, é importante pagar as dívidas que tiver em aberto e manter o nome limpo nos órgãos citados.

2. Planeje todos os gastos

O planejamento financeiro não costuma ser o forte do brasileiro, mas ele é muito importante quando se quer comprar uma moto parcelada. Lembre-se de contar com o dinheiro da entrada, o valor das parcelas e cuidar para não adquirir novas dívidas nesse meio tempo.

Além disso, não se esqueça de incluir no planejamento o gasto com transferência e emplacamento da nova moto. Mesmo que não seja um gasto muito grande, ele deve ser considerado previamente.

3. Economize para a entrada

Quanto maior o valor da entrada ou a quantidade de parcelas adiantadas, melhor a situação. No consórcio, adiantar parcelas deixa o fim da dívida e a conquista da moto mais próximas. No financiamento, uma boa entrada diminui a quantidade e o valor das parcelas, bem como os juros cobrados.

4. Investimentos adicionais

Além de saber como comprar moto parcelada, não se esqueça de itens obrigatórios e recomendados para utilizar o veículo com segurança e tranquilidade. Comece comprando um bom capacete, um item de proteção obrigatório e capaz de salvar vidas, por isso não tente economizar demais com ele. 

Outros itens importantes para o dia-a-dia são o alarme automotivo e o seguro veicular. O alarme pode evitar um furto ou roubo e o seguro garante um bom suporte em situações adversas, como acidentes, quebras ou similares.

Por fim, temos a questão do rastreador veícular. Motos são muito visadas para atender o mercado de peças clandestinas e para a ação de criminosos em outras atividades, por isso, garantir a recuperação do bem é importante.

Com o rastreador, mesmo que as medidas do alarme falhem, é possível localizar e recuperar a moto roubada.

Falando em rastreador para motos, recomendamos que conheça o Tracker Smart, um sistema inteligente de rastreamento que coloca a segurança da moto na palma da sua mão, literalmente. Com ele, é possível bloquear e localizar veículos através de app, direto no seu smartphone.

Assista e saiba mais:

Acesse Tracker Smart e solicite sua cotação!

Categoria: