Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
September 25, 2020

O que é gestão de operações e logística: dicas de otimização

gestao-de-operacoes-e-logistica

O que é gestão de operações e logística? 6 dicas de otimização

Gestão de operações e logística é a área de uma empresa responsável por planejar e colocar em prática o uso inteligente dos recursos disponíveis, além de certificar que a produção e entrega dos seus produtos está sendo feita de acordo com as melhores condições de tempo de entrega, quantidade e integridade da carga.

Nesse artigo, vamos apresentar as seguintes dicas para otimizar a gestão de operações e logística:

  1. Mantenha sua operação moderna e atualizada;
  2. Monitore o desempenho da equipe;
  3. Automatize processos internos;
  4. Ofereça treinamentos e capacitação constante;
  5. Tenha canais de atendimento ao cliente sempre abertos;
  6. Invista em softwares para gestão de frota e rastreio de veículos.

Quer entender como colocar essas dicas em prática? Então continue a leitura e veja como sua empresa pode se beneficiar com um processo de gestão logística eficiente.

Entenda a gestão de operações e logística

Comandar os processos de logística empresarial envolve elaborar e executar um planejamento completo para o transporte de matéria-prima, certificando o melhor uso para recursos internos, como mão de obra, armazenagem, frota, transporte de cargas e ferramentas disponíveis. 

Por outro lado, a otimização da gestão de processos logísticos garante uma melhor experiência para os seus clientes, consequentemente gerando cada vez mais oportunidades de negócio. Uma gestão eficiente analisa se as etapas da logística estão fluindo no ritmo ideal, além de colher feedback de todos os envolvidos no processo, dos colaboradores aos clientes.

Benefícios da gestão de operações e logística

Implementar uma eficiente gestão de operações e logística na sua empresa traz uma série de vantagens para o seu funcionamento. Do uso inteligente de recursos, cuidado com o meio ambiente e aumento da lucratividade, veja o que sua empresa tem a ganhar com uma boa gestão:

Diminuição de custos de operação

Operações logísticas não seguem uma mesma receita, com base nos recursos disponíveis você precisará ajustar os processos pertinentes. Um dos benefícios de otimizar sua operação é o aumento da eficiência e consequente economia gerada.

Com o monitoramento de estoque, rastreamento de carga e planejamento de logística, você tem uma noção clara de como está o desempenho da sua empresa e logo pode corrigir falhas, tornando a operação mais eficiente e barata.

Integração da empresa

A gestão de operação e logística bem estruturada é capaz de integrar os setores da sua empresa e evitar o desperdício de recursos materiais e humanos. Com o processo desenhado e claro para todos, as equipes atuam em harmonia e aumentam a sinergia na produção, armazenagem e entrega dos produtos.

Fidelização de clientes

Com a operação seguindo uma estratégia bem executada, ela fica mais barata, tem um preço mais atrativo para os clientes e atua diretamente no aumento da satisfação deles com o serviço oferecido. Combinando esses fatores para o cliente, as chances de fidelização ficam cada vez maiores.

Dessa forma, suas parcerias ficam ainda mais consolidadas e permitem que a lucratividade do negócio atinja novos patamares.

Além de oferecer uma gestão de operações e logística para fidelizar os clientes, confira outras dicas para realizar essa tarefa e conquistar o público que já comprou o seu serviço ou produto:

6 dicas para gestão de operações e logística

Agora que já explicamos o conceito de gestão de operações e logística, bem como os benefícios proporcionados pela sua implementação, reunimos dicas para otimizar a logística empresarial e as operações internas no seu negócio. Confira:

1. Mantenha sua operação moderna e atualizada

A primeira medida para otimizar a gestão da sua empresa é manter uma operação moderna e atualizada, sempre em sintonia com a política e identidade da marca.

Investir em recursos para uso das suas equipes, sejam novas tecnologias ou novos equipamentos que facilitam a execução das tarefas diárias, aumenta a eficiência da operação e mantém a empresa atualizada com as últimas tendências do mercado.

2. Monitore o desempenho da equipe

Acompanhar de perto o desempenho das equipes de operação e logística garante dados importantes para que a gestão identifique os setores e colaboradores com melhor desempenho, que sirvam de modelo e possam receber bonificações, além de setores em baixa que podem receber incentivos, ajustes e melhorias para recuperar a sua eficiência.

3. Automatize processos internos

Ao continuar no tópico de modernização da operação e logística, a automatização de processos internos confere maior agilidade e mantém o funcionamento da empresa em constante movimento, aumentando a praticidade e eficiência dos processos.

A automatização de processos é ideal para gerenciar recursos na armazenagem de estoque e manipulação dos produtos alocados na empresa, mantendo a operação rápida e segura.

4. Ofereça treinamentos e capacitação constante

Investir na capacitação e treinamento de profissionais é uma forma interessante de garantir um nível de qualidade elevado para a operação e que o seu pessoal está apto para utilizar as ferramentas, tecnologias e recursos disponibilizados com máxima eficiência.

Profissionais capacitados, que recebem investimento dos seus gestores, também ficam mais motivados e executam seus trabalhos com maior dedicação.

5. Tenha canais de atendimento ao cliente sempre abertos

Manter uma boa comunicação com seu cliente é essencial para uma operação em constante melhoria, sempre alinhada com as necessidades e expectativas de quem utiliza o seu serviço. 

Tenha um monitoramento das interações com o público, como entregas, cargas e descargas, além de oferecer canais de atendimento diversos para que eles entrem em contato e forneçam feedback sobre o serviço.

6. Invista em softwares para gestão de frota e rastreio de veículos

A tecnologia é uma das principais aliadas da gestão de operações e logística de uma empresa, conferindo um amplo conjunto de ferramentas para monitoramento, organização e rastreamento de veículos, ideal para cuidar da carga e se proteger da ação de criminosos.

É interessante destacar o uso de softwares de gestão de frotas e os rastreadores de caminhões, que fornecem um panorama da sua operação em tempo real, ajudam na prevenção de prejuízos e permitem o controle logístico com total praticidade, aumentando a eficiência e inteligência logística do transporte de cargas.

Tenha o controle logístico nas suas mãos

Já que estamos falando sobre controle de frota e rastreamento de veículos, recomendamos o Controle Tracker, um sistema de monitoramento de cargas e caminhões com tecnologia de ponta, que dá total comando dos recursos para o gestor de operações e logística, incluindo funções como:

  • Registro de último posicionamento de veículos;
  • Gestão e controle de frotas;
  • Acompanhamento de status de ignição;
  • Plataforma exclusiva de fácil utilização;
  • Criação de alertas personalizados;
  • Cercas eletrônicas;
  • Backup de posicionamento em caso de sinal interrompido.

Faça já sua cotação online e tenha o controle da sua frota nas suas mãos, segurança oferecida pelo Grupo Tracker. 


Categoria: