icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
January 31, 2022

Isca de carga: como ela ajuda na recuperação de produtos?

isca de carga

Isca de carga: o que é, como funciona, benefícios e mais!

A isca de carga é uma solução que ajuda a encontrar mercadorias em caso de roubos e furtos. O dispositivo é ainda mais necessário em um cenário em que esse tipo de crime é bastante praticado no Brasil. 


De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, houve um aumento de roubo de carga. 


Para se ter uma ideia, entre janeiro e agosto de 2021, foram registrados 4.131 casos no maior Estado do país. Crescimento de 4,71% se for comparado com o mesmo período do ano passado. 


No total, 1.900 crimes foram computados na capital, o que corresponde a 46,21% das ocorrências. Já na região metropolitana, houve 1.273 dos roubos e furtos (30,82%). 


O restante dos casos (949) casos foram registrados no interior do Estado, o que corresponde a 22,97% dos crimes. 


A partir de agora, explicaremos o que é isca de carga, como funciona a isca de carga, quais são os seus benefícios, entre outras questões. Acompanhe!


Leia mais em: logística 4.0: o que é + como funciona + vantagens

Afinal, o que é a isca de carga? 

A isca de carga é um equipamento que é colocado de forma discreta em mercadorias. Ela é útil para ajudar na localização de produtos em caso de roubo e furto. 


Geralmente, ela é do tamanho da palma de uma mão, mas também podem apresentar tamanhos e formatos diferentes, conforme o tipo de carga a ser protegida, adequando-se assim às necessidades de cada operação.  Dessa forma, os criminosos não conseguem identificá-las com facilidade. 


A maioria das empresas que contratam esse tipo de tecnologia tem dúvidas em relação à finalidade do rastreador e da isca de carga. O primeiro é instalado em cada veículo, enquanto o segundo é colocado no próprio produto. 

Quais são as vantagens da isca de carga? 

Atualmente, você pode encontrar dois modelos de isca que são instalados na hora do carregamento da carga. 


  • Isca descartável: somente uma viagem;
  • Isca recarregável: que pode ser utilizado diversas vezes. 


Um dos principais benefícios da tecnologia é em relação a segurança, uma vez que a isca de carga consegue ter uma alta taxa de recuperação em caso de roubo e furto. 


A isca é uma boa aliada na gestão de carga, especialmente para aquelas organizações que têm uma rotina agitada. Afinal, você sabe o local em que o produto está e terá menos estresses, pois será mais fácil recuperá-lo, em caso de roubos e furtos. 


Outro ponto positivo é que o equipamento é compacto e pode ser ajustado para as características da carga do cliente, tanto em dimensão quanto cor e textura. 


É fundamental deixar claro que a isca de carga tem proteção contra bug detector e a jamming dos bloqueadores de sinais. Isso quer dizer que o rastreamento pode ser feito de forma constante, em qualquer lugar do Brasil. 


Os sinais são emitidos por até 90 dias ou mais, trazendo mais segurança para os profissionais que são responsáveis pela carga. 


Para ter direito a esses benefícios, dê preferência para as empresas que são referência no mercado. Dessa forma, você garante mais proteção durante todo o trajeto. 


Leia mais em:


Como funciona a isca de carga? 

Para explicar como funciona a isca de carga, imagine a seguinte situação. Uma quadrilha roubou uma carga de um caminhão. Para isso, ela utilizou de violência para render o condutor. 


Em seguida, para impedir o rastreamento do veículo, ela implementa um dispositivo que é denominado de Jammer, capetinha ou bloqueador. A função desse aparelho é bloquear os sinais de rastreamento. O veículo perde o sinal, prejudicando que ele e a carga sejam encontrados. 


Na maioria dos casos, os criminosos escondem o veículo em um depósito com o objetivo de destruir ou furtar o material. 


É justamente nesse ponto que a solução atua. Com características semelhantes ao produto ou uma embalagem, ela permite acompanhar o local exato que o produto está escondido. 


Para isso, o dispositivo pode conter modelos diferentes de sinal de rastreamento. Dependendo da tecnologia ou da combinação de tecnologias, os jammers terão bastante dificuldade para conseguir bloqueá-los. A partir de agora, explicaremos melhor as tecnologias que podem ser aplicadas em iscas e rastreadores: o que é radiofrequência, GPS e LBS. 

Radiofrequência (RF)

A função dos Jammers é garantir o bloqueio de sinais de GPS e LBS que são emitidos pelo veículo. 


Diante desse cenário, as iscas de cargas são acionadas e fazem a emissão de sinais de radiofrequência. O mais interessante é que os sinais são identificados a vários quilômetros de distância. 


A partir daí, uma antena é responsável por captar a transmissão do dispositivo e notifica a área em que se encontra o rastreador e, consequentemente, o produto. 

GPS 

Tecnologia a base de satélites. Aqui, os sinais GPS/GPRS são captados por meio de um chip que está acoplado no dispositivo. Ele informa à central de segurança o local exato em que o mercado se encontra. 


Basta ter a tecnologia conectada a isca de carga para fazer o acompanhamento do produto em um mapa online. 

LBS 

Todos os elementos que estão próximos dos produtos podem fazer com que o recebimento do sinal de GPS fique fraco ou que não opere durante o percurso. Dentre os itens mais comuns, encontram-se: quantidade de volumes, espessura do contêiner, a localização, entre outros.


Para resolver esse tipo de problema, um sistema de triangulação de sinal telefônico, conhecido como Location Base System (LBS), é acionado. O diferencial é que ele funciona tanto em locais abertos quanto fechados. 


A Tracker, que é uma das principais referências em relação a esse assunto no país, traz diversos benefícios para o cliente, como: monitoramento em tempo real, posicionamento no mapa, controle logístico, alertas anti jammer, soluções para caminhões e carretas. 


Suas iscas para cargas combinam as tecnologias de RF e LBS/GSM, proporcionando mais segurança durante o transporte. A Tracker ainda disponibiliza em seus rastreadores o exclusivo antijammer para a radiofrequência. Ao detectar a presença de um inibidor de sinal, a RF é acionada automaticamente, passando a reportar sinais e indicando a existência de um roubo / furto. Este recurso permite ao Comando de Operações Tracker agir de forma proativa, no momento da ocorrência, maximizando assim as chances de sucesso na localização do patrimônio.


Quer ter mais segurança nas estradas? Conheça a isca de carga e outras soluções que são oferecidas pela Tracker




Categoria: