icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
September 24, 2021

Logística 4.0: o que é + como funciona + vantagens

Logística 4.0

O que significa logística 4.0? Quais suas características e vantagens?

Você já ouviu falar em logística 4.0? Sabe qual sua definição, características principais e benefícios de sua aplicação? Esse conceito vem sendo impulsionado pela transformação digital e pelo desenvolvimento da quarta revolução industrial, trazendo novos recursos para otimizar o ramo de transportes de cargas.

Para entender melhor essa conexão, fique com a gente até o fim, uma vez que, ao longo deste texto, explicaremos em detalhes essa relação, mostraremos o que é a logística 4.0, como ela funciona e quais suas diferenças para a logística tradicional que conhecemos. 

Neste post, você entenderá sua aplicabilidade e compreenderá como esse conceito é capaz de desenvolver melhorias na gestão de operações, monitoramento de cargas e inteligência logística em geral.

O que é logística 4.0?

A logística 4.0 consiste na aplicação de novas tecnologias, desenvolvidas com a quarta revolução industrial, para transformar o setor e torná-lo mais eficiente, organizado e produtivo. Isso ocorre com a utilização de recursos digitais automatizados e inteligentes.

Para contextualizar, tivemos a primeira revolução industrial com a invenção de máquinas a vapor e processos de manufatura. A seguir, tivemos o avanço da produção em massa, das linhas de montagem e utilização de novos meios de transporte e comunicação.

A terceira revolução industrial ocorreu com o surgimento da internet, e-commerce e sistemas básicos de gestão. Já a quarta revolução industrial, que vivemos no momento, é caracterizada por sistemas automatizados de processamento de dados e inteligência artificial.

Logo, temos a logística 4.0 como uma evolução provocada pela transformação digital, implementando recursos que tornam os processos recorrentes mais ágeis, práticos e seguros.

Principais características da logística 4.0

De modo geral, podemos definir as características da logística 4.0 de acordo com as principais inovações tecnológicas que a impulsionaram, sendo elas: big data, inteligência artificial, cloud computing, machine learning e internet of things (internet das coisas).

Entenda melhor cada uma delas a seguir:

Big Data

O conceito de big data se refere à coleta automatizada e ao processamento de uma enorme quantidade de dados amplificados, que, por sua vez, serão utilizados para embasar a visão estratégica de uma empresa de logística, seja para definir indicadores de desempenho, planejar rotas mais rentáveis ou qualquer outra necessidade que envolva a análise de informações.

Inteligência Artificial

A aplicação da inteligência artificial ocorre principalmente em etapas de controle e decisões que movimentam a cadeia logística. Dessa forma, com base nos dados de cada frete, é possível indicar os melhores critérios para contratação do transporte, sem a necessidade de interferência direta.

Além disso, ela pode servir para controlar estoque, organizar separação de produtos, monitorar pedidos e muitas outras aplicações.

Cloud Computing

Conhecido também como computação em nuvem, é um sistema que permite armazenar dados e recursos em formato digital. 

Logo, essas ferramentas e informações ficam guardadas sob sistemas de segurança e podem ser acessadas remotamente com extrema facilidade, basta acesso à internet e uma credencial, como login e senha.

Sua utilização é muito popular em sistemas de controle e inteligência logística, onde gestores podem acompanhar sua frota em qualquer dispositivo, ganhando tempo e eficiência ao longo de sua rotina.

Machine Learning

Similar ao conceito de inteligência artificial, o machine learning é um recurso que permite otimização autônoma, ou seja, ela possibilita que a IA expanda sua capacidade de realizar atividades automatizadas, sem que a atualização ocorra necessariamente pela criação de novos códigos.

Internet of Things (IoT)

Fechando esse ciclo temos a IoT, a internet das coisas. Cada vez mais temos objetos do nosso dia a dia conectados à rede, o que chegou às rodovias e caminhões utilizados no transporte de cargas.

Por meio de uma central multimídia e dispositivos criados especificamente para caminhoneiros, temos o veículo e o motorista inseridos em uma rede inteligente, que permite estabelecer um controle otimizado sobre a jornada de trabalho e condições ideais para o frete, além de automatizar processos diversos e reduzir o custo da operação.

Diferença entre logística 4.0 e logística tradicional

Confira um comparativo direto entre a logística 4.0 e a tradicional, considerando a perspectiva das principais atividades que são desempenhadas nesse setor:

Como funciona a logística 4.0?

Sabendo o que significa logística 4.0 e quais suas características principais, temos uma compreensão prática de como ela poderá ser aplicada a uma empresa que atua no setor de transportes. 

No caminho ideal, o primeiro passo é analisar sua infraestrutura e demanda, incluindo ferramentas digitais ao longo das suas atividades. Comece com funcionalidades de controle e automação do fluxo operacional. 

Depois, basta selecionar recursos que permitem integração com as ferramentas iniciais, como sistemas de monitoramento de cargas e rastreamento veicular, que fornecem dados para um sistema de gestão ERP.

Muitos sistemas oferecem diferentes funcionalidades, procure aqueles que mais se adequem à sua demanda e ao orçamento estabelecido para essa evolução da inteligência logística.

Quais os benefícios da logística 4.0?

Para finalizar, vamos listar os principais benefícios da logística 4.0. Estes serão os motivos mais relevantes para investir nessa tendência e atualizar sua operação:

  1. Ganho de eficiência: o objetivo principal dessas inovações é agilizar a realização de processos diversos e diminuir índices gerais de erro, o que torna a operação mais segura e eficiente;
  2. Redução de custos e perdas: combater a perda de tempo, dinheiro e mão de obra torna a operação mais rentável para a empresa que adota a logística 4.0;
  3. Controle em tempo real: os dados são coletados e processados em tempo real, diminuindo defasagens e perdas de informações relevantes para a estratégia e gestão;
  4. Melhoria nos índices de satisfação: tarefas executadas com agilidade e eficiência, que também acabam mais baratas, geram melhores níveis de satisfação em clientes e parceiros.

E então, gostou das novidades? Como a logística 4.0 pode impactar a sua rotina de trabalho? Conte para nós com um comentário e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais.

Tracker LOG é a solução mais completa

O uso de rastreadores para cargas e veículos é uma solução inteligente para aumentar a segurança e qualidade da gestão logística. Para investir em recursos como esse, não há nada mais completo que o Tracker LOG!

Permitindo acompanhamento em tempo real, visualização de rastreio via smartphone, alerta antijammer e configuração de alertas personalizados, esse serviço é versátil e eficiente. Compatível com diferentes categorias de veículos, apresenta um excelente índice de recuperação.

Saiba mais sobre as soluções Tracker para a sua gestão logística! 


Categoria: