icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
June 30, 2021

Rastreamento veicular: como funciona + benefícios 🚚 GUIA

rastreamento veicular

Rastreamento veicular: como funciona? Quais os benefícios? [Guia Completo]

Você já ouviu falar em rastreamento veicular? Sabe como esse tipo de serviço funciona? Para quem atua na gestão de frotas, logística e transporte de cargas, esse conhecimento é tido como essencial, considerando uma série de vantagens que podem ser adquiridas por meio dele.

Não é segredo que o transporte rodoviário de cargas é um dos grandes responsáveis por movimentar a economia brasileira, com uma receita operacional em torno de 480 milhões. Repleto de desafios, o ramo é extremamente tradicionalista. Ainda assim, a implementação de tecnologias inteligentes busca tornar este modal em uma atividade mais segura e eficiente.

É neste contexto que temos o serviço de rastreamento veicular, que é uma opção mais ampla e com mais recursos do que um simples mecanismo de monitoramento. Além de ser útil para avaliar o desempenho no frete, o rastreamento de caminhões e mercadorias é muito importante para a prevenção de roubos e furtos de carga.

Como esse assunto é nossa especialidade, montamos um guia completo para você, no qual iremos explicar os detalhes do serviço, como empresas de rastreamento veicular atuam, que tipo de tecnologia utilizam e quais funcionalidades apresentam maior relevância e valor agregado. Boa leitura!

O que é o rastreamento veicular?

De modo geral, este serviço é aplicado para vans, caminhões e outros automóveis utilizados no transporte de cargas, é caracterizado pelo acompanhamento da localização do objeto de interesse por toda a extensão do frete.

Ele engloba toda operação de carregamento, traslado, transporte, distribuição e descarregamento, utilizando dispositivos emissores de sinal para que seja possível conhecer a posição do veículo e/ou mercadoria em tempo real.

Seu objetivo exclusivo é a proteção contra roubos e furtos, ou seja, visa garantir a segurança da carga e veículo, além de proporcionar meios para facilitar sua recuperação.

Qual a diferença entre monitoramento de cargas e rastreamento veicular?

Primeiramente, a questão do rastreamento veicular está relacionada ao ideal de proteção contra roubos e furtos, desenvolvido em foco para prevenir a ação criminosa ou tornar a resposta ao evento mais efetiva, facilitando a recuperação dos objetos e indivíduos envolvidos.

Já o conceito de monitoramento de cargas está ligado ao controle logístico em si, ou seja, a atividade de acompanhamento do veículo e/ou da carga, seja em tempo real ou por deslocamento. Por se tratar de uma abordagem mais estratégica, conta com funcionalidades adicionais, como:

  • Cercas digitais;
  • Envio de mensagens;
  • Sensores adicionais;
  • Emissão de relatórios e outros.

Tecnologias utilizadas no setor

Conforme mencionamos, o rastreamento de cargas e veículos é um serviço contratado com empresas que se especializam em dispositivos emissores de sinal e capazes de realizar a triangulação do posicionamento do objeto rastreado, além de exibir essa informação para a gestão da frota.

Desse modo, o grande segredo do rastreamento veicular está nas diferentes tecnologias utilizadas para localização. São elas:

  • GPS: sigla para Global Positioning System, GPS é a tecnologia de localização por satélites, onde o emissor de sinal precisa de uma linha de comunicação aberta com esses receptores, sendo muito precisos, porém, dificultando a sua ocultação;
  • GPRS: similar a anterior, a comunicação com o dispositivo sinalizador é feita através de antenas e torres do sistema de telefonia móvel;
  • LBS: o sistema de serviços baseados em localização (location based service) é montado a partir de informações geográficas compiladas para utilização do monitoramento veicular;
  • RF: a tecnologia de radiofrequência utiliza o sinal de torres de rádio para se comunicar com a isca sinalizadora, oferecendo uma ampla cobertura para o rastreamento do veículo.

Importante ressaltarmos que um bom serviço de rastreamento veicular irá combinar duas ou mais dessas tecnologias para dificultar o bloqueio do sinal e manter a sua efetividade completa.

Principais diferenciais e benefícios importantes

Dada a importância do monitoramento de cargas, da prevenção e do preparo contra roubos e furtos de carga, proporcionados pelo rastreamento veicular, não resta dúvidas de que esse tipo de serviço tem se tornado cada vez mais essencial para o transporte de cargas pelas rodovias brasileiras.

Um grande exemplo de como a transformação digital também é sentida nesse setor, empresas de rastreamento veicular utilizam diferentes tecnologias e oferecem uma gama de diferenciais aos seus clientes.

Veja a seguir os benefícios mais importantes de garantir na hora de escolher o seu serviço de rastreamento veicular:

Alerta Antijammer

Jammers são dispositivos bloqueadores de sinal, comumente utilizados em prisões para bloquear o sinal de celulares nas imediações do complexo. Apesar de seu comércio ser proibido, esse tipo de equipamento pode ser obtido ilegalmente e usado em tentativas de roubo de carga.

Eles funcionam criando uma área de sombra, impedindo a comunicação com os dispositivos localizadores

Dessa forma, uma função importante de garantir para o rastreamento veicular é a de alerta antijammer, que irá analisar a qualidade do sinal emitido e indicar tentativas de interferência, permitindo reagir instantaneamente a esse tipo de ação.

Tipos de iscas e dispositivos

Como falamos anteriormente, os dispositivos sinalizadores, também chamados de iscas, podem utilizar diferentes tecnologias de sinal, formatos e aplicações

Idealmente, o serviço de rastreamento veicular mais completo é aquele que atua em um sistema híbrido, combinando variadas tecnologias para diminuir a chance de falhas.

Acompanhamento em tempo real

Outro diferencial de grande importância é o acompanhamento em tempo real, com o menor tempo de delay possível. Através dessa funcionalidade, o rastreamento ocorre de maneira muito mais eficiente, permitindo reações instantâneas, quando necessário.

Cobertura e localização

Também ligado ao uso de diferentes tecnologias de comunicação e sinalização, está a questão da cobertura, precisão e alcance. Considerando as dimensões do território nacional e os locais ermos pelos quais os caminhoneiros têm que passar até o seu destino, são fatores muito relevantes.

Por exemplo, o GPS costuma entregar uma posição mais precisa e definida, enquanto a radiofrequência indica uma área maior. No entanto, o alcance da RF costuma ser maior e ainda supera com mais facilidade os obstáculos, incluindo estruturas e a própria topografia.

Plano de reação

O rastreamento veicular ideal é aquele que conta com um plano de resposta imediato em uma ocorrência, ou seja, caso o veículo rastreado seja alvo de criminosos. Nesse caso, a comunicação entre o rastreamento e as autoridades que irão buscar o veículo e a carga roubada deve ser bem estreita.

A prontidão na resposta desses eventos faz toda diferença, interferindo diretamente nas chances de recuperação.

Controle logístico

Por fim, podemos destacar a capacidade do rastreamento veicular em contribuir para o controle logístico. Isso inclui o repasse de informações diversas sobre o veículo rastreado e os benefícios que podem ser obtidos a partir delas, incluindo o planejamento de rotas, acompanhamento de jornadas e outros.

Conheça os serviços e soluções Tracker

O Grupo Tracker é especializado em soluções para o rastreamento veicular. Aqui você encontra uma série de benefícios e diferenciais, todos citados anteriormente, além de muitos outros que irão atender cada necessidade específica.

Entre as soluções de rastreamento para empresas, você tem acesso às seguintes opções de serviço:

  • Tracker LOG: sistema de rastreamento que combina as tecnologias RF e GPS, extremamente versátil, ideal para automóveis de passeio, pick-ups, motos, caminhões e máquinas. Conta com ótimo índice de recuperação e acompanhamento via smartphone, além de outras funcionalidades importantes, unindo o melhor da proteção contra roubo e furto com a possibilidade de um controle logístico eficiente;
  • Tracker LBS: sistema híbrido de localização e rastreamento, que combina as tecnologias RF e LBS, oferecendo uma solução de qualidade para proteção contra roubo e furto de caminhões, carretas e automóveis, com a possibilidade de visualização dos veículos em mapas;
  • Tracker LBS Max: para caminhões muito visados ou de alto valor, o LBS Max é o serviço ideal, garantindo o máximo de segurança para veículos pesados, combinando um dispositivo LBS/RF a outro dispositivo RF autônomo;
  • Tracker LBS Carga: o nome diz tudo, é o rastreamento desenvolvido exclusivamente para acompanhamento de cargas, permitindo visualização em grid, 2 modalidades de iscas (descartáveis ou recarregáveis) e muito mais.

Encontre a Solução Tracker certa para você!



Categoria: