icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
August 7, 2023

Rastreamento de veículos de carga: conheça 7 benefícios

rastreamento-de-cargas

Compreender o funcionamento do rastreamento de veículos de carga é essencial para assegurar a segurança da sua frota. Mas como utilizar essa tecnologia de monitoramento de forma eficiente?

O rastreamento de veículos de carga oferece uma série de vantagens para a empresa, como a capacidade de identificar a carga em situações de roubo ou furto. Além disso, proporciona um maior controle logístico ao permitir a localização exata do veículo.

Quer conhecer melhor essa tecnologia? Desenvolvemos um guia completo sobre o assunto, que cobrirá os tópicos abaixo. Confira! 

  • O que é rastreamento de veículos de cargas?
  • Como funciona o rastreamento de veículos de cargas na prática?
  • Por que o rastreamento de veículos de cargas é tão importante?
  • Quais são as diferenças entre monitoramento e rastreamento de cargas?
  • Quais são os benefícios do rastreamento de veículos de cargas?

Leia mais em: controle de manutenção de frota - aprenda a aplicá-lo

‍O que é rastreamento de cargas?

O rastreamento de carga monitora a localização da mercadoria transportada durante todo o trajeto do frete. Isto é, desde sua coleta em um centro de distribuição até a entrega no destino.

 É um recurso inteligente, que permite descobrir o local exato do que está sendo transportado e se a entrega foi efetuada corretamente. A forma mais comum de fazer esse monitoramento é pelo dispositivo GPS, que acompanha a posição do veículo em tempo real. 

Além disso, o controle de carga pode ser realizado por meio de mapas digitais integrados aos softwares de gestão da frota, permitindo que a empresa acompanhe a localização da carga diretamente em seu escritório. 

A Tracker, especialista em rastreamento, monitoramento de frotas e recuperação de veículos, otimiza a integração desses sistemas. Entre as vantagens exclusivas do Tracker GPS, destacam-se:

  • monitoramento de ignição;
  • cercas virtuais;
  • backup de dados em caso de sinal interrompido;
  • painel de fácil visualização;
  • controle de frotas;
  • localização em tempo real em mapas de todo o Brasil;
  • alertas e notificações personalizáveis.

Quais são as diferenças entre monitoramento e rastreamento de cargas?

O monitoramento de cargas envolve a supervisão constante das mercadorias durante o transporte. Isso inclui a utilização de tecnologias como GPS, sensores e câmeras para acompanhar aspectos como localização, condições ambientais e integridade da carga. O objetivo principal do monitoramento é garantir a segurança e integridade das mercadorias, identificando eventuais problemas ou desvios no trajeto.

Por outro lado, o rastreamento de cargas é mais focado na obtenção de informações precisas sobre a localização da carga em tempo real. É um processo mais específico, que utiliza tecnologias como GPS e sistemas de comunicação para obter dados sobre a posição exata do veículo e da carga. O rastreamento permite que a empresa saiba exatamente onde está cada remessa, oferecendo maior controle logístico e agilidade no gerenciamento das operações de transporte.

Leia também:

Como funciona o rastreamento de veículos de cargas na prática?

O rastreamento de cargas utiliza tecnologias de geolocalização e transmissão de sinais para acompanhar a localização da carga. Por meio da instalação de rastreadores discretos e seguros, são emitidos sinais que são captados por torres e pontos de controle ao longo do trajeto. 

Esses sinais são triangulados para determinar o posicionamento da carga em tempo real, fornecendo informações precisas sobre sua localização. 

Veja abaixo quais são os tipos de sistemas de rastreamento de cargas mais eficientes do mercado:

  • GPS: sistema que usa a comunicação via satélite para captação e envio do sinal de rastreamento de carga;
  • GPRS: utiliza uma tecnologia similar ao anterior, porém, a comunicação é feita por antenas de telefonia móvel;
  • LBS: sigla para Location Based Service (Serviços Baseados em Localização), que usa informações geográficas para obter e gerar informações;
  • Radiofrequência (RF): nesse rastreamento, as torres de rádio transportam o sinal.

Vale destacar que os criminosos tentam bloquear o sinal com o uso de jammers. Daí a importância de utilizar um sistema híbrido de rastreamento de cargas, que combina diferentes tecnologias.

Como funciona o GPS no rastreamento de cargas? 

O GPS (Global Positioning System) desempenha um papel fundamental no rastreamento de cargas. Ele utiliza uma rede de satélites em órbita para fornecer informações precisas de localização. No contexto do rastreamento de cargas, o GPS é incorporado a dispositivos de rastreamento instalados nos veículos ou nas próprias embalagens da carga.

Quando o veículo está em movimento, o dispositivo de rastreamento envia sinais para os satélites GPS, que por sua vez calculam a posição exata do veículo em tempo real. Esses dados são então transmitidos para um sistema central, permitindo que os responsáveis pelo rastreamento acompanhem a localização da carga em um mapa digital.

Dessa forma, o GPS no rastreamento de cargas possibilita o monitoramento contínuo e preciso da localização dos veículos, fornecendo informações valiosas para otimizar a logística, garantir a segurança da carga e tomar decisões mais informadas durante todo o processo de transporte.

Leia mais em: rastreamento por radiofrequência ou satélite - qual é melhor?

Por que o rastreamento de veículos de cargas é tão importante?

Um dos principais benefícios do rastreamento de cargas é a eficiência na recuperação em casos de roubo ou furto. Essa tecnologia permite localizar o veículo de transporte de carga em tempo real e com alta precisão. Além disso, é capaz de identificar sinais de possíveis problemas, como alterações ou paradas não programadas no planejamento de rotas.

Diante dessas situações, o gestor da frota pode tomar medidas imediatas, como entrar em contato com o motorista ou acionar a empresa responsável pelo rastreamento de cargas. Uma vez confirmada a situação de risco, as autoridades competentes são informadas e as informações de localização do veículo ajudam na recuperação, minimizando prejuízos.

Outro ponto interessante é o monitoramento da carga em si. Essa tecnologia fornece dados valiosos que demonstram os pontos de melhoria, como o controle do consumo de combustível. Essas informações permitem uma análise mais precisa e auxiliam na otimização das operações logísticas.

Confira sete benefícios do sistema: 

1. Reduz riscos e prejuízos

Antes de mais nada, o rastreamento de cargas diminui os riscos e prejuízos em ocorrências de roubos e furtos. Além de dificultar a ação criminosa, a recuperação de veículos rastreados é mais eficiente. 

A prevenção é sempre o melhor remédio, especialmente em um cenário em que o registro de crimes de roubo de carga aumenta em nosso país. 

2. Aumenta a confiança no seu serviço

Muitas seguradoras exigem o rastreamento de cargas para acionar a cobertura do transporte logístico. E, para as transportadoras, isso resulta em maior confiança e chances de fechar novos negócios, além da redução de riscos.

3. Reduz custos

O rastreamento de cargas auxilia na redução de custos. Isso porque, por meio do monitoramento, você descobre se os motoristas estão trafegando por trajetos mais longos ou curtos. Se for a primeira alternativa, pode-se desenvolver rotas otimizadas, economizando com combustível.

4. Base de informações

O rastreamento de cargas proporciona uma boa base de informações para a gestão logística. Com esses dados, é mais fácil tomar decisões e realizar ajustes para aumentar a eficiência e qualidade do transporte de cargas.

5. Satisfação garantida

Ao investir no rastreamento de cargas, você ainda fideliza o consumidor. Afinal, quanto mais informações a empresa tem sobre os serviços, maiores são as chances de descobrir os gargalos e otimizar pontos importantes, como a velocidade na entrega.

6. Potencializa a produtividade 

O rastreamento de cargas impacta diretamente na produtividade. A tecnologia agiliza a comunicação entre motorista e gestor, além de atualizar as informações-chave. 

Nesse sentido, os profissionais aumentam a integração e trocam dados importantes sobre a carga, o veículo e o percurso. Com isso, o transporte será otimizado em todas as fases da logística. 

Leia mais em: logística 4.0 - o que é + como funciona + vantagens

7. Diferencial competitivo

Organizações que investem em sistemas de rastreamento de veículos de carga tendem a melhorar a reputação. Isso mostra que a companhia está preocupada com soluções que sempre melhoram a eficiência dos serviços.  

Com tantos benefícios, quem gerencia a área de logística não pode deixar a operação desamparada. Faça hoje mesmo a cotação do Tracker LBS Carga, o serviço mais completo de rastreamento de cargas valiosas, que inclui:

  • 2 modalidades de iscas - descartável e recarregável;
  • recursos de controle logístico;
  • desenvolvido exclusivamente para cargas;
  • posicionamento em mapa;
  • acompanhamento em grid;
  • alertas antijammer.

Não arrisque a segurança da sua empresa! Agora que você compreende a importância do rastreamento de veículos de carga para a logística, não perca tempo e solicite uma cotação hoje mesmo. 

Estamos ansiosos para receber o seu contato e fornecer a solução ideal para as necessidades da sua empresa!


Categoria: