icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
October 2, 2020

Rastreamento de veículos de carga: tudo que você precisa saber

rastreamento-de-cargas

Rastreamento de veículos de carga: saiba como funciona

Entender como funciona o rastreamento de veículos de carga e como fazer o uso da tecnologia de monitoramento para garantir a segurança da sua frota é indispensável.

Afinal, ela pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, ajudando a identificar a carga em caso de roubo e furto, trazendo mais controle para a sua frota, uma vez que fornece com alta precisão a localização do veículo, entre outros.

Por isso, desenvolvemos um guia completo sobre o assunto, que cobrirá os seguintes tópicos. 

  • O que é rastreamento de veículos de cargas?
  • Como funciona o rastreamento de veículos de cargas na prática?
  • Por que o rastreamento de veículos de cargas é tão importante?
  • Quais são as diferenças entre monitoramento e rastreamento de cargas?
  • Quais são os benefícios do rastreamento de veículos de cargas?

Leia mais também em: controle de manutenção de frota: aprenda a aplicá-lo


O que é rastreamento de veículos de cargas?

Trata-se do acompanhamento da localização da carga transportada durante todo o trajeto do frete, desde sua coleta em um centro de distribuição até a entrega no destino.

A base disso está nas principais tecnologias de rastreamento de logística, com o uso de dispositivos sinalizadores que permitem posicionar o veículo no mapa e utilizar plataformas de monitoramento para interagir com ele, oferecendo segurança e eficiência para o transporte de cargas.

Como funciona o rastreamento de veículos de cargas na prática?

O rastreamento de cargas funciona por meio das tecnologias de geolocalização e emissão de sinais. O dispositivo rastreador veicular é instalado de maneira discreta e segura, emitindo sinais para torres e pontos de controle ao longo do trajeto, que auxiliam na triangulação e indicam o posicionamento da carga em tempo real.

Veja abaixo quais são as tecnologias de rastreio de cargas mais eficientes e utilizadas no mercado:

  • GPS: sistema que utiliza a comunicação via satélite para captação e envio do sinal de rastreamento de carga;
  • GPRS: utiliza uma tecnologia similar, porém a comunicação é feita através de antenas de telefonia móvel;
  • LBS: sigla para Location Based Service (Serviços Baseados em Localização) - sistema que utiliza informações geográficas para obter e gerar informações úteis para os usuários;
  • Radiofrequência: o rastreamento por radiofrequência usa sinal das torres de rádio para transportar o sinal.

Vale destacar que os criminosos conhecem essas tecnologias e tentam bloquear o sinal com o uso de jammers. Por isso, a importância de utilizar um sistema híbrido de rastreamento de cargas, que combine diferentes tecnologias de sinal.

E como funciona o rastreamento de carga do ponto de vista do gestor de logística? Basicamente, o gestor utiliza essa tecnologia para garantir a segurança no transporte de cargas valiosas.

Leia mais também em: rastreamento por radiofrequência ou satélite: qual é melhor?

Por que o rastreamento de veículos de cargas é tão importante?

O primeiro benefício é a eficiência do recurso na recuperação em ocorrências de roubos e furtos de carga. 

A tecnologia fornece com alta precisão a localização do veículo de transporte de carga em tempo real, o que dá sinais de que algo está errado, como alterações e paradas não previstas no planejamento de rotas.

A partir disso, o gestor da frota pode tomar atitudes, como tentar entrar em contato com o motorista ou acionar a provedora do rastreamento de cargas. 

Comprovada a situação de risco, as autoridades serão acionadas e as informações de posição do veículo auxiliarão na recuperação do mesmo e da carga transportada, diminuindo prejuízos.

Outro ponto interessante  é o monitoramento da carga. Ele, fornece dados que ajudam a entender quais são os pontos que precisam ser otimizados em sua empresa, como o controle de combustível.

Quais são as diferenças entre monitoramento e rastreamento de cargas?

Grande parte das pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre monitoramento e rastreamento de cargas. Por isso, explicaremos os dois conceitos a partir de agora. 

Rastreamento de cargas é o uso de dispositivos para registrar e acompanhar a localização da frota, além de contar com um plano de recuperação de veículos para combater qualquer ameaça;

Monitoramento de cargas engloba tudo que a gestão de frotas e logística faz com a ferramenta de rastreamento. O monitoramento de cargas acompanha ocorrências durante o trajeto e confere se o planejamento logístico está sendo seguido e trazendo os resultados esperados.

Quais são os benefícios do rastreamento de veículos de cargas?

Depois de entender como funciona o rastreamento de cargas, vamos conhecer quais são os benefícios de utilizar essa ferramenta na gestão de frotas. Acompanhe!

1. Reduz riscos e prejuízos

Em primeiro lugar, é importante destacar que o rastreamento de cargas diminui os riscos e prejuízos em uma ocorrência como roubos ou furtos. Além de dificultar a ação criminosa e amenizar as chances dela acontecer, a recuperação de veículos rastreados é muito mais eficiente. 

A prevenção no rastreamento de veículos de carga é sempre o melhor remédio, especialmente em um cenário em que o registro de crimes de roubo de carga aumenta em nosso país. Pelo menos, é o que apontam os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

De acordo com o levantamento, em 2021, foram registrados 4.131 crimes no Estado, entre janeiro e agosto deste ano. Para se ter uma ideia, é um aumento de 4,71% se for comparado com o mesmo período do ano passado. 

A capital paulista registrou 1.909 casos (46,21%). Já na região metropolitana, que compõem 39 cidades, foram computados 1.273 crimes (30,82%). No interior do Estado, houve 949 registros (22,97%).

A situação também é preocupante no Rio de Janeiro. No Local, há 12 roubos de cargas diários, de acordo com um levantamento feito pelo Firjan. Portanto, para evitar prejuízos, invista em um rastreamento de veículos de carga para a sua empresa. 

2. Aumenta a confiança no seu serviço

Muitas seguradoras exigem o rastreamento de cargas para acionar a cobertura do transporte logístico. Para transportadoras, isso resulta em maior confiança e chances de negócio, além da redução de riscos.

3. Reduz custos

O rastreamento de cargas ajuda a sua empresa a reduzir custos. Isso porque, por meio do monitoramento, você descobre se os motoristas estão trafegando por trajetos mais longos ou curtos. Se for a primeira alternativa, é possível desenvolver rotas mais otimizadas, garantindo menos gastos com combustível que, em algumas regiões do país, já está no valor de R$ 8;

4. Base de informações

O rastreamento de cargas proporciona uma boa base de informações para a gestão logística. Com essas informações é mais fácil tomar decisões e realizar ajustes para aumentar a eficiência e qualidade do transporte de cargas.

5. Satisfação garantida

Ao utilizar um rastreamento de cargas que funciona, você pode conquistar a fidelização do consumidor. Afinal, quanto mais informações a sua empresa tem sobre os serviços que são executados, maiores são as chances de descobrir os principais gargalos e otimizar pontos importantes, como velocidade na entrega.

6. Potencializa a produtividade 

O rastreamento de cargas pode impactar diretamente a produtividade da empresa. A comunicação eficiente entre motorista e gestor se torna menos complexa com a utilização da tecnologia e ajuda na atualização de dados que são considerados essenciais para a sua organização. 

Diante desse cenário, os profissionais da companhia aumentam a integração e trocam dados importantes não só sobre a carga, mas também do veículo e do percurso. Com isso, o transporte de cargas melhora a performance em todas as fases da logística. 


Leia mais em: logística 4.0: o que é + como funciona + vantagens

7. Diferencial competitivo

Em grande parte dos casos, as organizações que investem em sistemas de rastreamento de veículos de carga melhoram a reputação com os consumidores. Afinal, a sua companhia mostra que está preocupada com a modernização e soluções que sempre melhoram a eficiência dos serviços.  

Com tantos benefícios, quem gerencia uma logística de transporte de cargas não pode deixar a sua operação desamparada. Faça hoje mesmo sua cotação do Tracker LBS Carga, o serviço mais completo de rastreamento de cargas valiosas, que inclui:

  • 2 modalidades de iscas - descartável e recarregável;
  • Controle logístico;
  • Desenvolvido exclusivamente para cargas;
  • Posicionamento em mapa;
  • Acompanhamento em grid;
  • Alertas antijammer.

Não deixe sua empresa na mão, você sabe como funciona o rastreamento de veículos de cargas e sua importância para a logística. Faça a cotação, esperamos seu contato!

 



Categoria: