Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
September 15, 2020

Qual o melhor rastreador para caminhão? Veja como descobrir

melhor-rastreador-caminhao

Qual o melhor rastreador para caminhão? Veja como escolher

O transporte rodoviário de cargas é o modal mais utilizado no Brasil, sendo essencial para qualquer operação logística. Com tanto investimento e movimentação de valores, não é de se espantar que o roubo de cargas seja uma ameaça tão presente no setor, por isso escolher o melhor rastreador de caminhão pode te livrar de grandes perdas.

Tomar medidas preventivas em relação à segurança e recuperação de caminhões roubados se torna uma necessidade tão pertinente quanto realizar a gestão de frota e planejar as rotas.

Nesse quesito, um item essencial para o monitoramento de cargas é o rastreador para caminhão. Com o uso de tecnologia e inteligência logística, esse equipamento permite um acompanhamento completo da localização do veículo e tem um papel importantíssimo na recuperação do mesmo em caso de roubos.

Veja como funciona o rastreador para caminhão, quanto custa e quais funções são essenciais para o serviço que irá contratar.

O que é rastreador de caminhão?

O rastreador de caminhão é um aparelho de localização em tempo real, que é instalado em uma área segura e escondida no veículo. O rastreador funciona emitindo sinais que podem ser captados por uma central, antenas fixas ou mesmo outros dispositivos móveis próprios para captação.

Estes aparelhos podem trabalhar com diferentes tecnologias de sinal. As mais comuns são:

Sinal GSM

GSM é a sigla para Global System for Mobile Communications, que em tradução livre seria Sistema Global para Comunicações Móveis. É a mesma tecnologia empregada na telefonia celular. Nesse caso, o rastreador possui um chip que se comunica com as torres de celulares e por meio da triangulação se tem a posição do veículo.

Sinal GPS

Também conhecido como Sistema de Posicionamento Global, o GPS é um sinal por satélite. O rastreamento nesse modelo é muito preciso, fazendo a triangulação entre receptores terrestres, o emissor no veículo e os satélites em órbita.

Sinal RF

O rastreamento de veículos por radiofrequência é um dos mais eficientes, uma vez que ele tem um enorme alcance. Como a emissão de sinal funciona através de torres de rádio, a abrangência do sinal garante que a posição do rastreador seja mais fácil de localizar. 

O aparelho rastreador pode combinar mais de uma tecnologia para garantir a sua eficiência. Com a rede de receptores e transmissores garantindo a localização em tempo real, que pode ser exibida através de dispositivos como computadores e smartphones.

O rastreamento de veículos não é feito apenas com a aquisição do aparelho. É necessário contratar o serviço de rastreamento para utilizar a rede de transmissão da operadora. O mais indicado é fazer cotações e pesquisar um pacote de aparelho rastreador e serviço que caiba no seu orçamento, mas que também conte com itens essenciais.

Benefícios do rastreador de caminhão

Utilizar um bom serviço de rastreio de veículos de carga garante muitos benefícios para a gestão de frotas e transporte de insumos. De modo geral, podemos citar:

  • Evita prejuízo financeiro: ao agilizar a recuperação de veículos roubados, o rastreador de caminhões combate os prejuízos financeiros ocasionados em decorrência da ação criminosa. Com eles você tem muito mais chances de recuperar o veículo e a carga com o mínimo de perda;
  • Diminui valor do seguro: assim como no seguro de veículos de passeio, contar com sistemas de segurança ajuda a diminuir o custo total do seguro, uma vez que as chances de resgatar o sinistro são menores. Nesse caso, equipamentos como alarmes e o próprio rastreador de caminhões ajudam a baratear a conta na seguradora;
  • Inibe a ação criminosa: empregar sistemas de segurança e recuperação de veículos,  como um rastreador de caminhão, ajuda a inibir a ação de criminosos, uma vez que a dificuldade e o risco para tal empreitada aumentam e o "dinheiro fácil" acaba muito mais difícil de se conseguir.

Qual o melhor rastreador para caminhão?

Para responder essa pergunta, é importante saber quais são os fatores essenciais para o rastreamento de veículos de carga. São eles:

1. Uso combinado de tecnologias

O principal fator a se considerar na hora de escolher o rastreador de caminhões é a tecnologia empregada nele. Ou melhor, as tecnologias. 

Isso porque o recomendado é que o aparelho utilize diferentes tipos de sinais para a localização do veículo. Essa combinação de sinais irá garantir maior precisão e ainda permite que em caso de interrupção de um sinal, o outro continuará emitindo a posição do veículo.

Vale destacar que essa interrupção ocorre tanto por fatores naturais, como distância das torres de telefonia e topografia da região, quanto por ação criminosa, como o uso de jammers, aparelhos que distorcem e interrompem o sinal GSM e GPS.

O jammer é um dispositivo de uso proibido pela ANATEL, mas infelizmente o comércio ilegal do produto ainda existe no Brasil, como apurado na reportagem do canal Tecmundo:

2. Facilidade de acompanhamento

Principalmente para empresas de logística e no gerenciamento de frotas, a praticidade para acompanhar a localização da carga e do veículo é um fator de alta relevância para escolher o melhor rastreador de caminhão.

Atualmente, o modelo mais indicado é o serviço de rastreamento com painel online, que permite a visualização online da localização do veículo. O ambiente online é acessado apenas por login e senha, o que garante também a segurança do serviço.

3. Alta tecnologia e discrição

O rastreador de caminhão deve ser um aparelho discreto e facilmente ocultado em meio à estrutura do veículo. A medida que a tecnologia avança, ele fica cada vez mais discreto e eficiente, evitando que criminosos encontrem o dispositivo.

4. Atualização constante

Além de uma excelente combinação de tecnologias de rastreamento, é importante que o serviço rastreador como um todo se mantenha sempre atualizado. Para definir o melhor rastreador para caminhão, pesquise se os mapas são atualizados e se a empresa que presta o serviço continua investindo na expansão das torres e pontos de controle.

Aqui vale acrescentar que esse também é um ótimo motivo para adquirir o rastreador de caminhão e o serviço de rastreamento, e não apenas comprar o dispositivo e instalar por conta própria, já que ele pode ficar defasado rapidamente e perder a sua eficiência.

5. Adicionais oferecidos

Além da tecnologia de rastreio em si, é importante que o serviço contratado disponha de adicionais que valorizam o pacote e aumentam sua eficiência. Nesse caso, busque saber as funcionalidades oferecidas no painel de acompanhamento. Funções como possibilidade de criar alertas, cercas digitais e outras acabam por facilitar a gestão de frotas, alimentando o seu sistema com informações importantes para otimizar o frete.

Conheça o Tracker LBS MAX

Agora que você já sabe como funciona e para que serve um rastreador de veículos, chegou a hora de recomendar o melhor serviço de rastreamento para caminhões, o Tracker LBS MAX.

Desenvolvido com foco em veículos pesados com cargas valiosas, o Tracker LBS MAX combina a tecnologia LBS - Located Based System, uma versão avançada do sinal GSM, com o rastreio autônomo por radiofrequência. Unindo o LBS e o RF, o rastreamento fica muito mais eficiente, proporcionando os seguintes benefícios:

  • 2 dispositivos de localização independentes;
  • Sistema RF ativa automaticamente com a interrupção do LBS;
  • Acompanhamento em tempo real;
  • Alerta antijammer;
  • Posicionamento exibido em mapa;
  • Integração com controle logístico.

O Tracker LBS MAX pode ser contratado por tempo de uso, com opções que se adequam a sua necessidade e orçamento. Faça sua cotação com a Tracker e aproveite a tecnologia como aliada da sua logística.


Categoria: