icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
April 20, 2021

Revisão de carros: saiba como realizar a manutenção preventiva

revisao-de-carros

Revisão de carros: manutenção preventiva não é só antes de viajar

A maioria dos motoristas sabe que antes de pegar a estrada é importante fazer a revisão do carro, no entanto, essa manutenção preventiva do automóvel não deve ser feita exclusivamente nessa situação. Para garantir que está tudo funcionando corretamente e evitar quebras, essa verificação deve ser periódica.

Mas e então, de quanto em quanto tempo deve ser feita a revisão de carros, quais itens são verificados e qual o custo médio dessa checagem nas oficinas mecânicas? Vamos responder essas e outras perguntas nesse artigo. Confira!

O que é a revisão de carros?

De maneira geral, a revisão de carros é um tipo de manutenção preventiva realizada para verificar as condições dos componentes mecânicos do veículo, uma vez que o desgaste natural do automóvel é conhecido pelas montadoras através dos testes de durabilidade e exames feitos no desenvolvimento do mesmo.

Dessa forma, temos um exemplo comparativo e uma previsão de durabilidade quando a revisão de carros indica que uma peça apresenta desgaste. Caso esse desgaste esteja atingindo um ponto crítico, próximo ao limite aceitável, recomenda-se a substituição da peça.

A grande importância da revisão de carros está em manter o veículo em boas condições e evitar quebras, que não só podem causar acidentes de maior gravidade, como também provocam danos em outros componentes e aumentam o prejuízo.

Entende-se dessa forma que a revisão veicular é uma forma de manutenção preventiva, enquanto a troca de uma peça quebrada é chamada de manutenção corretiva.

Quando deve ser feita a revisão veicular?

A periodicidade da revisão de carros varia bastante de acordo com a situação

Comprando um carro novo, as concessionárias mantêm um calendário de revisões programadas e obrigatórias para manter a garantia do veículo, normalmente marcadas para realização a cada 10 mil km, até atingir a quilometragem total de 100 mil km rodados.

Para a compra de seminovos ou revisão do seu carro já com anos de uso, geralmente é recomendado um mínimo de 6 meses ou 10 mil km entre as checagens, o que vier primeiro. Isso porque, mesmo que o veículo fique parado, certos componentes têm um prazo de validade determinado.

Por exemplo, o alinhamento e balanceamento deve ser feito a cada 10 mil km ou então quando fizer a troca e rodízio de pneus. Se o trajeto que costuma fazer com o veículo for muito irregular, tais como estradas de terra ou vias com muitos buracos, pode ser recomendado realizar esse ajuste com ainda mais frequência.

Componentes como o filtro de ar do motor, filtro de combustível e o filtro do ar-condicionado devem ser verificados a cada 15 mil km ou de acordo com as instruções no manual do veículo.

Por fim, fluido de freio e velas podem ser checadas em intervalos maiores, a cada 20 mil km rodados.

E vale lembrar que antes de fazer uma viagem longa, a revisão é essencial para garantir a segurança e evitar problemas logo quando se está tentando relaxar. Viagens exigem muito da mecânica e dos fluidos, por isso ela é tão importante.

Importância da revisão do seu carro

A revisão de carros é importante para manter o veículo em boas condições de rodagem e para garantir uma boa durabilidade nas peças e componentes mecânicos

Isso porque essa manutenção preventiva faz os ajustes finos que trazem o carro de volta para o funcionamento adequado, uma vez que é normal que os mecanismos fiquem mais folgados com o passar do tempo.

Além disso, a revisão também verifica fluidos essenciais para o funcionamento do automóvel. Quem acha que o carro só precisa de gasolina, saiba que o óleo do motor, responsável pela lubrificação dos componentes do motor do carro, também é de extrema importância, devendo sempre estar dentro do prazo de validade para evitar danos graves por atrito excessivo.

Outros itens que demandam atenção extra são os componentes elétricos, principalmente em veículos de injeção eletrônica, freios, fluidos do radiador e pneus.

O que é feito na revisão de carros?

Em geral, a revisão de carros segue um checklist de manutenção preventiva, com a checagem metódica e realização de testes em diversos componentes da mecânica do veículo. Normalmente, os itens incluídos na revisão são os seguintes:

1. Motor

Os componentes do motor de carro formam o coração do veículo, por isso não devem ficar de lado na revisão veicular. Nessa checagem, é interessante verificar a existência de vazamentos, estado da correia dentada, nível e tempo de uso do óleo e líquido de arrefecimento, principalmente avaliando o aditivo do radiador.

2. Freios

O manual do proprietário e os próprios fabricantes de freios indicam o tempo de revisão do componente. Em geral, é importante garantir a eficiência do componente e verificar o funcionamento, pastilhas e discos de freio, bem como os fluidos de freio e as luzes de sinalização, tudo para evitar acidentes.

3. Transmissão e embreagem

A revisão de carros deve incluir a verificação da embreagem e demais componentes da transmissão, que transforma a força do motor em movimento e torque para as rodas do carro. 

Nesse caso, é importante conferir a embreagem, eixos, diferencial e caixa de câmbio. Isso também vale para os carros com câmbio automático.

4. Sistema elétrico

O sistema elétrico é essencial para a ignição e acionamento correto das luzes e componentes eletrônicos do veículo. Portanto, fazer um diagnóstico completo é essencial, inclusive da bateria do carro e da injeção eletrônica, que afeta diretamente o consumo de combustível do veículo.

Também é relevante conferir o estado de conservação do farol do carro, para garantir que isso não afetará o sistema elétrico.

5. Filtros

A maioria dos carros atuais conta com filtros de óleo, ar, combustível e do ar-condicionado. Para garantir o conforto e funcionamento adequado desses itens, é essencial que a revisão faça a troca dos filtros anualmente.

6. Pneus

Pneus carecas, que não estão em condições de rodagem, podem provocar acidentes e multas de trânsito. Por isso, é essencial verificar o nível de desgaste dos pneus. Caso seja feita a troca, alinhamento e balanceamento também são recomendados.

7. Velas

As velas precisam ser trocadas periodicamente. Essenciais para a ignição do combustível, elas podem acumular sujeira e perder a eficiência, principalmente quando expostas a gasolina de má procedência ou rodagem com filtro de combustível fora das condições ideais.

Quanto custa uma revisão de veículo?

O custo de uma revisão veicular varia de acordo com o local onde o serviço é executado, qual o modelo do carro e também com base na quantidade de itens que requerem substituição. Em geral, realizar o serviço em oficinas mecânicas é mais barato, porém é importante que o local seja de confiança.

Há também a possibilidade de revisão de carros nas concessionárias e oficinas autorizadas. Apesar de serem mais caras, a garantia de peças originais e mecânica especializada no veículo são benefícios que podem fazer essa escolha valer a pena.

Quer mais motivos para fazer a revisão na concessionária? Veja o vídeo a seguir:

De modo geral, investir na revisão de carros é mais barato do que simplesmente ignorar a necessidade de manutenção preventiva e esperar a quebra de um componente. 

Além disso, vale ressaltar que o custo da revisão pode diminuir bastante se o motorista fizer os cuidados básicos de rotina e dirigir de maneira defensiva e responsável.

Do Grupo Tracker para o seu carro

Cuidar da manutenção do carro é importante, mas você pode ir além e garantir a proteção do veículo. Basta contar com as novidades do Grupo Tracker.

Agora, além de contar com os nossos sistemas de rastreadores veiculares, que oferecem uma segurança extra e maior chance de recuperação em caso de roubos e furtos, você também pode contratar o novo serviço de rastreador com seguro veicular, que combina a nossa tecnologia com o seguro de alta confiabilidade da Liberty Seguros, em 3 opções de pacote de serviços.

Tem uma Solução Tracker perfeita para você e seu carro. Descubra!

Categoria: