icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
January 15, 2021

Troca de óleo do carro: saiba como fazer corretamente

troca-de-oleo-do-carro

Troca de óleo do carro: saiba tudo sobre o assunto!

Realizar a troca de óleo do carro, assim como manter a manutenção preventiva em dia, fazer rodízio dos pneus e ter um seguro veicular que atenda às suas necessidades, é uma tarefa que precisa fazer parte da sua rotina.. 

Ter um carro é uma conquista sonhada por muitos, mas com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Nesse caso, ter um automóvel na garagem traz de carona uma série de cuidados que devem ser adotados para manter o veículo em boas condições.

Como mencionado, a troca do óleo do motor é um cuidado básico com o carro, porém, também é muito importante. Relativamente simples e barata, se comparado a outras visitas do seu carro a uma oficina, ela ainda traz muitas dúvidas para os motoristas, principalmente quem acaba de comprar o seu primeiro carro.

Para ajudar os donos de veículos a fazerem corretamente a troca de óleo do carro, reunimos aqui tudo que precisa saber sobre a função do óleo, como escolher o óleo certo para o seu veículo e  outras curiosidades sobre o tema. Continue lendo!

Para que serve o óleo do carro?

De modo geral, o óleo do motor do carro desempenha algumas funções para manter as condições ideais de funcionamento da mecânica. A primeira é promover a lubrificação entre os componentes internos do motor, diminuindo assim o atrito e, consequentemente, evitando o desgaste precoce das peças.

O óleo do motor também serve para promover a limpeza das peças. Ao fluir entre os componentes do motor, ele retira as impurezas e evita que elas se acumulem, o que também causaria desgaste e quebra no motor.

Também vale destacar que o óleo do carro auxilia o motor a manter a temperatura ideal de operação, mesmo que essa não seja sua função principal. Para isso temos o sistema de arrefecimento. Falando no assunto, leia nosso artigo sobre aditivo do radiador e tire todas suas dúvidas.

Qual o óleo certo para o meu carro?

Para saber qual óleo escolher para o seu carro, o ideal é seguir as recomendações presentes no manual do proprietário do veículo. Nele é possível encontrar o tipo de óleo do motor, seja mineral ou sintético, e a classificação recomendada.

De todo modo, o mais importante é não misturar viscosidades e tipos de óleo, uma vez que isso pode prejudicar a qualidade do fluido e causar danos ao motor do carro. Quando identificar qual o óleo ideal para o seu carro, o correto é sempre fazer a substituição pelo mesmo tipo de fluido.

Diferença entre óleo mineral semissintético e sintético

Um ponto muito importante para se saber antes da troca de óleo do carro é o tipo de óleo utilizado no veículo. No geral, existem 3 tipos de óleo, o mineral, o semissintético e o sintético. Veja as principais características de cada um deles:

Óleo mineral

Refinado do petróleo e combinado a alguns aditivos, o óleo mineral é o mais comum e antigo no mercado. Ele é mais barato, atende melhor às necessidades de carros antigos e tem uma vida útil menor.

Pela durabilidade reduzida e o fato de ter mais impurezas na sua composição, o óleo mineral não é tão eficiente  e requer mais trocas de óleo do carro para manter a eficiência.

Óleo semissintético

O óleo semissintético possui uma base mineral, porém ele é processado e recebe uma série de aditivos para aumentar sua qualidade. Ele apresenta poucas impurezas, mantém a viscosidade ideal por mais tempo e tem maior estabilidade térmica do que o óleo mineral.

Óleo sintético

Por fim, temos o óleo sintético para o motor. Obtido através da mistura de óleos básicos e aditivos, ele tem uma composição mais duradoura, eficiente e robusta. O desempenho desse tipo de óleo lubrificante é superior e ele é capaz de suportar condições mais exigentes, como uso diário e frequente do veículo.

A relação custo-benefício é melhor no óleo sintético. Mesmo que custe mais, a maior durabilidade e o fato que ele contribui para economia de combustível garante que o desempenho do componente compensa.

Com tudo isso, vale lembrar que a melhor opção é a indicada no manual do veículo. A montadora realiza diversos testes para fazer essa indicação e a melhor opção para manter o carro bem cuidado é segui-la.

Quando fazer a troca do óleo do carro?

Do mesmo modo que se descobre o tipo de óleo a partir do manual do veículo, a informação sobre quando fazer a troca do óleo do carro também consta nesse documento. No geral, a maioria dos veículos indica fazer a troca do óleo a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses desde a última troca, o que vier primeiro.

No entanto, essa não é uma regra. Além de consultar o manual do proprietário do veículo, vale conferir as recomendações do fabricante do óleo. Em alguns casos, como óleos minerais e veículos que são usados com muita frequência, pode ser recomendado a troca do óleo do carro em períodos mais curtos, como a cada 5 mil quilômetros ou 6 meses.

Oficina especializada, posto de combustíveis ou trocar óleo do carro em casa?

Quando pensamos em fazer a troca do óleo do carro, fica a dúvida se devemos procurar uma oficina especializada, um posto de combustíveis ou se vale a pena economizar um pouco e fazer a substituição em casa.

De todo modo, a decisão é sua. Uma oficina especializada será sempre a melhor opção, pois o serviço é mais garantido. Escolher um posto de gasolina com serviço de troca de óleo é uma opção mais econômica e cômoda, porém é interessante pesquisar a reputação do posto antes de fazer a sua escolha.

Trocar o óleo do carro em casa requer algum conhecimento mecânico, ferramentas adequadas e cuidado para não fazer muita sujeira. Para saber como trocar o óleo do carro em casa, assista o vídeo abaixo:

Assim como visto no vídeo, é importante aproveitar a substituição do óleo para trocar também o filtro. O filtro, como o nome já diz, retira as impurezas do óleo. Trocar somente o óleo faz com que o filtro antigo passe o excesso de impurezas para o óleo novo e prejudique assim sua efetividade.

Por fim, vale destacar a questão de fazer a checagem e completar o nível de óleo. É comum ir ao posto e pedir para o frentista checar o óleo, se o nível estiver baixo e não for hora de trocar, é comum pedir para completar o nível.

Essa prática é comum, porém ela deve ser reservada apenas para situações emergenciais. Misturar óleo antigo com o novo e rodar acima do nível máximo pode provocar danos ao motor.

Cuide bem do seu carro com a Tracker

A Tracker é especialista em rastreamento veicular, uma ótima opção para usar o seu carro com mais tranquilidade em qualquer situação. Mas o que você talvez não saiba é que a Tracker tem valores agregados para deixar o serviço de rastreamento ainda mais completo.

Clientes Tracker podem adquirir serviços adicionais de assistência por um valor muito mais acessível. Quem usa nossas soluções de rastreamento também pode contar com:

  • Road Assistance: serviço de assistência para motos, carros e caminhões, com guincho, chaveiro, socorro mecânico e muito mais;
  • Vidros, Martelinho e Reparo Rápido: através da Tracker você também pode ter acesso a assistência para manutenção de vidros, martelinho de ouro e reparos rápidos, tudo por um valor bem acessível.

Encontre a Solução Tracker que mais atende às suas necessidades!

Categoria: