icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
January 4, 2021

Viajar de moto: Guia de tipos de moto, destinos e segurança

viajar-de-moto

Guia para viajar de moto: melhores motos, destinos e dicas de segurança

Nada como viajar de moto para sair da rotina em grande estilo, especialmente considerando o momento de pandemia da covid-19, que deixou muita gente “presa” em casa. Se está querendo sentir a liberdade e o vento no rosto em uma jornada como essa, preparamos um guia especial para viagens de moto.

Mesmo sendo uma experiência inesquecível, muitos motociclistas que já toparam essa aventura já viveram alguns perrengues. A melhor forma de se preparar para viajar de moto é aprender com esses exemplos. Imprevistos acontecem, mas todo cuidado é pouco para não estragar sua viagem.

Para quem não conhece tantos motociclistas ou simplesmente quer garantir que tudo corra bem ao viajar de moto, hoje vamos passar algumas dicas para você se preparar.  Além disso, vamos indicar as melhores categorias de motos para viajar, destinos nacionais e internacionais que valem a pena e passar cuidados para tornar essa aventura mais segura e positiva. Boa leitura!

Dicas para se preparar para uma viagem de moto

A preparação para viajar de moto é essencial. Tem um gostinho especial, dá uma ansiedade boa e ajuda a controlar a vontade. Com tudo isso, tome cuidado para não deixar nada passar despercebido.

Principalmente em viagens mais longas e complexas, você precisa planejar e se equipar. Para ajudar nessa etapa super importante, confira 5 dicas rápidas para colocar em prática antes de ligar a moto e pegar a estrada.

1. Planejamento de viagem

A parte de planejar a viagem de moto deve ser conduzida com muito cuidado. Comece pelo trajeto. Qual rota pegar, pontos para reabastecer, paradas de descanso, compras de suprimentos e outras necessidades que precisam ser atendidas, tudo deve ser levado em conta e irá determinar não só o caminho a seguir, mas também o que precisa levar de casa.

Vale destacar ainda que algumas rotas são mais complexas e demandam mais habilidade que outras. Portanto, considere fatores como curvas, qualidade da pista, tráfego de veículos pesados, entre outros.

2. Revisão mecânica

A revisão mecânica antes de viajar de moto é muito importante para evitar surpresas que acabam com a sua aventura. Antes de mais nada, manter uma rotina de cuidados básicos com o seu veículo é sempre relevante e isso também vale para motos usadas para viajar.

Principalmente se a moto não é utilizada no dia-a-dia, manter a manutenção preventiva em ordem é muito interessante. Quanto à revisão, conte com um bom mecânico para garantir que a moto está tão pronta para a viagem quanto você.

3. Cuidados com os pneus

Os pneus precisam de cuidados extras antes de viajar de moto, principalmente se considerar que não tem estepe à disposição. É preciso garantir que os pneus estão em boas condições. Além disso, contar com um Kit Reparo para Pneus é uma ótima ideia.

4. Equipamento e vestuário

Começando pela sua vestimenta, invista em calças, jaquetas e luvas que ofereçam cobertura da pele, proteção UV e conforto. Algumas até contam com placas de proteção embutidas, para proteger os joelhos, cotovelos e outras partes que podem ser machucadas em caso de queda. Também vale optar por cores fortes e faixas refletivas para aumentar a visibilidade do motociclista.

Os equipamentos que levará na viagem também precisam ser preparados. Já falamos do Kit Reparo, mas também é interessante levar um GPS para mostrar o caminho. 

Caso vá usar um aplicativo, considere a necessidade de ter um ou mais power banks na bagagem, para não correr o risco de ficar sem bateria. Por fim, escolha um capacete apropriado, que seja confortável, seguro e bem ventilado.

5. Bagageiros

Motos não têm porta-malas, então o jeito é se virar com bagageiros e alforjes. A dica aqui é tomar bastante cuidado na fixação desses equipamentos, pensar cuidadosamente no que levar numa viagem de moto e distribuir o peso da carga de forma equilibrada para não impactar a pilotagem.

Melhores motos para viajar

Para viajar de moto é preciso ter uma moto, não é mesmo? O modelo ideal influencia a pilotagem e pode ser útil também para escolher a rota mais apropriada. Na prática, você pode usar qualquer motocicleta, mas é claro que não recomendamos pegar estrada com uma scooter.

Existem modelos mais adequados para isso. Portanto, confira quais são as melhores motos para viajar:

  • Big Trail: as Big Trail são como SUVs, bem utilitárias e próprias para rodar longas distâncias em qualquer pavimento exceto lama. Nessa categoria, temos a Yamaha Super Ténéré 1200 e a Triumph  Tiger 800 XR. É recomendado ter experiência de pilotagem para conduzir uma moto dessas;
  • Crossover: Crossover é outro modelo que combina com uma grande variedade de terrenos, combinando os estilos trail e street, com um bom custo-benefício. Podemos citar a Honda CB 500X e a BMW S 1000 XR como exemplos;
  • Touring: as Touring foram feitas para viajar de moto na estrada, contam com uma boa estabilidade e tem um tanque de combustível com maior capacidade. Elas são bem robustas e pesadas, exigindo experiência do piloto. A Honda Gold Wing é um exemplo clássico da categoria.
  • Custom: ao falar viagem de moto a imagem que vem a cabeça é uma moto Custom e a sensação de vento no rosto. Modelos como a Harley-Davidson Iron 883 e a Triumph Boneville Bobber são exemplos da categoria. Feitas para rodar na estrada e na cidade, elas são bem estáveis e estilosas, mas também são pesadas e precisam de experiência para pilotar.

Destinos nacionais e internacionais para viajar de moto

Agora que já falamos sobre as motos para viajar, vamos dar algumas dicas de destino. No Brasil e pela América do Sul, temos muitos pontos turísticos que valem a pena visitar e ficam ainda melhores com uma viagem de moto antes disso. 

Confira 4 recomendações de melhores destinos nacionais e internacionais para viajar de moto:

Estrada Real: o chamado “Caminho do Ouro” é um trajeto de mais de 1.500 km, cruzando Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Para quem gosta de história, é um prato cheio. A moto precisa ser apropriada para trechos off-road;

Chapada dos Veadeiros: o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é reconhecido como um ótimo destino para viajar de moto no Brasil, com um cenário de tirar o fôlego e muitas opções de turismo de aventura no local;

Deserto do Atacama: o destino fica no Chile, mas a estrada atravessa a Argentina e a Cordilheira dos Andes. É essencial ter experiência de pilotagem, mas a viagem vale muito a pena;

Ushuaia: passando pelo Uruguai até a Argentina, pela incrível Ruta Nacional 3, Ushuaia é uma ótima opção para as primeiras viagens de moto, por contar com estradas mais retas. Também é recomendado ir em grupos, por se tratar de uma região bem isolada.

Se você quiser um passeio mais simples e que podem ser interessantes para sair da rotina de quarentena, o vídeo abaixo pode te ajudar:

Dicas de segurança para viajar de moto

As nossas últimas dicas para viajar de moto são para cuidar bem da segurança. Em primeiro lugar, conte com um bom seguro de automóveis, isso é imprescindível para não ficar na mão. Como dissemos, imprevistos acontecem e ter um seguro com socorro é ótimo. 

A dica importante é conferir a cobertura do seguro para viagem de moto internacional, afinal de contas, ficar perdido em outro país não é nada legal.

Por fim, nossa sugestão é equipar a moto com um rastreador veicular. Principalmente em casos onde a viagem te leva por caminhos ou para destinos mais isolados

Certos trechos podem ter maiores índices de violência, portanto um rastreamento pode inibir a ação de criminosos ou pelo menos ajudar a recuperar a moto em caso de roubos e furtos.

Solução Tracker para qualquer situação

A Tracker é especialista em segurança e rastreamento de veículos. Para o seu dia-a-dia ou para pegar a estrada em uma viagem de moto, nós temos a solução. 

Com efetividade em locais remotos e funcionamento autônomo, o rastreamento Tracker conta com um time pronto para responder em uma ocorrência, além disso, temos um canal direto para acionar as autoridades e oferecer socorro.

Faça já uma cotação online e encontre sua Solução Tracker!


Categoria: