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O Caçador Tracker
January 12, 2021

Aditivo do radiador: qual a função e como utilizar?

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Tudo que você precisa saber sobre o aditivo do radiador

O sistema de arrefecimento é essencial para preservar a mecânica do veículo e manter o funcionamento adequado do motor. De todas as peças e componentes desse sistema, um que gera muitas dúvidas é o aditivo do radiador, um fluido muito importante para a manutenção do carro.

Junto da água, ele age na troca de calor entre o motor e o sistema de arrefecimento. Caso o controle de temperatura não esteja ocorrendo como deveria, podem ocorrer falhas mecânicas graves, acidentes e muito prejuízo para o motorista.

Tire todas suas dúvidas sobre o que é o aditivo para radiadores, qual sua função, tipos diferentes de aditivos e como realizar a troca para manter o radiador e o sistema de arrefecimento em pleno funcionamento no seu carro.

O que compõe o sistema de arrefecimento do carro?

O motor do carro age através da queima de combustível, portanto é normal que ele apresente uma temperatura elevada, normalmente ficando entre 80 °C e 110 °C. Para auxiliar a controlar a temperatura do motor e mantê-lo sob as condições ideais de funcionamento, temos o sistema de arrefecimento.

O sistema de arrefecimento é composto por radiador, bomba d’água, vaso expansor, sensor de temperatura, válvula termostática e conjunto de mangueiras. Através dele, a combinação de água e aditivo resfria a temperatura do motor realizando a troca de calor pelo contato indireto com o bloco do motor.

Qual a função do radiador?

O radiador é o coração do sistema de arrefecimento. A troca de calor deve ser constante e o fluido de arrefecimento precisa ser resfriado antes de percorrer o bloco do motor novamente e controlar a temperatura.

Isso ocorre no radiador, que usa o ar refrigerado para diminuir a temperatura da água e permitir que ela volte ao ciclo de arrefecimento

O que é aditivo do radiador?

Como o nome já diz, o aditivo do radiador é um fluido adicional que será colocado no radiador, junto da água. Pode-se dizer que as funções do aditivo para radiadores são:

  • Aumentar a temperatura de ebulição: a temperatura de ebulição da água é 100 °C, nesse ponto ela começa a evaporar. Para evitar que a água evapore e o sistema de arrefecimento fique sem ela, o aditivo do radiador serve para elevar a temperatura de ebulição e evitar a fervura;
  • Evitar o congelamento: especialmente para regiões muito frias, há o risco de congelamento da água do radiador, por isso, o aditivo também serve como anticongelante;
  • Combater a corrosão: o aditivo do radiador também tem o papel de proteger o sistema de arrefecimento da oxidação e corrosão, bem como manter o conjunto bem lubrificado.

Tipos de aditivos: concentrado X pronto para uso

Disponíveis no mercado, é comum encontrarmos aditivos de radiador concentrados e prontos para uso. De modo geral, não existe uma diferença na função entre esses tipos de aditivos, o que muda é exatamente a composição.

Aditivo de radiador concentrado tem apenas o aditivo em sua forma bruta, ou seja, precisa ser diluído antes de ser colocado no radiador. De todo modo, a proporção de diluição varia entre cada marca e veículo, sendo importante seguir as recomendações no manual do veículo e também no rótulo do produto.

O aditivo pronto para uso já vem diluído e pode ser colocado diretamente no reservatório do radiador. É uma boa forma de completar caso o líquido de arrefecimento esteja baixo no reservatório.

Muitas pessoas também ficam em dúvida quanto a cor do aditivo. No mercado, é comum encontrar aditivos rosa e verde, normalmente em cores bem fortes. A cor não muda a composição, sua principal função é facilitar a identificação de vazamentos e definir a base do aditivo, que pode ser orgânico ou sintético, por exemplo.

No geral, não é recomendado misturar aditivos de cores diferentes, seguindo as recomendações dos fabricantes. Isso evita danos no sistema de arrefecimento e evita que o líquido seja confundido com óleo em caso de vazamentos.

Entenda mais sobre qual o melhor aditivo para radiadores no vídeo:

Como colocar aditivo no radiador?

O aditivo do radiador tem uma durabilidade padrão. Normalmente, é recomendado fazer a troca do aditivo a cada 30 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano. A recomendação é aproveitar a manutenção preventiva e já pedir para o mecânico fazer o escoamento do fluido, limpeza do sistema e troca do aditivo no radiador.

A maneira correta de colocar aditivo no radiador pode ser encontrada no manual do fabricante, que irá indicar a proporção de diluição ideal, tanto do concentrado quanto do pronto para uso, que apresenta diferentes níveis de diluição.

A troca do aditivo é relativamente simples, quem possui algum conhecimento de mecânica e quer fazer essa troca em casa, o vídeo abaixo mostra um passo a passo interessante:

Por que não devemos completar a água do radiador?

É comum ir ao posto de gasolina, pedir para checar o óleo e a água e só completar o reservatório com água, mas isso não é recomendado, apenas em situações emergenciais. Isso porque diminui a concentração do aditivo no radiador e, por consequência, sua eficiência.

Portanto, para garantir o cuidado básico com o carro e a eficiência do sistema de arrefecimento, evite completar com água e respeite os períodos indicados para troca do líquido e aplicação do aditivo do radiador.

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