icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
February 23, 2021

Carteira CNH Digital: Entenda como baixar e usar a CNH-e.

carteira-cnh-digital

Carteira CNH Digital: tire suas dúvidas e veja como utilizar

Atualmente, os motoristas têm a opção de utilizar a Carteira CNH Digital, também chamada de CNH-e, como alternativa em relação ao documento impresso. Apesar da conveniência e praticidade, muitos motoristas têm dúvidas sobre como emitir e utilizar a versão eletrônica da carteira de habilitação.

Para ajudar nesse quesito, juntamos as principais informações sobre a CNH Digital e vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, além de listar as principais vantagens de optar por essa praticidade no seu dia a dia. Continue lendo e fique por dentro!

O que é a CNH digital?

A carteira CNH digital, como o nome já diz, é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, disponível através de aplicativo para smartphones Android e iOS. Ela contém todas as informações do condutor, assim como a versão impressa do documento.

Hoje em dia, é mais fácil esquecermos as chaves do carro do que o celular ao sair de casa. E quem nunca esqueceu a carteira com a CNH em casa e só percebeu ao chegar no seu destino? Ou pior, só notou o deslize ao passar por uma blitz.

Dirigir um veículo sem o documento de habilitação do condutor é uma ocorrência passível de multa de trânsito. Considerada uma infração leve, o condutor autuado leva três pontos na carteira, multa no valor de R$ 88,38 e fica com o veículo retido no local até que ele vá buscar sua CNH ou que se apresente um condutor devidamente habilitado, com o documento em mãos.

Como uma alternativa moderna e bem prática, temos agora a opção de usar a CNH digital. Basta baixar o aplicativo, fazer o cadastro usando os dados pessoais e o QR Code presente no verso da habilitação e pronto.

Quem tem acesso à CNH digital?

Uma dúvida comum em relação à CNH digital é quem pode solicitar esta versão do documento de habilitação de condutores. De modo geral, todos os condutores habilitados que possuem a CNH com QR Code no verso podem emitir a CNH eletrônica.

O QR Code é um padrão bidimensional reconhecido por leitor de imagem, como câmeras e scanners. Ele serve como um atalho para acessar os dados do condutor, salvos no banco de dados do Denatran, além de servir para autenticar a CNH no aplicativo da carteira de habilitação digital.

Todas as CNH emitidas desde março de 2017 devem apresentar o QR Code no verso, permitindo assim que o condutor utilize o aplicativo para autenticar a carteira CNH digital. Mesmo assim, em alguns casos, documentos ainda podem ser emitidos sem o QR Code.

Para quem possui um documento emitido antes da data acima, sem o QR Code, as opções são solicitar uma segunda via atualizada da CNH ou aguardar a data de renovação do documento. Em ambos os casos é necessário pagar taxas específicas, que podem variar entre os estados.

Passo a passo de como baixar a CNH digital

Se a sua dúvida é como fazer a carteira de habilitação digital, basta seguir o passo-a-passo:

  1. Tenha em mãos a versão impressa da CNH com QR Code no verso;
  2. Cadastre-se no Portal de Serviços do Denatran ou vá a um posto do Detran, caso não possua certificado digital no seu dispositivo;
  3. Baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone Android ou iOS;
  4. Abra o app da CNH digital, preencha seu CPF e senha do portal “gov.br”;
  5. Na tela principal do aplicativo, acesse a opção “Habilitação” e depois “Toque para baixar CNH”;
  6. Escolha uma das opções de validação. Para a sequência do tutorial, vamos utilizar a opção “validar utilizando o celular”;
  7. Conceda acesso da câmera do celular ao CDT;
  8. Siga as instruções do app e retire a CNH da capa plástica;
  9. Escaneie o QR Code no verso da CNH;
  10. Siga com a verificação facial e prova de vida;
  11. Preencha os dados de CEP e número do telefone;
  12. Cadastre a chave de acesso e/ou digital.

No aplicativo da CDT, você também tem a opção de encontrar o CRLV-e, ou seja, versão digital dos documentos do veículo em seu nome. Como também se trata de um documento de porte obrigatório, assim como a CNH, é uma facilidade adicional, substituindo ambos com apenas um app.

Quer dicas para comprar automóveis pela internet? Confira 7 dicas para acertar na hora de comprar carro online!

Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer a carteira de habilitação digital, você também pode acompanhar o tutorial do vídeo abaixo:

Principais dúvidas sobre a CNH digital

Quando falamos sobre leis de trânsito, documentos e multas, com toda burocracia que permeia o tema, é comum surgirem dúvidas. Isso se aplica à CNH digital também. Para facilitar um pouco a sua compreensão, reunimos aqui as principais dúvidas e respostas a elas. Confira:

CNH Digital vale em todo Brasil?

Sim. A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação tem todos os efeitos do documento impresso, inclusive a validade em todo o território nacional, ou seja, independente do estado onde você estiver e apresentar a CNH digital.

Existe custo para emissão da CNH Digital?

A maioria dos estados não cobra pela emissão da carteira CNH digital, mesmo que cada Detran tenha autonomia para estabelecer taxas. No entanto, para quem optar pela autenticação via certificado digital, vale considerar que esse item é emitido mediante pagamento de assinatura anual por empresas especializadas

Ele não é utilizado apenas para a CNH digital, portanto não é a única maneira de realizar a operação de autenticação, que também pode ser feita pelo celular, como vimos acima, ou em postos de atendimento do Detran.

Preciso de internet móvel para acessar minha CNH Digital?

Em geral, a internet móvel é exigida apenas no primeiro acesso ao aplicativo, durante a autenticação da CNH digital. Depois disso, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito funciona também offline, basta usar a chave de acesso cadastrada.

Para evitar inconvenientes, certifique-se que fez o download da versão digital da CNH e do CRLV no seu dispositivo.

A CNH Digital substitui o RG assim como a versão impressa?

Sim. A CNH digital tem o mesmo efeito jurídico da sua versão impressa, portanto ela também substitui o documento de identidade (RG) para embarque em aeroportos e rodoviárias, por exemplo, além de outras necessidades de comprovar a identidade.

O que fazer se for parado em uma blitz e o celular estiver sem bateria?

Já dizia o ditado, “o seguro morreu de velhice”. A CNH digital é um recurso que dispensa a necessidade de usar o documento impresso, que se danifica com relativa facilidade. No entanto, ainda é recomendado contar com sua CNH impressa na carteira sempre que possível.

Por se tratar de um documento de porte obrigatório durante a condução de um veículo, caso o celular fique sem bateria, a versão impressa deve ser apresentada, caso contrário você será multado. 

Uma alternativa, além de sempre carregar a bateria do celular, é contar com um carregador automotivo ou power bank no porta-luvas do veículo.

O que fazer se roubarem meu celular?

Em caso de roubo ou furto do smartphone, o condutor deve tomar alguns cuidados. Como os dados no app são criptografados e o acesso a eles requer o uso da digital ou chave cadastrada, dificilmente eles serão vazados.

Ainda assim, é recomendado acessar o site do Denatran e bloquear a carteira de habilitação digital. Caso a seguir você obtenha um novo dispositivo com o mesmo número ou recupere o aparelho, basta ir ao portal de serviços do Denatran e desbloquear a CNH digital.

Para quem mudar o número de telefone, é necessário atualizar o cadastro no Detran antes de desbloquear a CNH digital.

Está com dúvidas sobre como cuidar bem do seu automóvel? Confira as melhores dicas de cuidados básicos com o carro e fique tranquilo!

Benefícios da CNH Digital: segurança, praticidade e mais

Utilizar a carteira CNH Digital é muito interessante, pois evita a necessidade de retirar diversos documentos de papel da carteira, quando solicitado por uma autoridade de trânsito, caso você se certifique de manter a bateria carregada no dispositivo, pode deixar a CNH em casa sem problemas.

Além da praticidade e de evitar uma multa de trânsito por falta do porte de documento, a CNH digital é totalmente segura e pode ser usada para comprovação de identidade em qualquer situação. Se você ainda não fez a sua, confira se a sua habilitação possui o QR Code no verso e faça a emissão. 

Quando o assunto é segurança, a Tracker entende!

A CNH digital é uma forma segura e prática de ter sempre os documentos obrigatórios para conduzir o automóvel junto de si. Falando em segurança, a Tracker tem uma surpresa para você!

Contar com um seguro para automóveis é essencial para dirigir com tranquilidade e suporte em qualquer situação, assim como ter um sistema de rastreador veicular, sobretudo em áreas com alto índice de roubos e furtos de automóveis.

E que tal combinar os dois? Pois é isso que colocamos à sua disposição com o serviço Tracker com Seguro para Automóveis

Com valores acessíveis e ótimas opções de cobertura, o serviço agrega a proteção do seguro com todas as vantagens do rastreamento inteligente e eficiente que a Tracker garante para você e seu carro.

Faça já sua cotação e encontre o que precisa com uma Solução Tracker!

Categoria: