icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
April 28, 2022

Controle de pneus de frota: dicas, ferramentas e mais!

controle de pneus de frota

Controle de pneus de frota: saiba como fazer o seu!

O controle de pneus de frota feito com qualidade é essencial para qualquer tipo de empresa, uma vez que melhora a produtividade dos motoristas, a qualidade da operação, traz segurança e até reduz os gastos em seu negócio. 

De acordo com o professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e especialista em manutenção automotiva Edwin Reis, o controle adequado de pneus pode influenciar no planejamento financeiro da sua empresa. 

"Uma comparação que a gente pode fazer é o esforço que precisamos realizar para empurrar o veículo com o pneu murcho, muito maior do que precisamos efetuar com o pneu calibrado. [...] É estimado que o consumo do veículo aumente em 10% quando você trafega com o pneu descalibrado", destaca o especialista em entrevista ao G1.

Neste artigo, você terá acesso a diversas dicas que ajudam a otimizar o controle de pneus da sua empresa. Após a leitura deste conteúdo, o seu negócio estará mais preparado para lidar com os desafios da rotina. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.

Boa leitura! 

Leia mais em: controle de manutenção de frota: aprenda a aplicá-lo

O que é controle de pneus de frota? 

Trata-se do monitoramento regular da performance dos pneus e dos itens de cada veículo que pertence à frota. O processo é conduzido pelo gestor que estabelece o que será analisado e qual será a periodicidade da revisão.   

Geralmente, os fabricantes de pneus indicam o momento exato de fazer a troca de pneus. Esse controle permite ter conhecimento de vários pontos importantes.

  • Quando fazer manutenções;
  • Rendimento de cada pneu;
  • Nível de desgaste no pneu conforme cada viagem. 

Leia mais em:

Como fazer o controle de pneus de frota? 

A organização de informações, o rodízio de pneus e a manutenção desses objetos são algumas dicas que ajudam a fazer o controle com mais qualidade. Descubra como colocá-las em prática, com as orientações abaixo. 

Cadastre os pneus da sua frota 

O primeiro passo é fazer o cadastro de todos os pneus que fazem parte da sua frota. Dessa forma, será mais fácil tomar decisões, como o momento exato de aplicar rodízios. 

Quando você tem um cadastro detalhado sobre cada pneu utilizado na frota, é mais fácil coletar dados sobre a vida útil deles e descobrir quais são os principais problemas que afetam a qualidade e a segurança. 

Em uma análise, por exemplo, é possível descobrir que o pneu de uma certa marca oferece menos durabilidade do que o produto da concorrência. 

Veja abaixo quais são as informações que você deve registrar sobre os pneus da frota. 

  • Data e local da compra;
  • Modelo do pneu;
  • Dimensões;
  • Desenho;
  • Marca;
  • Cadastro de chassi;
  • Chassi base;
  • Histórico de qualidade de marcas; 
  • Preços pagos por pneus; 
  • Histórico de manutenção;
  • Número de identificação, entre outros.

Aplique o rodízio de pneus 

É uma ação que é recomendada pelos próprios fabricantes para aumentar a vida útil dos pneus e garantir a segurança dos veículos. O rodízio também impacta diretamente no funcionamento correto do sistema de suspensão e das peças gerais do motor. 

Isso ocorre porque o desgaste dos pneus não é afetado ao mesmo tempo. Em grande parte dos casos, os dianteiros sofrem mais danos que os traseiros. A diferença existe porque a movimentação dos eixos do veículo é mais intensa na parte da frente. 

Outro motivo pelo qual a parte dianteira sofre mais desgaste é devido às frenagens e, em alguns momentos, a tração é feita também nesse mesmo local. 

Diante desse cenário, é fundamental fazer um monitoramento frequente e, caso seja necessário, aplicar a inversão dos pneus diante para a posição traseira, conforme a recomendação para veículo e para cada tipo de pneu. 

Nunca é demais lembrar que na hora do rodízio dos pneus dianteiros, estes devem ser transferidos para o eixo traseiro.

Porém, quando os traseiros são colocados para frente, os pneus que estavam na esquerda são migrados para a direita e este deve ser posicionado na esquerda. 

Os pneus unidirecionais são a única exceção, uma vez que eles precisam ser substituídos em linha reta. Portanto, aplicar o rodízio entre os pneus faz com que o desgaste permaneça equilibrado, além de diminuir os gastos com combustível. 

Faça a manutenção dos automóveis 

A manutenção é outro item que não pode ficar de fora do controle de pneus de frota. Esse procedimento garante a segurança do transporte e mantém a qualidade dos automóveis que fazem parte da sua empresa. 

Nesta etapa, o planejamento é essencial. Ele ajuda a definir se o automóvel necessita de uma manutenção corretiva, preventiva ou preditiva. 

  • Corretiva: solucionar um problema que já existe, como a troca completa ou parcial de itens;
  • Preventiva: é aplicada periodicamente. Não é necessário que um veículo apresente um defeito para ser implementado. O principal objetivo é verificar os equipamentos e a performance, impedindo um problema mais grave na frota; 
  • Preditiva: a ideia é analisar o cenário atual do veículo na fase inicial de algum problema. 

Invista em treinamento para os motoristas 

O papel de um coordenador operacional ou de um gestor de pneus é essencial para otimizar os resultados de uma organização que atua com transporte e logística. O profissional ainda precisa ter ao seu lado uma equipe de qualidade para que ela faça os trabalhos rotineiros com agilidade e eficiência.  

Para atingir esses objetivos, o mais indicado é fazer treinamentos para atualizar a sua equipe com as principais informações do mercado. Nesse momento, vale compartilhar o conhecimento sobre outros assuntos, entre os quais: normas de segurança, melhores práticas e procedimentos da empresa.

Você deve orientar e treinar os motoristas para que eles não cometam freadas bruscas, pratiquem a direção defensiva e tenham cuidado com a velocidade permitida da via. 

O conhecimento sobre a legislação de trânsito também é outro fator que potencializa a performance e a segurança da sua empresa, além de melhorar o controle de pneus da frota. 

Ao fazer o treinamento, procure utilizar uma linguagem simples para que o material seja compreendido por todos os membros da equipe. Além disso, reserve um momento para tirar dúvidas e escute os participantes para que eles opinem sobre as tomadas de decisões da empresa. O diálogo é uma ótima ferramenta para integrar os colaboradores. 

Use a tecnologia ao seu favor 

Outra dica interessante para fazer controle de pneus de frota é utilizar a tecnologia ao seu favor. 

Quando a sua empresa monitora em tempo real o trajeto percorrido por cada automóvel, ela consegue coletar dados importantes para o planejamento de rotas. 

  • Distância percorrida;
  • Tempo gasto;
  • Atrasos de tráfego;
  • Incidência de roubos. 

Essas informações podem auxiliar um gestor a escolher rotas mais inteligentes e enxutas. Você pode optar por trajetos mais rápidos, garantindo menos desgastes de pneus. 

É possível ainda desenhar rotas em que a qualidade das pistas é melhor, evitando problemas com esses objetos. 

O lado positivo é que o mercado contém ótimas opções de controle de frota, como o Tracker LBS. Trata-se de uma tecnologia contra roubo e furto, que oferece ainda visualização em mapas. Veja abaixo quais são os diferenciais da ferramenta.

Agora que você já sabe como fazer o controle de pneus de frotas, vamos aprofundar na forma correta de fazer o rodízio de pneus? Afinal, esse procedimento influencia na qualidade e na segurança dos processos. Confira um guia completo e otimize os resultados da sua empresa. 

Categoria: