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O Caçador Tracker
May 21, 2021

Disco e pastilha de freio: como funcionam + quando trocar

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Disco e pastilha de freio: como funcionam + quando trocar

A criação do freio à disco é facilmente um dos fatores mais cruciais e duradouros para a indústria automotiva. Composto pelo disco e pastilha de freio, esse modelo proporciona uma frenagem segura e confiável, essencial para qualquer automóvel.

Idealmente, para aproveitar toda essa vantagem, os componentes do sistema do freio automotivo precisam estar em boas condições e a manutenção precisa estar em dia. Desgaste excessivo e falta de manutenção representam um alto risco de acidentes graves.

Com o intuito de facilitar esse cuidado com o carro, vamos explicar como funcionam os freios, quando fazer revisão e troca dos componentes, além de explicar qual a função prática do disco e pastilha de freio.

Continue lendo!

Freio a disco ou a tambor

Antes de falarmos sobre o que são discos e pastilhas de freios, precisamos entender que esses componentes são utilizados em um sistema específico de frenagem. Basicamente, existem dois sistemas de freios automotivos, a disco ou a tambor. 

O freio a tambor é o modelo mais antigo. Nele, temos dentro do cilindro da roda as lonas de freio e sapatas, quando se pisa no pedal do freio, as sapatas pressionam a parede interna das lonas e provocam a desaceleração.

Por outro lado, temos o freio a disco, que recebe esse nome por contar com um disco rotativo e pastilhas presas a um pistão. Quando acionado o pedal do freio, a pinça se fecha e o atrito diminui a velocidade das rodas até a parada completa.

O que é disco do freio?

Componente central que dá nome ao sistema de freios automotivos, o disco é uma peça fabricada em cerâmica ou ferro fundido na maioria dos casos, instalado junto ao eixo das rodas. Na maior parte dos veículos nacionais, esse componente é aplicado nas rodas dianteiras.

Na prática, o disco de freio acompanha o movimento das rodas, girando entre as pastilhas do freio. Quando acionamos o pedal, pistões pressionam as pastilhas em direção ao disco gerando atrito e calor em troca da desaceleração.

O que é pastilha de freio?

Continuando de onde paramos no tópico anterior, a pastilha de freio é uma peça achatada e abrasiva, que entra em contato com o disco de freio gerando atrito. Elas são fabricadas em diferentes materiais, principalmente metal e cerâmica e instaladas em pares, uma de cada lado do disco.

As pastilhas de freio em ligas metálicas utilizam latão, ferro e alumínio. São altamente resistentes, duradouras e abrasivas, mas o atrito brusco pode ser desconfortável para os ocupantes do veículo.

Há ainda a pastilha de freio em cerâmica, uma combinação de compostos como óxido de alumínio, boro e silício, preparadas para condições extremas de funcionamento.

Por fim, temos as pastilhas orgânicas, feitas em celulose e resina. Apresentam uma performance relativamente boa, mas os componentes de fabricação dispõem de baixa vida útil.

Formando uma pinça, ao pisar no freio as pastilhas entram em contato com o disco e transformam a energia cinética em calor. Esse aquecimento deve ser resfriado para garantir a eficiência de frenagem e manter a estrutura física do componente.

Tecnologias de frenagem

Algumas pessoas confundem tecnologias de frenagem, como freios ABS, como sendo um tipo específico de freio, quando na verdade se trata de uma evolução na performance e otimização do acionamento desse componente.

O significado de ABS é Anti-lock Braking System, traduzido livremente como sistema de freios antitravamento. Essa tecnologia, evita que ao pisar de uma vez no freio, o contato entre disco e pastilhas de freio cause o travamento das rodas e derrapagem do veículo.

De maneira prática, o ABS funciona a partir de uma central eletrônica e sensores instalados nas rodas, responsáveis por avaliar a possibilidade de travamento e evitá-la

Isso ocorre pois, mesmo se o motorista mantiver o pedal acionado, o sistema de freios irá acionar e aliviar a pressão na medida para desacelerar o veículo sem provocar a perda do controle

A tecnologia antitravamento é muito indicada para carros e motos, já que é muito eficiente para manter a dirigibilidade durante manobras de emergência, evitando um grande número de acidentes todos os anos.

Cuidados com manutenção

A manutenção preventiva de disco e pastilha de freio, bem como de todo o sistema na verdade, é imprescindível para conduzir o veículo com total segurança.  

Identificar falhas, trincas e outros danos causados pelo desgaste natural nessas peças, antes de uma quebra completa, é também uma questão de vida ou morte. Mesmo sem apresentar defeitos, a manutenção dos freios deve ser feita a cada 5 mil ou 10 mil km, de acordo com o uso do veículo.

Você também deve ficar atento aos sinais de alerta do disco e pastilha de freio. São eles:

  • Pedal do freio trepidando;
  • Barulhos incomuns no momento da frenagem;
  • Pedal muito rígido ou muito suave;
  • Luz do fluido de freio acionada no painel.

Todos esses podem significar problemas no disco e pastilha de freio, bem como outros componentes do sistema de frenagem. Além deles, a causa pode estar no fluido de freio, responsável pela lubrificação, arrefecimento e também pelo acionamento hidráulico do sistema.

Vazamentos e perda de pressão fazem com que o acionamento do pedal não seja transferido ao disco e às pastilhas de freio. Falando neles, quando há falta de lubrificação ou estes componentes estão no fim de sua vida útil, o desgaste também provoca instabilidade na frenagem.

Troca de disco e pastilha de freio

A troca de pastilha e disco de freio é um processo relativamente simples. Primeiramente, você precisa fazer uma inspeção visual no equipamento. Observando imperfeições, trincas e problemas similares. Além disso, é preciso fazer a medição da espessura do disco, para identificar se há possibilidade de retífica.

Você pode ver como é o procedimento de sangria dos freios, substituição do disco e pastilha de freio no vídeo a seguir:

Como mencionado, de acordo com a intensidade e as condições de uso do veículo, a revisão dos freios deve ser feita a cada 5 ou 10 mil km. 

Você também deve verificar o componente antes de fazer uma viagem mais longa, da mesma forma que é recomendado fazer uma revisão nos pneus, alinhamento e balanceamento, luzes do painel, óleo do motor, fluidos e demais itens.

Dessa forma, você garante a segurança do veículo e eficiência de frenagem, aproveitando discos e pastilhas de freios sempre em boas condições. Não se esqueça também de substituir o fluido de freio para garantir o funcionamento ideal do sistema.

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Para garantir a segurança do seu carro, você precisa cuidar bem dos freios e da manutenção preventiva. Mesmo assim, imprevistos e ameaças externas podem ocorrer. Para combatê-los, uma boa dica é contar com as novidades e pacotes de serviço Tracker.

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