icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
October 16, 2020

O que é gestão de risco? Qual sua importância logística?

gestao-de-risco

O que é gestão de risco? Entenda sua importância para logística e transportes

Nem só de forças e oportunidades é feito um empreendimento de sucesso, ele também deve saber lidar com eventuais fraquezas e ameaças. É por esse motivo que a gestão de risco merece tanto destaque no ambiente administrativo.

Conhecer os potenciais riscos de uma operação permite criar ações de resposta para diminuir os danos causados e recuperar o prejuízo. Mais que isso, possibilita que os gestores desenvolvam mecanismos para evitar que uma ameaça se concretize.

E como esse conceito se aplica para empresas de transporte e logística? Bem, como todo setor, o transporte de cargas está sujeito a diversas ameaças, sendo papel do gerente de logística criar um programa para combater esses riscos.

Quer entender mais sobre gestão de riscos e sua aplicação no setor de logística? Talvez compreender sua importância e os benefícios proporcionados à empresa? Então aproveite o nosso guia prático de gestão de riscos em logística.

Definição: O que é gestão de riscos?

Antes de analisar o assunto sob a ótica da logística, precisamos definir de forma clara o que é entendido como gestão de riscos. 

Gestão de riscos representa o esforço empregado por uma empresa para identificar ameaças, a probabilidade delas acontecerem e o impacto que teriam no faturamento. 

A partir disso, são desenvolvidas diretrizes, processos e ferramentas para evitar que se realizem ou ao menos diminuir o impacto sofrido. A fonte dessas ameaças pode vir de fatores externos, como crises econômicas ou ação criminosa, ou mesmo internos, como processos incompletos.

Para entender as etapas da gestão de risco no ambiente administrativo geral, confira o vídeo abaixo da Resultar Gestão:

De forma geral, a gestão de riscos reúne ações corretivas, reativas e de monitoramento, sempre em evolução para aumentar as chances de sucesso e diminuir os desafios encontrados na jornada.

Principais riscos para empresas de logística

Sabendo o que é gestão de riscos, precisamos entender como ela é aplicada em empresas de logística e transporte de cargas. Para isso vamos listar os riscos mais comuns para quem atua nesse ramo.

1. Roubo de cargas

Sem dúvida uma das maiores preocupações do gestor em logística, o roubo de cargas é uma grande ameaça nas estradas brasileiras. Dados de 2019 apontaram cerca de 18 mil casos nas nossas rodovias. O prejuízo causado foi de R$ 1,4 bilhão.

Dependendo da carga que sua empresa se especializou em transportar, ela pode ser ainda mais visada e o risco aumenta exponencialmente.

2. Risco de acidentes

Acidentes acontecem, mas para empresas de logística e transporte de carga essa ameaça traz uma série de implicações. Da ocorrência de multas e apreensão do caminhão, acidentes com vítimas e danos sofridos pela carga e pelo veículo, muitos podem ser os prejuízos.

O maior problema nesse caso é que acidentes podem ser causados por diversos fatores. A condição das estradas é uma fonte externa, enquanto motoristas imprudentes, sobrecarga e veículos sem condições adequadas de rodagem são fatores internos.

3. Atrasos

A incidência de atrasos é considerada pela gestão de risco como uma grande ameaça, já que ela implica em prejuízos à imagem e para a relação da empresa com seus clientes, que ficam muito insatisfeitos quando os prazos não são respeitados.

4. Carga danificada

Ter a carga danificada é um risco de grande impacto para a empresa de logística. As principais causas para isso estão no acondicionamento indevido durante o transporte, além de descuido durante os processos de carga e descarga.

Como fazer a gestão de riscos em logística?

Partindo para a aplicação da gestão de riscos no setor de logística, vemos que minimizar as ameaças é o mais importante. Nesse quesito, o gerente de logística pode contar com uma importante aliada, a tecnologia.

Ao desenvolver o seu programa de gerenciamento de riscos, o gestor responsável tem acesso à diversas ferramentas, que atuam em pontos-chave do processo, que são:

Planejamento de rotas

Planejar as rotas ideais para o transporte de cargas permite identificar itinerários com vias em melhores condições, que tenham menos pedágios pelo trajeto e que permitam o transporte com maior eficiência de consumo de combustível.

Gerenciamento de frota

Manter um controle preciso dos veículos que compõem a sua frota é uma medida essencial para a gestão de riscos. Através desse controle e monitorando o status dos veículos, é possível identificar qual deles é o mais indicado para garantir a qualidade de cada entrega.

Além disso, através do monitoramento de frotas, o gestor consegue organizar manutenção preventiva de maneira mais eficiente.

Capacitação de colaboradores

A fim de combater problemas como acidentes causados por motoristas inexperientes ou que desconhecem a legislação, uma prática interessante é fornecer treinamentos e capacitação de pessoal.

Investindo na evolução dos seus colaboradores, você aumenta a qualidade geral do serviço oferecido e diminui os riscos totais.

Rastreamento de veículos

Para combater os prejuízos causados pelo roubo de cargas, uma das medidas mais eficientes é investir no rastreamento de cargas. Utilizar um rastreador de caminhões como parte da gestão de riscos inibe a ação criminosa e aumenta as chances de recuperação do motorista, veículo e carga roubada.

Benefícios da gestão de riscos

Com base nessas informações, chegamos à conclusão de quais são os principais benefícios da gestão de riscos na logística. 

Primeiramente, podemos citar o maior controle que o gestor de logística tem à sua disposição com esse conjunto de ferramentas. Em poucos passos, dados relativos à eficiência e desempenho fazem parte da sua rotina. 

Além disso, é possível promover a melhoria constante do serviço, concentrando sua atenção e esforços principais sobre as áreas de maior risco. Vale destacar ainda que, apesar de ter suas raízes do planejamento, a gestão de risco é uma medida contínua, essencial para a evolução do empreendimento.

De fato, ela é uma das maiores responsáveis por transformar bons negócios em verdadeiros sucessos. Já que oferece uma base de dados e diretrizes que combatem a origem de cada ameaça, antes mesmo que algo aconteça.

Através dessas medidas, também fica mais fácil identificar as melhores oportunidades para modernizar sua operação logística e aumentar a lucratividade do empreendimento.

Aproveite o melhor rastreador veicular para combater os riscos

Agora que você conhece as informações essenciais para a gestão de riscos relacionados à logística, que tal colocar esse conceito em prática com o Tracker LBS Carga.

Projetado sob medida para rastreio, acompanhamento e recuperação de cargas, o serviço é a solução perfeita para proteger a sua logística. Não deixe de conhecer, solicite uma cotação online com um de nossos consultores. 


Categoria: