Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
September 18, 2020

Sistema de monitoramento de frota e rastreamento: como fazer?

monitoramento-de-frota-e-rastreamento

Sistema de monitoramento de frotas: vantagens e como executar

Investir no transporte rodoviário de cargas é uma boa oportunidade de lucro e contar com um sistema de monitoramento de frota pode ser o diferencial neste segmento, uma vez que é um dos meios mais utilizados para o fornecimento de matéria-prima e também para entregas ao consumidor final, alavancado pela evolução do e-commerce.

Apesar da pandemia da covid-19 ter provocado queda na demanda por transporte de cargas em 2020, podemos ver leve melhora nos números logo nos primeiros meses do segundo semestre do ano, voltando a colocar o setor como uma possibilidade interessante de investimento.

Mas não basta adquirir caminhões e partir para as entregas. Devemos utilizar os recursos com inteligência, ação essencial para a lucratividade do negócio, que depende de uma gestão de frotas completa. Nesse ponto, algo que não pode ser deixado de lado é a importância de um sistema de monitoramento de frotas.

Firmar uma parceria com uma empresa de monitoramento e rastreamento de frotas permite acompanhar em tempo real a utilização dos seus veículos, monitorar o estado da frota, consumo de insumos, planejar rotas e otimizar o tempo de entrega.

Entenda como funciona um sistema de monitoramento de frotas, quais suas vantagens e veja como implementar esse recurso para otimizar o desempenho da sua empresa de logística rodoviária.

Como funciona o monitoramento de frotas eficiente?

O monitoramento de frotas é um conjunto de ações que vai além do rastreamento de veículos. Essa atividade requer muita atenção e dedicação por parte da equipe de gestão de frotas. Entre os fatores analisados pelo monitoramento de frotas temos:

  • Localização e rastreamento de veículos em campo;
  • Acompanhamento de consumo de combustível;
  • Planejamento de rotas;
  • Acompanhamento de prazos de entrega;
  • Monitoramento de veículos em uso e em repouso;
  • Estabelecimento de cercas virtuais;
  • Lista de eventos ocorridos (acionamento de ignição, veículo desligado, tempo de rodagem, etc.).

Reunir, registrar e acompanhar tantas informações distintas de forma manual é praticamente impossível. Por isso, utilizar um sistema monitoramento de frotas inteligente faz sua empresa de transportes ganhar pontos em relação à concorrência.

Composto por sistemas integrados de monitoramento e rastreamento via satélite, serviços desse tipo podem fazer a leitura das informações relevantes e exibir tudo em um painel de fácil visualização para permitir ao gestor que tome as ações necessárias.

5 dicas para implementar sistema de monitoramento de frotas

Agora que compreendemos as tecnologias presentes em sistemas de monitoramento de frotas, vamos conferir na prática como implementar esse sistema e realizar uma gestão eficiente e completa. Veja:

1. Levantamento de frota

O primeiro passo é documentar todos os recursos à disposição da sua empresa. Levante a quantidade de veículos e suas categorias, defina um código de identificação para cada modelo e já estabeleça as funções que cada veículo está apto a realizar, do tipo de carga à área de atuação primária.

2. Projeção de custo

Com base na frota e nos modelos, faça a projeção de custos com combustível, pedágios, impostos e revisões preventivas. Dessa forma, você poderá definir metas de faturamento para cobrir os custos de operação e poder lucrar com o serviço de logística.

3. Planejamento de rotas

Definindo a capacidade de atendimento do seu serviço de transporte de cargas, os custos de operação e recursos disponíveis, o próximo passo do sistema de monitoramento de frotas é o planejamento de rotas, visando sempre a segurança da carga, agilidade da entrega e eficiência no uso de insumos.

4. Software de rastreamento inteligente

O rastreamento de veículos de carga é um dos pilares mais importantes do sistema de monitoramento de frotas. Um rastreador de caminhões realmente completo precisa de recursos que atendam as necessidades mais pertinentes do setor, tais como:

  • Cercas virtuais: um recurso interessante do rastreamento de veículos é a criação de cercas virtuais, área com raio de cobertura onde o veículo pode transitar. Se ele ultrapassar a área demarcada, o sistema irá notificar os responsáveis, já que pode se tratar de uma tentativa de roubo;
  • Localização em tempo real: o acompanhamento de localização em tempo real dos veículos em uso garante que a empresa tenha uma percepção imediata de seu desempenho, ao mesmo tempo que fornece uma medida preventiva quanto a prejuízos causados por roubo de cargas, já que essa função é ideal para a recuperação de veículos roubados;
  • Backup de sinal: tecnologias como GSM e GPS de rastreamento estão sujeitas a interrupção do sinal, o que prejudica o monitoramento. No entanto, um sistema de rastreamento eficiente faz um backup dos dados de posicionamento do veículo em casos de interrupção, para disponibilizar as informações completas para o controle, uma vez que o sinal seja restabelecido;
  • Interface amigável: Exibir as informações coletadas de forma organizada e que facilite a leitura garante a melhor compreensão dos dados e permite que a gestão de frotas se concentre nas ações que precisa tomar.

Com essas funções, o rastreador de frota confere mais tranquilidade, praticidade e eficiência para o sistema de monitoramento, colocando todas as informações relevantes para a gestão ao seu alcance.

5. Integração do motorista ao sistema

Essencial para a execução de todo esse planejamento, o motorista precisa ser capacitado para desempenhar o seu papel no sistema de monitoramento de frotas. 

Isso vai além de seguir as rotas planejadas e prazos estabelecidos, envolve ainda alimentar o sistema com informações que apenas ele tem acesso imediato, como indícios de falha mecânica, consumo de combustível, atividades suspeitas e outros.

Ao dispor de um canal de comunicação e suporte direto para o motorista, todas as etapas do transporte de cargas têm seus responsáveis definidos e integrados.

Benefícios de sistema de monitoramento de frotas

Contar com um sistema de monitoramento de frotas completo proporciona muitas vantagens para a gestão de empresas de logística e transporte de cargas. Podemos destacar os seguintes benefícios:

  • Maior riqueza de informações;
  • Dados confiáveis;
  • Acompanhamento em tempo real;
  • Aumento de produtividade;
  • Maior qualidade de comunicação;
  • Prevenção à riscos e ameaças;
  • Gestão de recursos facilitada.

Soluções para monitoramento de frotas com a Tracker

A Tracker é especialista em sistemas de rastreamento, monitoramento de frotas e recuperação de veículos. Para integrar o seu sistema de monitoramento de frotas, conte com as vantagens exclusivas do Tracker GPS, que inclui:

  • Monitoramento de ignição;
  • Cercas virtuais;
  • Backup de dados em caso de sinal interrompido;
  • Painel de fácil visualização;
  • Controle de frotas;
  • Localização em tempo real em mapas de todo o Brasil;
  • Alertas e notificações personalizáveis.

Faça sua cotação e cuide bem da sua frota com o Tracker GPS, assim você fica mais tranquilo e confiante para gerenciar sua empresa.


Categoria: