icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
May 18, 2023

Tudo o que você precisa saber como funciona rastreador veicular GPS

como-funciona-um-rastreador-veicular-gps

O rastreador veicular GPS pode ser extremamente útil para possibilitar a segurança do seu automóvel. Principalmente em tempos em que o número de roubos e furtos de carros não para de crescer, contar com um dispositivo tecnológico que ajude a proteger o seu patrimônio é indispensável. 

Por isso, hoje você vai entender melhor como funciona um rastreador veicular GPS, quais são as suas vantagens, e qual a melhor opção de rastreador veicular GPS para o seu veículo. Boa leitura!

O que é e para que serve o GPS?

O GPS (Sistema de Posicionamento Global, do inglês Global Positioning System) é um sistema de navegação por satélite desenvolvido e operado pelos Estados Unidos. Ele permite determinar a posição geográfica de um objeto em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento e em qualquer condição meteorológica.

O sistema funciona com base em uma constelação de cerca de 24 a 32 satélites em órbita terrestre média, que emitem sinais de rádio de alta frequência. Os receptores GPS na Terra, como os encontrados em smartphones, dispositivos de navegação e rastreadores de veículos, captam esses sinais e usam a informação de tempo e posição dos satélites para calcular sua própria posição em relação a um sistema de coordenadas global.

Além do GPS, existem outros sistemas de navegação por satélite, como o GLONASS (Rússia), Galileo (União Europeia) e BeiDou (China), que funcionam de maneira similar e, em muitos casos, podem ser utilizados em conjunto com o GPS para melhorar a precisão e a confiabilidade das informações de posicionamento.

Como funciona o sistema de rastreamento veicular via GPS?

Basicamente, um sistema de rastreamento veicular funciona por meio do GPS que captura, coleta, armazena e transmite os dados de localização geográfica do veículo para a central de monitoramento. Tudo em tempo real. 

Como monitora todo o trajeto percorrido pelo carro, o sistema de rastreamento veicular cumpre ainda outra função muito importante: a de oferecer as coordenadas necessárias para que o veículo seja encontrado em casos de roubos e furtos

Além disso, é possível encontrar modelos de rastreadores GPS que contam com dispositivos como botão do pânico, sensores e recursos para envio de mensagens. Assim, caso o motorista sofra uma tentativa de roubo ou mesmo um sequestro relâmpago, ele pode apertar o botão do pânico e acionar a central de monitoramento. 

Assim que for acionada, a central passará a monitorar o deslocamento do veículo, ouvindo tudo o que está se passando lá dentro. Caso julgue necessário, poderá até mesmo acionar a segurança ou a polícia. 

Vantagens e desvantagens do rastreador veicular GPS

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona um rastreador veicular GPS, confira algumas das vantagens e desvantagens que ele pode apresentar. 

Vantagens do rastreador veicular GPS:

  • Coordenadas precisas na hora de encontrar um veículo roubado ou furtado;
  • Otimização nos processos de logística para empresas que trabalham com frotas de veículos, sendo ideal para gerenciamento e controle logísticos;
  • Redução de custos com seguro veicular;
  • Acesso ao deslocamento do veículo em tempo real;
  • Instalação simplificada. 

Desvantagens do rastreador veicular GPS:

  • Alguns modelos podem ficar “sem cobertura” em áreas que não têm sinal, conhecidas também como “áreas de sombra”;
  • Quando não instalado de forma correta e por um profissional, pode ter suas funcionalidades comprometidas;
  • Os sinais podem ser bloqueados ou interrompidos por inibidores (jammers). Neste caso, para reforçar a segurança e aumentar as chances de localização, recomenda-se a utilização conjunta de um rastreador via radiofrequência, ideal para rastreamento e localização de veículos roubados / furtados.

Qual o melhor rastreador veicular GPS?

Agora que você já sabe como funciona um rastreador veicular GPS, bem como quais são suas vantagens e desvantagens, é hora de saber também qual o melhor rastreador veicular GPS para o seu veículo. 

Com o Tracker GPS, você poderá acompanhar seu veículo através de uma plataforma de monitoramento, via computador, tablet ou smartphone. Será possível efetuar uma gestão muito mais efetiva de patrimônios, com visualização dos trajetos em mapas, criação de relatórios, controle de posições, criação de cercas eletrônicas, etc.

Para aumentar a robustez do gerenciamento, sensores e atuadores poderão ser acrescidos ao sistema, otimizando o controle e a gestão de veículos:

  • Teclado de Jornada de Motorista (Controle a jornada de seus motoristas de forma detalhada e se adeque a lei 13.103)
  • Identificador de Motorista
  • Sensor RPM
  • Botão de Pânico
  • Teclado
  • Bloqueio
  • Sirene
  • Sensor de Abertura de Porta
  • Sensor de Engate
  • Sensor de Porta Baú

Conheça também o Tracker LOG, que combina rastreadores via GPS e Radiofrequência, fornecendo uma solução completa em gerenciamento logístico e proteção contra roubo e furto.

Categoria: