icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
March 23, 2021

Moto flex: como aproveitar melhor essa tecnologia?

moto-flex

Moto flex: como funciona e como aproveitar suas vantagens?

A primeira moto flex do Brasil foi a CG 150 Titan Mix, lançada em 2009. Em relação aos carros flex, a tecnologia que permite o uso de álcool e gasolina para motocicletas chegou com 6 anos de atraso. Hoje, mais de dez anos depois, elas ganham cada vez mais espaço no mercado.

Temos no mercado uma grande variedade de motos flex, de scooters a motos esportivas. Não é difícil entender o motivo para isso, já que a tecnologia flex permite aproveitar uma performance satisfatória, escolhendo o combustível que estiver compensando mais na tabela de preços da bomba.

Mas como saber qual combustível compensa mais? O que permite o uso de etanol e gasolina no mesmo motor? Pode misturar álcool e gasolina na moto flex? Essas são as questões que iremos responder hoje para mostrar como obter o melhor desempenho dessa tecnologia. Confira!

Como funciona uma moto flex?

Motos apresentam uma mecânica simplificada em relação aos carros e o mesmo pode ser dito da diferença na tecnologia flex de cada classe de veículos. 

De modo prático, uma moto flex conta com uma série de sensores que fazem a leitura sobre a mistura de combustível queimada no motor, posteriormente, essa informação é enviada ao ECM.

A sigla significa Engine Computer Module, se referindo a um módulo de controle eletrônico que avalia a proporção de cada combustível a partir dos gases obtidos com a queima. Com isso, ele pode ajustar a regulagem da injeção eletrônica para garantir as melhores condições de trabalho em cada cenário.

A partir da leitura do ECM, uma moto flex pode atuar normalmente com qualquer proporção de combustível no tanque, seja mais etanol ou gasolina. No entanto, é preciso destacar alguns pontos importantes nesse tema.

Primeiro, temos o fato de que o sistema das motos flex não conta com um reservatório de gasolina para partidas a frio, nem mesmo aquecimento de combustível no bico injetor. 

Por isso, em dias frios ou regiões de temperaturas mais baixas, misturar gasolina no tanque é praticamente obrigatório para evitar dificuldades na hora de dar partida. Outro fator importante se dá por conta do etanol apresentar um poder de queima de 25% a 30% menor que a gasolina.

Muito se fala da regra dos 70%, onde dividir o preço da gasolina pelo do etanol indicaria qual combustível seria mais interessante. Acima de 0,7, seria indicado optar pela gasolina, abaixo desse índice, seria recomendado o etanol. Porém, ela não é tão certeira como se imagina.

Com os avanços da tecnologia flex, que garante um desempenho de até 75% ao etanol, bem como as mudanças na nova gasolina do Brasil, que sugere um ganho de performance de 6%, a única maneira garantida de saber a proporção de performance é testando o desempenho de cada veículo com cada combustível.

Atualmente, o consenso tido sobre o combustível utilizado gira em torno das condições de uso, mesmo para uma moto flex. Para quem vai viajar de moto ou pega muito estrada, a maior autonomia da gasolina garante maior quilometragem entre abastecimentos.

Por outro lado, no trânsito urbano o etanol costuma ser mais vantajoso. Não só irá produzir menor índice de poluentes, como será capaz de atender a demanda de torque sem qualquer dificuldade. Além disso, a queima do etanol oferece menor carbonização e evita o acúmulo de sujeira nos bicos injetores.

Não é possível generalizar e dizer qual o melhor combustível para moto flex, ambos contemplam vantagens e podem trazer benefícios de desempenho e na questão da economia.

Pode misturar álcool e gasolina na moto flex?

Para ir direto ao ponto, não só é permitido, como também é altamente recomendado pelas montadoras que se faça a mistura de álcool e gasolina na sua moto flex. 

Conforme falamos anteriormente, como as motos não possuem um sistema auxiliar para a partida fria, mesmo quando o etanol compensar mais, é interessante adicionar uma parte de gasolina na mistura do tanque.

De modo geral, no manual do proprietário de uma moto flex é possível encontrar as recomendações da montadora sobre a proporção de combustível ideal para obter o melhor desempenho e durabilidade do motor, mesmo que o sistema funcione independente dessa proporção.

Outro fator que pesa para que haja ao menos uma parcela de gasolina na mistura do tanque é a questão da lubrificação de cada combustível. A gasolina oferece maior lubricidade, contribuindo para um funcionamento mais fluido e livre de atritos nos tubos e na bomba de combustível.

Para entender na prática um pouco mais sobre porque misturar etanol e gasolina na moto flex, assista o vídeo a seguir:

Moto flex: prós e contras

Como qualquer sistema, a tecnologia flex oferece vantagens e desvantagens. Para saber se a moto flex vale a pena, é preciso analisar esses prós e contras, projetando como eles iriam afetar a sua rotina e o modo como pretende utilizar a motocicleta.

Veja a seguir os pontos a favor e contra das motos flex:

Vantagens

Liberdade na hora de escolher o combustível

Assim como nos carros, a principal vantagem de uma moto flex está na liberdade de abastecer com o combustível de sua preferência e que mais se adequa ao uso do veículo. O etanol oferece uma queima mais limpa, porém a gasolina garante maior autonomia.

De qualquer forma, é possível escolher o que estiver compensando mais no momento e de acordo com a sua necessidade. Além disso, a possibilidade de misturar combustíveis garante uma praticidade a mais nesse quesito.

Sistema mais moderno e eficiente

O sistema do motor bicombustível na moto garante uma mecânica de injeção eletrônica mais moderna, adaptável e eficiente. Essa tecnologia garante um ótimo desempenho e eficiência de consumo em grande variedade de situações.

Mesmo que os custos de manutenção e revisão das motos carburadas sejam menores, a longo prazo a vida útil e eficiência do sistema flex compensa o valor e garante melhor custo-benefício, diminuindo as visitas na oficina da moto.

Desvantagens

Ausência de auxiliar de partida fria

Uma desvantagem notável em qualquer moto flex até o momento é a ausência de um sistema para auxiliar a partida nos períodos quando a temperatura está mais baixa. Dessa forma, é quase imprescindível que tenha uma porcentagem de gasolina no tanque, dependendo da época do ano.

Mesmo que em regiões mais quentes isso seja dispensável, ainda é importante citar essa pequena porém marcante desvantagem da moto flex.

Tempo de adaptação do motor flex

Mesmo que seja permitido e recomendado a mistura de combustível na moto flex, é preciso se atentar a questão do tempo de adaptação no motor flex

A leitura da mistura de cada combustível é feita pelo sensor lambda a partir dos gases resultantes da queima no motor. Logo, ela só irá ocorrer com o veículo em funcionamento. 

Quando se abastece e muda a proporção dos combustíveis no tanque, é necessário tomar o cuidado de rodar por pelo menos 10 minutos, para garantir que a leitura foi feita e o ajuste na injeção concluído.

Desligar o motor antes disso pode provocar perda de eficiência e danos no sistema. O que representa uma certa dor de cabeça para os proprietários de moto flex.

Assim concluímos mais um conteúdo, onde falamos sobre as principais características de motos flex. Independente do modelo da sua moto, lembre-se de dirigir com prudência e respeito às leis de trânsito. Além disso, nunca esqueça de usar um bom capacete.

Tracker: proteção completa e muito mais!

Comprar uma moto flex é uma conquista importante e um investimento. Faça tudo isso valer a pena com o sistema antifurto Tracker Smart e os serviços agregados da Tracker!

Oferecendo uma proteção completa e suporte quando mais precisar, a Tracker combina um app de controle e bloqueio via bluetooth do celular para sua moto, com possibilidade de rastreamento veicular, road assistance 24h e serviços diversos, como martelinho de ouro, assistência e reparos rápidos.

Conheça todas as vantagens dos nossos serviços e encontre sua Solução Tracker!


Categoria: