Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
October 30, 2020

O que é leasing de veículos? É melhor que financiar?

o-que-e-leasing-de-veiculo

O que é leasing de veículos? Vale a pena escolher?

O que é leasing de veículos?

Chamado oficialmente de arrendamento mercantil, é uma modalidade onde o cliente escolhe o veículo que deseja, este é adquirido pelo banco ou financeira, que por sua vez “aluga” o automóvel ao interessado. O período de aluguel gira em torno de 2 anos, onde o cliente paga a mensalidade e tem a opção de compra do bem.

Ter um carro é um sonho de muitos, uma conquista almejada e pode ser uma necessidade em certos momentos da vida. Para realizar esse sonho, existem diversas maneiras de ter um carro para chamar de seu. Uma delas, pouco mencionada, é o leasing de veículos.

Uma combinação de aluguel com financiamento, o leasing é uma modalidade que ganha pouco destaque. Apesar de combinar fatores dos modelos mencionados, ao analisar a fundo o que é leasing de veículos, vemos que ele tem uma série de particularidades que o diferenciam desses formatos.

Quer entender melhor o que é leasing de veículos, quais as vantagens e desvantagens da modalidade e quando é mais indicado optar por ela? Bom, continue lendo e você com certeza terá as informações que precisa para tomar essa decisão de forma consciente e assertiva. 

Leasing de veículos: o que é e como funciona?

E então, o que é leasing de veículos? Podemos entender o leasing de carros, ou arrendamento mercantil, como uma espécie de aluguel. O cliente interessado no leasing irá escolher o carro que deseja, o banco ou financeira faz essa aquisição e fornece o direito de uso ao cliente, mediante contrato e pagamento de mensalidade.

O contrato de leasing tem uma validade pré-determinada. Normalmente, são firmados por cerca de 24 meses. O cliente recebe o veículo para uso assim que fecha o contrato e não precisa arcar com valor de entrada.

A compra do carro é opcional, durante ou ao final desse período, o que é um dos motivos para que o leasing de carros não seja considerado um financiamento.

No leasing de veículos, o automóvel é propriedade do banco. Isso é importante considerar, pois, pelo período do leasing, o motorista não poderá vender o veículo, precisará arcar com os custos de manutenção do carro e, caso atrase as parcelas, o banco pode solicitar a recuperação do bem.

Para o cliente interessado em comprar o carro em contrato de leasing, existem as seguintes opções:

  • Compra durante o período do contrato: nesse caso, o cliente irá quitar o valor das parcelas restantes e deverá arcar com o valor residual, que seria a quantia restante para quitar o valor do veículo;
  • Compra ao fim do contrato de leasing: funciona da mesma forma, mas a opção de incluir o VRG, valor residual garantido, nas mensalidades, para não se preocupar com gastos futuros.

Lembrando que é levado em conta o valor do carro na tabela FIPE, taxas de juros e contas fixas para realizar o acordo entre banco e cliente.

Tipos de leasing de veículos

Agora que entendemos o que é leasing de veículos, vamos aprofundar no assunto e entender quais os tipos de leasing disponíveis ao consumidor, sendo eles leasing operacional e leasing financeiro.

Leasing operacional

O leasing operacional é um modelo onde o prazo mínimo do contrato é de apenas 90 dias. Nele, não é permitido a aplicação do Valor Residual Garantido. Falando nisso, a opção de compra segue o valor de mercado no momento da manifestação do desejo de adquirir o veículo.

Ao optar pelo leasing operacional, os custos de manutenção e seguro podem ficar por parte da arrendadora ou do arrendatário. Por fim, a soma dos pagamentos no contrato de leasing operacional não deve exceder 90% do valor do bem.

Leasing financeiro

Modelo mais comum, com validade mínima de 24 meses com opção de renovação, o leasing financeiro é outro formato disponível. Nele, a opção de compra pode ser acordada no início do contrato e há a opção de incluir o VRG.

Nesse modelo, a manutenção e contratação de seguro veicular fica por conta do arrendatário (cliente).

Confira a diferença entre leasing financeiro e operacional no quadro abaixo, com base nas informações disponibilizadas pelo Banco Central do Brasil:

Diferenças entre os tipos de leasing

Diferença entre financiamento CDC e Leasing de Veículos

Além do leasing de veículos, outra opção comum na aquisição de automóveis é o financiamento CDC. A sigla CDC significa Crédito Direto ao Consumidor, onde a instituição financeira “empresta” o crédito para que o cliente faça a compra do automóvel.

Para quem ficou atento a nossa definição de o que é o leasing de veículos, sabe que nesse modelo o bem é propriedade do banco até que o cliente exerça a opção de compra. 

Dessa forma, a principal diferença do CDC para o leasing é que o primeiro permite que o consumidor seja o proprietário do bem logo no início.

O financiamento CDC é calculado a partir do valor de entrada e em quantas parcelas será feito o pagamento do restante. Com base nisso, são calculados os juros. Vale lembrar que esse modelo de financiamento tem as taxas de juros bem agressivas, o cliente deve avaliar os números com cuidado antes de fechar negócio.

Vantagens e desvantagens do leasing de veículos

Como toda modalidade de financiamento, mesmo que oficialmente não se trate de um, sabendo o que é o leasing de veículos temos uma compreensão melhor de quais são suas vantagens e desvantagens. Vamos falar um pouco sobre elas.

Vantagens do leasing

O leasing de veículos é, sem dúvida, uma maneira mais acessível de ter um veículo na garagem. Veja as principais vantagens de optar pelo leasing de carros:

  • Isenção de IOF: um grande ponto a favor do leasing é a isenção do IOF, imposto sobre operações financeiras, resultando em parcelas de menor valor;
  • Financiamento completo: a possibilidade de financiar 100% do valor do veículo, sem se preocupar com entrada, é uma ótima vantagem do leasing de veículos;
  • Aprovação de crédito rápida: como o banco tem posse do veículo, o risco da operação é menor e a chance de aprovação, bem como sua rapidez, são bem melhores;
  • Juros menores: pelos mesmos motivos citados anteriormente, os juros também costumam ser menores;
  • Carro na hora: o cliente sai com o carro assim que assina o contrato, sem precisar aguardar ser contemplado, como no caso de consórcios.

Desvantagens do leasing

É como dizem, nem tudo são flores. O leasing tem seus benefícios, mas para entender melhor o que é leasing de veículos, também precisamos conhecer suas desvantagens para o consumidor. Confira:

  • Sem opção de revenda: como o veículo não fica no nome do cliente, não é possível revender o veículo no período do contrato de leasing;
  • Risco de perda do carro: atrasos nas parcelas podem resultar no banco pedindo a retomada de posse;
  • Barato que sai caro: apesar de não comprometer tanto a renda nem precisar de entrada, ao calcular juros e correção monetária, vemos que o valor pago é mais caro que o valor do veículo;
  • Redução do IOF: uma vantagem do leasing é a isenção do IOF, porém, com a recente redução do imposto de 2,5% para 1,5%, esse benefício pode não ter impacto significativo na prática;
  • Desvalorização: veículos são bens que desvalorizam muito rápido, portanto, ao fim do contrato de leasing o automóvel tem uma redução significativa no valor de mercado.

Quando optar pelo leasing de veículos?

O leasing de veículos é uma opção interessante para quem não possui valor de entrada nem pode comprometer uma fatia muito grande do salário com um financiamento tradicional. No entanto, antes de optar pelo leasing de carros, é essencial pesquisar e calcular todos os cenários, incluindo leasing, CDC e empréstimos.

Nunca tome decisões precipitadas e por impulso, principalmente com o vendedor na concessionária em cima de você. 

Mais segurança e controle do veículo

Já sabe tudo sobre o que é leasing de veículo e como funciona? Ótimo, agora é bom investir em maneiras de garantir segurança e controle total do seu novo automóvel.

Como o leasing de veículos é uma ótima opção para empresas montarem a sua frota, aproveite o momento para investir no Tracker GPS, um sistema de rastreamento e controle de frota completo para facilitar a sua gestão, confira nossos diferenciais:

  • Gestão e controle;
  • Monitoramento de ignição e posicionamento;
  • Backup de posição em caso de sinal interrompido;
  • Crie alertas e cercas eletrônicas;
  • Acesso através de plataforma exclusiva.

Tenha mais controle no gerenciamento de frota com o Tracker GPS e não se esqueça de ficar ligado aqui no blog Tracker, para mais notícias e artigos sobre logística, segurança, manutenção e muito mais. Você pode realizar uma cotação online e garantir o melhor rastreador veicular para seu automóvel, nossa equipe está preparada para lhe auxiliar. 




Categoria: