icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
January 19, 2022

Rastreador anti jammer: o que é e como ele funciona?

rastreador anti jammer

Rastreador anti jammer: o que é, como funciona e qual sua importância?

Um rastreador anti jammer pode ser entendido como um dispositivo que além de emitir um sinal de localização, ainda é capaz de identificar interferências causadas por bloqueadores de sinal, os jammers, utilizados por criminosos para impedir o monitoramento e facilitar roubos e furtos.

Sistemas de rastreamento são alternativas muito recomendadas para ter mais proteção, tanto de veículos quanto de cargas e mercadorias transportadas. Ao permitir a localização do dispositivo em tempo real, a resposta ágil aumenta as chances de recuperação e inibe a ação criminosa.

No entanto, é importante contar com tecnologias mais eficientes e capazes de se manter ativas, mesmo com os recursos que podem chegar às mãos de pessoas mal intencionadas para suprimir as medidas de segurança.

Nesse post vamos explicar o que é um jammer, como ele funciona e, o mais importante, como o rastreador anti jammer atua para superar os efeitos do bloqueador e promover a segurança do objeto monitorado. Continue lendo!

O que é um jammer?

O jammer ou bloqueador de sinal é um aparelho eletrônico capaz de criar um sinal próprio com banda larga, de modo que a alta intensidade cria uma espécie de bolha ao redor do dispositivo, poluindo a frequência de sinal de outros emissores dentro dela.

Em geral, o jammer mais encontrado no mercado é capaz de neutralizar rastreadores que usam GPS e GSM, ou seja, tanto sinal via satélite quanto de telefonia móvel podem sofrer com a interferência do aparelho e ter sua eficiência anulada.

A produção dos jammers é controlada pela ANATEL e sua comercialização é proibida, porém, a venda ilegal ocorre sem grandes dificuldades no mercado nacional, como pode ser acompanhado no vídeo abaixo:

Como o jammer funciona?

O modo como o jammer funciona é simples. Ele pode ser alimentado por carga interna ou conectado ao sistema elétrico do automóvel por meio do acendedor de cigarro, que usa a bateria do carro como fonte de energia.

Quando ligado, o dispositivo bloqueador começa a emitir um sinal de forte intensidade, capaz de interferir e poluir a frequência utilizada pelo rastreador, tornando-o ineficiente. O mais comum é o jammer suprimir tecnologias de rastreamento via satélite ou telefonia móvel.

Ao bloquear o sinal do rastreador, os criminosos têm a oportunidade de cometer o roubo e levar o veículo ou carga para um local isolado a fim de retirar peças, componentes e outros itens que possam ser redirecionados.

Como o jammer impede a localização, as chances de recuperação do patrimônio roubado ficam extremamente reduzidas.

Rastreador anti jammer: como ele combate o bloqueador de sinal?

Para superar esse recurso dos criminosos, a melhor alternativa é optar pelo rastreador anti jammer, que pode significar o uso de uma tecnologia de sinalização imune ao bloqueio ou dispositivos adicionais que detectam a interferência de sinal e impedem a ação do jammer.

O que é Rastreador Anti Jammer?

O rastreador anti jammer é aquele que usa a tecnologia de sinal por radiofrequência. A comunicação é feita pelas torres de rádio, como o nome já indica, sem a utilização de satélites. Dessa forma, é possível manter o funcionamento do dispositivo, mesmo com a tentativa de bloqueio. 

No rastreamento contra roubos e furtos oferecidos pela Tracker, você conta com a função anti jammer, que analisa a qualidade do sinal localizador e detecta com mais agilidade tentativas de bloqueio, notificando o usuário.

Como funciona o Anti Jammer?

O dispositivo anti jammer é uma funcionalidade do próprio rastreador da carga ou veículo. Ele então é capaz de detectar a tentativa de interferência causada pela sombra do jammer, notificando a central e o usuário que houve o evento.

A partir daí, é possível agir rapidamente para evitar o roubo ou furto, um fator crucial para elevar as chances de proteger o seu automóvel ou carga, ou ao menos dar mais tempo para localizar e recuperar o objeto.

Qual a importância da função anti jammer para rastreadores?

De proprietários de veículos de passeio até empresas do transporte de cargas, a preocupação com a ação criminosa é constante. Para lidar com isso, é essencial investir em medidas eficientes de prevenção, que inibem roubos e furtos, bem como elevam a chance de recuperação do patrimônio em questão.

Como exemplo disso, temos os dispositivos de rastreamento veicular, que colocam obstáculos para os ladrões, desencorajando o crime, ou estão conectados a uma rede de resposta que detecta com mais agilidade o sinistro e engatilham uma operação para recuperar o item roubado com ótima chance de sucesso.

No entanto, criminosos não ficam parados e estão sempre tentando superar as medidas preventivas implementadas. Mesmo com venda proibida, jammers ainda circulam no território nacional e chegam facilmente a essas pessoas.

Por conta disso, é necessário contra-atacar com o uso de rastreadores anti jammer e tecnologias imunes ao bloqueio, sempre que possível combinando as duas iniciativas para aumentar a proteção oferecida.

Para fazer a gestão de frotas ou simplesmente diminuir o risco de ter o carro roubado, a solução oferecida por dispositivos anti-bloqueio tem a importante função de elevar a segurança do que é seu.

Rastreamento é com a Tracker

Na Tracker você encontra uma grande variedade de rastreadores, desenvolvidos com as tecnologias mais seguras e eficientes disponíveis no mercado. Ficamos de olho no que acontece no mercado para garantir funcionalidades que combatem as principais ferramentas e táticas utilizadas por criminosos.

Muito além do rastreador anti jammer, nossos pacotes incluem equipe de resposta imediata, conexão com as autoridades, acompanhamento em tempo real e compatibilidade com diversos tipos de veículos e cargas.

Quer encontrar a opção mais adequada para sua necessidade? Acesse a Central Solução Tracker e conheça nossos diferentes pacotes!


Categoria: