icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
December 29, 2021

Tecnologia automotiva: 4 inovações em alta para sua garagem

tecnologia automotiva

Tecnologia automotiva: 4 inovações tecnológicas para quem gosta de carros

A tecnologia automotiva acelera em direção a um futuro certamente brilhante. Enquanto uns sonham com os carros voadores dos Jetsons, o que temos hoje são equipamentos que focam em questões realmente importantes, como segurança, autonomia e performance.

Para celebrar cada uma dessas conquistas, vamos olhar para 4 novas tecnologias dos carros que fazem parte do presente e futuro próximo da indústria automotiva. Vamos lá?

4 tecnologias automotivas que estão em alta

A indústria dos automóveis possui muitas promessas e sonhos. Dos carros que voam aos bem mais realistas carros inteligentes, as iniciativas existem para todos os gostos. 

Na prática, uma inovação precisa ser funcional, segura e atraente para o mercado, afinal de contas, tecnologias em sistemas automotivos só recebem investimento quando há uma boa perspectiva de que elas trarão lucro para as montadoras.

Dessa forma, alguns dos itens citados estão em alta no mercado atual, enquanto outros ainda precisam de tempo para amadurecer. Também é importante destacar que existem diferenças marcantes entre a frota nacional e o que se vê em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos.

Dito isso, vamos para as 4 tecnologias automotivas que estão em alta e merecem a sua atenção no futuro próximo.

1. Carros elétricos ou híbridos

Vamos começar falando sobre a energia que abastece os nossos carros. Na prática, carros movidos à eletricidade existem desde o fim dos anos 1890, mas caíram em popularidade, principalmente pela falta de autonomia e performance.

No entanto, esse problema é algo do passado. O Nissan Leaf, por exemplo, tem autonomia de 350 km em trajetos urbanos, além de fazer de zero a 100 km/h em menos de oito segundos.

Outros modelos, como o Tesla Model Y, apresentam uma autonomia que se estende até 507 km. Tudo elevou a participação dos carros elétricos na frota brasileira, com aumento de 300% no número de emplacamentos de veículos movidos a energia elétrica em 2021.

Também podemos citar nessa leva os carros híbridos, que combinam o tradicional motor a combustão com uma unidade movida a eletricidade para obter maior eficiência em performance e diminuir a emissão de poluentes atmosféricos.

Nesse quadro, a Toyota é uma das grandes referências na categoria, levada na bagagem do Prius, que é líder em vendas e popularidade entre os híbridos.

2. Carros autônomos

Além de marcar presença entre os carros elétricos, a Tesla também se destaca na nossa próxima categoria de tecnologias automotivas, os carros autônomos. 

Quer aproveitar o trajeto de casa ao trabalho para se atualizar no noticiário ou terminar aquele livro que começou a ler recentemente, sem abrir mão de usar o próprio carro? Seus problemas acabaram (se o seu orçamento permitir, é claro)!

Em outros países, montadoras como a Tesla desenvolveram sistemas autônomos que dirigem o carro, utilizando uma série de sensores, radares e câmeras para monitorar os arredores do veículo e fornecer informações para uma central inteligente que controla a direção.

Apesar disso, é recomendado que o motorista se mantenha atento ao tráfego para intervir se necessário, principalmente em caso de acidentes. Infelizmente, nem todos os proprietários de carros autônomos seguem essa dica, resultando em notícias como essa:

No Brasil, a legislação ainda dificulta a popularização dos carros totalmente autônomos, afinal de contas, se o Código de Trânsito considera infração dirigir com apenas uma das mãos, como ficaria um automóvel que não precisa de nenhuma delas?

3. Inovação em sensores e análise de pista

Enquanto os autônomos ainda não chegam de vez no mercado nacional, os acessórios nos quais eles se apoiam servem para facilitar a vida dos motoristas. Entre as novas tecnologias para os carros, sensores e equipamentos que fazem a análise da pista são apostas interessantes.

Uma dessas novidades é um detector de buracos, tecnologia automotiva desenvolvida pela Land Rover para identificar imperfeições na pista. 

A ideia é que essa informação seja repassada para outros motoristas, bem como para as autoridades, para que possam tomar cuidado ao trafegar no local e promover eventuais reparos, respectivamente.

Sensores externos também estão sendo utilizados para frenagem de emergência. Em situações de impacto iminente, o próprio carro aciona os freios para evitar a colisão. Isso pode ocorrer quando um automóvel reduz drasticamente a velocidade e o motorista do carro de trás não reage a tempo.

Vale apontar ainda que esses sensores também possibilitam a implementação de tecnologias para carros que estacionam sozinhos, facilitando na hora da baliza.

4. Inteligência artificial e conectividade

A aplicação de inteligência artificial nos carros eleva a comunicação do veículo com os seus arredores e com o próprio motorista. Constante conexão com dados de trânsito, consumo, localização e desempenho permite encontrar a melhor rota, diminuir as distrações e facilitar o dia a dia dos motoristas.

Também é importante destacar que esse tipo de inovação automotiva pode fazer nossos carros mais inteligentes, eficientes e repletos de recursos, formando uma sólida base para futuras tecnologias.

Grandes inovações tecnológicas na história da indústria automotiva

Os primeiros automóveis eram extremamente rústicos e simples em sua engenharia (comparados com o que temos hoje em dia). Rodas de madeira, velocidade máxima que não chegava aos 20 km/h, nada de marchas e o único ar-condicionado disponível era oferecido pela atmosfera, pois o carro não tinha carroceria.

De lá para cá, tivemos uma longa história, marcada por progressos interessantes. Compostos de pneus, freios ABS, injeção eletrônica e sistemas de câmbio que fazem parte de um grande aumento de performance. 

Muitas das inovações automotivas que vemos atualmente em seu máximo potencial, como carros híbridos e elétricos, câmbio automático e combustíveis alternativos, tiveram seus primeiros protótipos ao longo dos últimos cem anos.

A primeira versão de um câmbio sem marchas, como o CVT, esteve no holandês DAF 600, de 1958. Veículos elétricos foram utilizados como táxi em cidades como Londres e Nova Iorque muito antes disso, no final dos anos 1890.

Por mais que o mercado se mostre mais aquecido para esses avanços atualmente, os primeiros passos e protótipos das tecnologias automotivas que são tendência hoje em dia são quase tão antigos quanto os próprios carros.

Tracker: tecnologia do futuro para o seu carro do presente

Temos mais uma tecnologia automotiva que vale a pena conhecer: o rastreamento veicular. A Tracker é especialista em soluções de rastreamento, um importante recurso para aumentar a segurança e proteção ao seu automóvel.

O serviço de rastreador contra roubos e furtos usa a radiofrequência para localizar um veículo, aumentando as chances de recuperar carros roubados ou furtados. Com ele, é possível aproveitar as seguintes funcionalidades em automóveis de passeio e transporte:

  • Localização eficiente em lugares remotos;
  • Alerta antijammer;
  • Dispositivo autônomo;
  • Frequência de rastreamento exclusiva;
  • Time de pronta resposta e relacionamento direto com autoridades.

Conheça as soluções da Tracker para a segurança do seu carro e experimente as tecnologias do futuro hoje mesmo!


Categoria: