icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
April 16, 2021

Freio ABS para moto: veja como funciona e quais suas vantagens!

freio-abs-moto

Freio ABS para motos: conheça todos os benefícios!

Todo motociclista sabe que um sistema de frenagem eficiente é tão importante para sua segurança quanto usar um bom capacete. Nesse quesito, a alternativa mais segura segundo especialistas é o freio ABS para motos.

Durante uma frenagem, travar as rodas é um grande perigo. Por isso, ter um freio que evita a derrapagem ao combater o travamento e a perda de estabilidade é uma vantagem considerável para a segurança dos motociclistas.

Neste artigo iremos explicar o que é o freio ABS para motos, como ele funciona na prática, porque é uma escolha tão segura e como realizar a manutenção do equipamento. Além disso, leia até o fim para entender a diferença entre freio CBS, também chamado de sistema combinado, para o ABS.

Como funciona o freio ABS em motos?

A derrapagem por travamento das rodas é uma das grandes causas de quedas de motociclistas, por isso não é de se imaginar que um sistema de freios que evite esse problema seja de extrema importância para a segurança no trânsito.

Nesse quesito, o freio ABS para motos é considerado o mais eficiente e seguro. ABS é uma sigla para Anti-lock Braking System, que pode ser traduzido simplesmente como sistema de frenagem antitravamento.

O travamento das rodas ocorre por conta da pressão do fluido de freios chegar a um ponto crítico. 

Dessa forma, o freio ABS para motos conta com sensores localizados junto às rodas, que avaliam a pressão do fluido e, caso identifiquem que o ponto crítico se aproxima, liberam válvulas eletrônicas que diminuem a pressão, evitando assim que as rodas travem e o motociclista perca o controle.

Através dessa tecnologia, é possível garantir a desaceleração eficiente, mesmo em situações de pouca aderência, como situações de chuva, seja no trânsito ou em viagem de moto nas rodovias.

Com o sistema de freios ABS na moto, mesmo que o pedal do freio fique pressionado, o controlador eletrônico faz a leitura da pressão e mantém o nível ideal, acionam e aliviam as válvulas. Assim, é possível uma parada brusca com menor risco de derrapagem.

Para entender um pouco mais sobre a origem dos freios ABS para motos e a sua importância, o vídeo a seguir traz informações de grande importância:

Motos mais baratas com freios ABS

O sistema de freios ABS para motos passou a ser obrigatório para todos os modelos acima de 300 cilindradas, ou seja, motos mais pesadas e potentes que demandam mais do sistema de freios. 

Mesmo sem a obrigatoriedade e sem ser um sistema tão popular quanto as motos flex, o freio ABS em motos ainda é o sistema mais indicado, o que levou algumas montadoras a incluí-lo em modelos mais baratos. Separamos a seguir uma lista dos modelos recentes que contam com sistema ABS e tem um valor mais acessível. 

  • Fazer 250 ABS;
  • Yamaha NMax 160 ABS;
  • Honda PCX 150 ABS;
  • Crosser 150 Z ABS;
  • Honda XRE 190 ABS.

O valor dessas motos com freios ABS parte da casa dos R$12 mil. Como podemos observar, o sistema ABS está presente em scooters, motos urbanas e até mesmo nas versáteis que enfrentam todo tipo de terreno.

Para quem deseja mais segurança na pilotagem ou ainda não possui muita prática, essas são ótimas alternativas, que com certeza valem o investimento.

Como fazer a manutenção dos freios ABS na moto?

Para garantir um aproveitamento máximo da segurança e eficiência que o freio ABS para motos é capaz de proporcionar, realizar a manutenção preventiva desse equipamento é essencial.

Do ponto de vista mecânico, peças móveis sempre apresentam um desgaste natural com o tempo, por isso, fazer a revisão periódica na oficina da moto é muito recomendado para verificar as condições das peças do freio ABS na moto.

Além disso, como o sistema possui sensores e válvulas de acionamento elétrico, é importante passar a moto por um scanner e verificar se tudo está funcionando de acordo com o esperado. 

Manter a manutenção preventiva requer um investimento, mas esse valor é sempre menor do que a troca de uma peça já quebrada, sem mencionar na perda da efetividade do sistema de frenagem nesses casos

Qual a diferença entre freio CBS e ABS?

Conforme mencionamos anteriormente, motos acima de 300cc precisam do sistema ABS como item de fábrica, uma obrigatoriedade pela lei brasileira. A mesma legislação também tornou obrigatória a existência de um sistema auxiliar de freios nas motos de menores cilindradas fabricadas no Brasil.

Com isso, temos a popularidade do sistema de freios combinados ou CBS. A eficiência do freio CBS é 20% maior do que a dos freios convencionais.

Na prática, a diferença entre freio CBS e ABS para motos está no fato de que o ABS usa sensores e válvulas para controlar a pressão do fluido de freio nas rodas, de maneira independente. 

Já o CBS, como o nome já diz, combina a força de frenagem na dianteira e traseira. Assim, mesmo que apenas o pedal ou a manete seja acionada, o sistema de freios irá distribuir a força nas duas rodas para garantir controle e estabilidade.

Mas então, qual deles é melhor? Na prática, durante o ciclo urbano, com velocidades menores e curvas mais suaves, a diferença não é muito notável, principalmente se considerarmos que os sistemas atuam de forma completamente diferente.

No entanto, em situações adversas, como pista escorregadia e tráfego em vias rápidas, o ABS tem uma eficiência de frenagem superior, mesmo que o CBS também garanta uma vantagem significativa em relação ao freio convencional.

Um ponto a favor do CBS é o custo, que costuma ser bem menor na instalação e manutenção do que em relação ao freio ABS da moto. Mas vale sempre lembrar que, quando o assunto é segurança, economizar a todo custo nem sempre é a melhor opção.

Mais segurança para você e sua moto

Quer mais segurança para pilotar sua moto? Então conte com o Tracker Smart, um sistema de rastreamento inteligente, feito para ser comandado via app para smartphones, garantindo praticidade e proteção. Com ele você tem acesso aos seguintes diferenciais:

  • Localização em tempo real;
  • Compatível com diversos modelos de carros e motos;
  • Bloqueio do veículo via Bluetooth;
  • Criação de âncoras virtuais;
  • Ideal contra furto de veículos.

Veja como funciona:

A Solução Tracker perfeita para você está à sua espera. Aproveite!

Categoria: