icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
March 19, 2021

Oficina da moto: o que não pode faltar em uma boa mecânica?

oficina-da-moto

Oficina da moto: 10 itens recomendados para uma boa mecânica

Motocicletas são uma excelente alternativa de transporte, oferecendo baixo consumo de combustível, praticidade para não ficar preso no trânsito e um excelente custo-benefício no geral. Tudo isso fica ainda melhor quando a oficina da moto é de qualidade, diminuindo o custo de manutenção e o tempo com o veículo parado.

Atualmente, a frota de motos tomou um lugar de destaque como solução de mobilidade urbana. Por conta disso, as montadoras investem em tecnologias que otimizam ainda mais o desempenho desse tipo de veículo.

Tendo em mente que, cedo ou tarde, é necessário deixar a moto na oficina, mesmo que para uma manutenção preventiva ou revisão antes de viajar de moto, a mecânica de sua escolha deve ser qualificada para executar o serviço com agilidade e garantia.

Pensando nisso, montamos uma lista de itens que estão presentes nas oficinas de moto mais modernas e competentes no mercado. Não é fácil encontrar uma mecânica de confiança, mas esses fatores com certeza são bons sinais. Confira.

10 itens encontrados em uma boa oficina de motos

Antes de começarmos, aqui cabe um aviso. Selecionamos equipamentos com base na tecnologia e eficiência que eles proporcionam para o trabalho da oficina da moto. Não é impossível que uma boa oficina não tenha alguns desses itens, porém isso não diminui sua importância no geral.

A ideia aqui é auxiliar quem tem uma moto ou uma scooter a identificar fatores que mostram que uma oficina de conserto de motocicletas é interessante ou não. Além disso, para quem se interessa por mecânica de motos e está pensando em abrir sua oficina, essa lista pode ajudar nos planos.

1. Equipe profissional e capacitada

O primeiro fator é bem subjetivo, mas certamente é um dos mais importantes. Uma equipe profissional e capacitada é crucial para que qualquer serviço seja executado com um padrão de qualidade elevado. 

Isso é muito relevante na oficina da moto, uma vez que é preciso conhecer a mecânica e saber ler os sinais para fazer os consertos na motocicleta

Um mecânico que entende do assunto deve ser atencioso, ser capaz de esclarecer as dúvidas do motociclista, manter uma oficina organizada e demonstrar que conhece a mecânica de cada modelo o bastante para executar o conserto.

2. Atendimento transparente

A forma como você é atendido na oficina da moto é determinante no que diz respeito a um serviço capaz de satisfazer ou superar suas expectativas. 

De modo geral, além de demonstrar dedicação, conhecimento e organização, conforme citado no tópico anterior, é essencial que o contato entre oficina e motociclista seja pautado pela transparência

A clareza como o mecânico trata sobre temas cruciais, como o custo do serviço, tempo de execução e garantia do resultado é sempre muito relevante. 

Uma boa forma de testar a transparência de uma oficina é conversar bastante com o mecânico e fazer um teste com uma manutenção mais simples. Dessa forma, você tem uma amostra de como cada oficina conduz seus serviços, sem arriscar muito.

3. Histórico de manutenção

Assim como o histórico de saúde é importante para um tratamento médico, manter um histórico de manutenção é altamente relevante para garantir a qualidade dos serviços prestados na oficina da moto. 

Existem muitas maneiras de manter esse registro, mas a mais indicada é através de um software de histórico. Além de poder armazenar os dados e informações pertinentes sobre consertos realizados na motocicleta, esse programa também serve para programar manutenções preventivas no futuro.

4. Scanner para motos

Entrando nos dispositivos mais interessantes para a oficina da moto, temos o scanner. Este aparelho é capaz de fazer uma leitura completa da injeção eletrônica, sistema de freios ABS, sistema de luzes e elétrica completa da moto, identificando os pontos específicos que necessitam de manutenção.

Se você tem uma oficina e está procurando um scanner de motos para aumentar a qualidade dos seus serviços, o vídeo abaixo pode esclarecer algumas dúvidas e ajudar na sua aquisição:

5. Elevador de motos

Contar com um equipamento apropriado para levantar a moto e suportar o seu peso enquanto o mecânico inspeciona a parte de baixo do veículo é indispensável para uma boa oficina de motos. 

Além de suportar o peso, o elevador de motos deve estar sempre em pleno funcionamento, para garantir a segurança da moto e do mecânico executando o serviço

Oficinas mais antigas costumam contar com elevadores hidráulicos, que são modelos mais simples e baratos. No entanto, o elevador pneumático para motos é mais eficiente e seguro, pois oferece um sistema mais prático, confiável e ágil.

6. Máquina de desmontar pneus

Tarefas que custam mão de obra também se beneficiam da tecnologia. Com isso em mente, ter uma desmontadora de pneus na oficina da moto é capaz de diminuir o tempo e o esforço para realizar um serviço corriqueiro.

Utilizando um sistema de garras que se ajustam à peça sem danificar as rodas da moto, elas são muito práticas para trocar pneus e realizar consertos.

7. Calibrador eletrônico

Um calibrador eletrônico de pneus é um equipamento simples, mas também muito importante para garantir a qualidade do serviço da oficina. 

Capaz de fazer a leitura da pressão nos pneus e realizar a calibragem na hora, este item é essencial para fechar um atendimento e garantir a satisfação do motociclista.

8. Chave pneumática de impacto

Ferramentas de qualidade profissional e adequadas para um serviço recorrente são essenciais para uma oficina de conserto de motocicletas, afinal de contas, isso eleva a qualidade dos serviços prestados e faz valer o investimento a longo prazo.

Entre essas ferramentas temos a chave pneumática de impacto, que é similar a uma parafusadeira, porém muito mais eficiente, compacta e apropriada para o uso profissional. A grande vantagem para o mecânico está no ganho em eficiência e na diminuição do esforço em tarefas simples.

9. Extrator de pinos de corrente

O extrator de pinos de corrente é um equipamento simples e compacto, bem como essencial para uma boa oficina de motos. Garantir que a corrente da motocicleta esteja em boas condições é crucial para o desempenho e manutenção da mecânica.

10. Serviços adicionais

Ter a praticidade de fazer diversos consertos na moto em um mesmo lugar é algo muito interessante para diminuir o tempo da moto na oficina e ainda pode gerar uma economia extra. 

Por exemplo, uma oficina de motos que além da manutenção mecânica também oferece serviços de troca de óleo, borracharia e funilaria pode ser mais interessante que uma outra que faça apenas um desses serviços.

O mesmo vale para instalações de equipamentos em geral, como um rastreador veicular ou alarme. Seja para atender os donos de motos diretamente ou empresas com frotas de veículos, contar com serviços adicionais gera valor para ambas as partes.

Proteja sua moto com a Tracker!

Motos são uma grande vantagem para enfrentar o trânsito, mas também são muito visadas por criminosos. Para proteger a sua motocicleta, conte com o rastreamento contra roubos e furtos da Tracker!

Com ele você tem um dispositivo totalmente autônomo, com frequência exclusiva, alerta anti jammer e capacidade de localizar a moto até em locais remotos. Além disso, nossa equipe fica à disposição para responder prontamente e acionar as autoridades.

Preencha o formulário e nós te ajudaremos a encontrar a Solução Tracker ideal para te atender!

Categoria: