icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
July 20, 2021

Transporte de mercadorias: como funciona uma transportadora?

transporte-de-mercadorias

Transporte de mercadorias: o que é e como funciona?

Diariamente, o transporte de mercadorias faz a ponte entre lojistas e seus clientes. O setor é liderado pelos Correios, contando ainda com diversas outras transportadoras e está diretamente ligado ao sucesso do e-commerce no país.

Lógico que uma tarefa dessa magnitude não viria sem obstáculos e desafios. O custo do frete, prazo de entrega e o cuidado com a carga afeta a experiência do cliente, o que demanda investimento para garantir a qualidade.

Se há necessidade de investimento, alguém precisa arcar com esse custo e encontrar o equilíbrio certo faz a diferença para o lucro. 

Da mesma forma, transportadoras de mercadorias precisam buscar maneiras inteligentes de executar suas atividades para reduzir os custos, o que atrai mais clientes pelo preço mais baixo e por si só eleva os ganhos.

Vamos nos aprofundar no assunto e entender como ocorre o transporte terrestre de mercadorias fracionadas, com destino ao consumidor. Continue lendo!

Cargas fracionadas e o transporte de mercadorias

De modo geral, o transporte de mercadorias é caracterizado pelo modelo de carga fracionada, ou seja, que não ocupa toda a capacidade de carga do veículo e, portanto, pode ser transportada juntamente com itens para diferentes destinatários.

Esse modelo é comumente utilizado para o comércio B2C (business to consumer), onde o fabricante ou revendedor faz negócios diretamente com o consumidor final, que irá utilizar os produtos.

Conforme mencionado, essa modalidade é essencial para o comércio digital. Mercadorias de pequeno porte, com peso máximo de 30 kg e em dimensões reduzidas, se encaixando assim nos requisitos para o transporte via Correios.

O alcance da empresa pública e o custo menor quando comparado a outras modalidades a torna de grande importância para pequenos e médios empreendedores. 

Para segmentos mais específicos, com necessidades que não se encaixam nos requisitos acima, empresas de transporte de mercadorias se mostram como uma alternativa muito interessante, especialmente para contratantes com maior potencial de investimento.

Entenda um pouco mais sobre a dinâmica do envio do produtos nesse segmento de mercado com o vídeo abaixo:

Como é feito o transporte de mercadorias no Brasil?

Chegou a hora de entender como funciona o transporte nacional de mercadorias fracionadas, produtos destinados ao público consumidor em geral. Antes de mais nada, é relevante destacar as partes envolvidas nesse processo, vejamos:

  1. Despachante ou remetente: é o responsável por embalar, solicitar o envio e entregar a mercadoria para a transportadora, normalmente é um fabricante, lojista ou revendedor oficial. Também é possível enviar mercadorias entre pessoas físicas;
  2. Transportadora: empresa de transporte com frota própria ou terceirizada, responsável pela distribuição das mercadorias, que deve contar com veículos adequados para o transporte em rodovias e também nos centros urbanos;
  3. Destinatário: o consumidor ou destinatário da entrega, que irá avaliar as condições do produto após o transporte e aceitar ou não a entrega.

Esse é um ponto muito importante, considerando que a proteção do item entregue, assim como o cumprimento do prazo de entrega estipulado, é responsabilidade da empresa transportadora. 

Por isso mesmo, a gestão logística do transporte de mercadorias precisa ser muito bem planejada e executada. A região de atuação, estrutura física, centros de distribuição, frota e planejamento operacional determinam as suas chances de sucesso.

Quanto mais ampla a área de cobertura da empresa transportadora, mais robusta precisará ser sua estrutura. Centros de armazenamento e distribuição auxiliam a encurtar o tempo de entrega e facilitar o monitoramento da carga.

Por fim, a gestão da frota precisa de atenção especial. Como a carga total transportada é formada por diferentes produtos, com origens e destinos variados, o tipo de caminhão escolhido para o transporte rodoviário deve ser o mais versátil possível, como um Truck com Baú ou mesmo um Bitruck.

O importante é que o espaço da carga permita o armazenamento e a proteção contra o clima, movimentação durante o transporte e outras ameaças. Além disso, os limites de peso por eixo e peso bruto também devem ser considerados.

Para centros urbanos, o veículo utilizado no transporte de mercadorias muda. Nesse caso, caminhões menores como os VUC, Veículos Urbanos de Carga. Para receber a classificação e autorização dessa categoria, o modelo deve ter no máximo 2,2 metros de largura e 7,2 metros de comprimento.

Outra opção utilizada para realizar fretes com menores distâncias e que não demandam tanta estrutura quanto a de um caminhão está nos veículos utilitários, como furgões, vans e outros veículos comerciais leves.

Quanto à documentação necessária para o transporte de mercadorias, além daqueles já exigidos para a atividade pela ANTT, é obrigatório apresentar Nota Fiscal ou Declaração de Conteúdo. A Nota Fiscal é emitida para venda de itens novos, já a Declaração de Conteúdo serve para itens seminovos ou remessas entre pessoas físicas.

Operação de transportadoras de mercadorias

Merecendo um destaque quando se fala em transporte de mercadorias, a atividade das transportadoras para oferecer soluções viáveis e recompensadoras ao comércio B2C envolve diversos cuidados ao longo de sua operação.

Vejamos algumas áreas internas de transportadoras, que merecem atenção especial:

Gestão da Manutenção

Uma transportadora precisa fazer a gestão de frotas, que envolve o controle e a utilização dos seus veículos de maneira eficiente e positiva. Dentro desse tema, ela também deve se preocupar com a manutenção dos caminhões, utilitários e demais componentes da frota.

Realizar a manutenção preventiva, preditiva e corretiva irá diminuir as chances de problemas mecânicos, acidentes e atrasos, todos fatores capazes de causar prejuízos significativos.

Logística

Em seguida temos a gestão de logística no transporte de mercadorias, que consiste em agrupar corretamente os itens destinados a uma mesma região e organizar a distribuição de acordo, garantindo eficiência e agilidade ao frete, antes mesmo dele ser executado.

Planejamento de rota

A rota executada precisa estender o planejamento da logística, sendo definida de modo que apresente o melhor custo-benefício. Ela precisa ter um baixo custo dos recursos, ou seja, não pode ter muitos pedágios ou consumir muito combustível, além de ser feita no menor tempo possível.

Rastreamento de entregas

Essencial para o transporte de mercadorias, especialmente no comércio digital, a capacidade de rastrear os produtos, por parte do despachante e também do destinatário, garante uma experiência positiva e ajuda a garantir que os itens enviados estejam seguros e em condições ideais.

Cálculo de frete

Resultado de todo esse planejamento, o cálculo de frete indica o valor cobrado para o transporte de cada mercadoria. Ele considera a distância percorrida, especificações do produto, destino, valor do produto, riscos adicionais e custos totais, chegando ao valor final para cobrança.

Gerenciamento de risco

O transporte de mercadorias também está sujeito a ameaças diversas, como extravios, acidentes que danifiquem a carga ou atrasem sua entrega, além de roubos e furtos. Por isso mesmo, realizar a gestão de riscos da logística é muito importante, além de procurar recursos para minimizar a possibilidade de prejuízo. 

Além do seguro veicular e da carga, uma alternativa interessante são as soluções de rastreamento como o Tracker LOG. Combinando as tecnologias de RF e GPS, este serviço é a escolha mais prática e eficiente para acompanhar os veículos da frota nas entregas, diretamente do computador ou smartphone.

Os diferenciais do Tracker LOG ainda incluem:

  • Acompanhamento em tempo real;
  • Alerta antijammer;
  • Relatórios personalizados;
  • Configuração de alertas personalizados;
  • Elevado índice de recuperação;
  • Aplicabilidade em caminhões, utilitários, veículos leves, motos e outros.

Para cada necessidade de rastreamento, há uma Solução Tracker feita sob medida. Conheça!


Categoria: