icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
December 2, 2020

Transportes de máquinas pesadas: tudo que precisa saber

transportes-de-maquinas-pesadas-tudo-que-precisa-saber

Transporte de máquinas pesadas: legislação + tipos de caminhão

Atuações especializadas em nichos de mercado são apostas interessantes. Ao mesmo tempo que tem alto risco, a recompensa obtida também costuma ser alta. É o que acontece no transporte de máquinas pesadas, um braço da logística que demanda maior investimento, planejamento e dedicação, trazendo consigo uma possibilidade de lucro proporcionalmente elevada.

Com o tamanho do desafio, certamente não é algo para qualquer um. Para investir no transporte de cargas pesadas e indivisíveis é preciso seguir uma legislação específica, montar uma estrutura mais sólida e planejar cada etapa de cada frete com extrema dedicação, se preparando para uma série de imprevistos.

Veja se você tem o perfil ideal para investir no transporte de máquinas pesadas, superar os desafios do ramo e garantir lucratividade para o empreendimento. Essa é a certeza que visamos proporcionar.

Aqui, iremos apresentar tudo que precisa saber sobre as leis, como montar a frota para transportar máquinas pesadas, além de apontar as principais oportunidades e desafios do setor. Confira.

Transporte de máquinas pesadas: o que é?

Primeiramente, precisamos definir que tipo de carga entra nessa categoria. O transporte de máquinas pesadas, assim como cargas pesadas, normalmente envolve carregamentos de grandes dimensões, não só o peso. 

Em alguns casos, a carga pode ser dividida em peças menores para facilitar a logística, mas no caso de máquinas e veículos pesados, é mais comum que seu transporte tenha de ser realizado em uma carreta única.

Especificamente para o transporte de máquinas pesadas, os setores que mais demandam esse tipo de serviço são a agricultura e a indústria. Máquinas agrícolas, como colheitadeiras e tratores, combinam peso, altura e, em alguns casos, largura exorbitante. O mesmo acontece com o setor industrial, que necessita de maquinários, peças, geradores e outros equipamentos de grande porte.

Principais dificuldades do transporte de máquinas pesadas no Brasil

Investir no transporte de máquinas pesadas certamente oferece diversos desafios aos empreendedores. Eles vêm de diferentes fatores e podem ser externos ou internos em relação à administração do negócio. São eles:

Demanda exigente

A primeira dificuldade vem de atender às exigências dos clientes, que podem pedir urgência na entrega. Porém, as longas distâncias que precisam ser percorridas, a velocidade controlada e os cuidados com a rota escolhida dificultam a agilidade.

Dificuldade de padronização

O transporte de máquinas pesadas exige caminhões e carretas especiais para acomodar e levar cargas de diferentes dimensões. Junto disso, temos a grande variedade de cargas que se encaixam nessa categoria, dificultando a padronização do serviço e exigindo um planejamento específico para cada demanda.

Infraestrutura brasileira

Qualquer empresa de transportes pode confirmar que a infraestrutura rodoviária brasileira apresenta diversos problemas. Estradas em péssimo estado de conservação, custo de pedágios, custo de combustível, entre outros, diversos fatores inerentes ao serviço que acabam dificultando o transporte de máquinas pesadas.

Legislação

Outro ponto a ser considerado para transportes de máquinas pesadas é a legislação. O DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, estabelece as regras para o transporte de cargas únicas com dimensões além do limite estabelecido para cargas comuns.

Na regulamentação do transporte de peças pesadas fica exigido o uso de veículos especiais, além disso, é necessário obter as AETs, Autorizações Especiais de Trânsito, que tem um custo adicional para o serviço.

Por fim, é importante destacar que a gestão de frotas precisará avaliar a legislação vigente na região do transporte. Ou seja, cada Estado e Cidade apresenta leis específicas quanto ao horário que veículos especiais podem transitar, sinalização exigida, necessidade de batedores e outras medidas de segurança.

Custo do seguro

Cargas pesadas como máquinas e peças costumam ser extremamente valiosas. Por esse motivo, o transporte de máquinas pesadas também sofre com o custo do seguro, que vai além do normal para proteger a carga de danos e da ação criminosa.

Como investir no transporte de máquinas pesadas?

Mesmo com tantas dificuldades, ainda vale a pena investir no transporte de máquinas pesadas. Cada projeto tem sua dificuldade e complexidade, atender essa demanda exigente acaba gerando boa lucratividade que cobre o investimento, quando executado de maneira adequada.

Veja agora como investir corretamente e lucrar no transporte de máquinas pesadas.

Planejamento

O planejamento de transporte de máquinas pesadas é importantíssimo. Para garantir a lucratividade do negócio, cada etapa precisa ser cuidadosamente planejada.

Nesse quesito, considere sempre os seguintes fatores:

  • Veículo adequado: escolha o veículo ideal para acomodar a carga e realizar o serviço;
  • Rotas e itinerários: como falamos antes, confira a legislação ao longo do trajeto e evite percursos que impeçam o transporte, como a presença de viadutos no transporte de máquinas mais altas;
  • Necessidade de batedores e escolta: garantir a segurança e proteção da carga é extremamente importante nesse caso. Por isso, invista em batedores para tornar o percurso mais seguro. Além disso, há casos onde escolta armada se faz necessário;
  • Capacitação de equipe: por se tratar de um serviço especial, é importante oferecer treinamentos para a equipe, para que todos estejam preparados para enfrentar e superar os desafios do setor.

Gestão de frotas especiais

Como falamos anteriormente, o transporte de máquinas pesadas exige modelos de caminhões específicos para sua execução. Seja no caso de montar uma frota própria ou alugar caminhões para cada atividade, é importante conhecer os modelos mais utilizados. Entre eles, podemos citar:

Carrocerias estendidas

Como as dimensões do carregamento vão bem além do normal, costuma ser necessário o uso de caminhões com carrocerias estendidas, com 7 a 9 eixos e capacidade para cargas de até 74 toneladas.

Caminhões Munck

O caminhão munck pode ser uma alternativa para o transporte de máquinas pesadas. Também conhecido como caminhão guindaste, ele possui um guindaste com braço articulado na carroceria, que pode ser utilizado para facilitar essas operações, principalmente máquinas agrícolas e veículos.

Carreta-prancha

Também podemos indicar a carreta-prancha para transporte de máquinas pesadas, já que ela facilita operações de carga e descarga, tem a carroceria rebaixada, podendo levar cargas mais altas com maior tranquilidade. 

Seguro

O custo do seguro para o transporte de máquinas pesadas costuma ser elevado, mas é essencial contar com essa proteção para o seu empreendimento e para conseguir bons clientes. Por se tratar de uma área com altos valores envolvidos, danos à carga, roubos e outras ameaças devem ser evitadas contratando um bom seguro veicular.

Rastreamento veicular

Todo cuidado com segurança é recomendado. Por isso, a nossa dica final para investir e lucrar com o transporte de máquinas pesadas é contar com tecnologias de rastreamento para cargas e veículos. Além de ser uma exigência para clientes e seguradoras, o serviço ajuda a evitar falhas de conduta no transporte e ainda auxilia na recuperação de cargas roubadas.

Para desfrutar de toda essa segurança e ainda facilitar a gestão do transporte de cargas pesadas, recomendamos o Tracker LBS Max, especialmente desenvolvido para proteção pesada para empresas e profissionais da logística. Confira os diferenciais:

  • Acompanhamento em tempo real;
  • Posição em mapa atualizado;
  • Plataforma moderna e funcional;
  • Controle logístico especializado;
  • Feito especialmente para caminhões e cargas;
  • Alerta Anti Jammer;
  • Combina 2 rastreadores para maior segurança.

Conheça o LBS Max e aproveite o transporte de máquinas pesadas e de qualquer tipo de carga com segurança garantida, entre em contato com nossa equipe de especialistas e confira o melhor rastreador para máquinas pesadas. 


Categoria: