icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
May 26, 2022

Como é a performance do Volkswagen Constellation? Descubra!

vw constellation

Volkswagen Constellation vale a pena? Análise destaca pontos fortes do veículo

O Volkswagen Constellation trouxe uma novidade que promete agitar o segmento dos pesados: motor MAN D26, de 12,4 litros, com 460 cavalos de potência. Além desse ponto positivo, o veículo conta com outros recursos que garantem mais performance, segurança e conforto aos condutores. 

A partir de agora, você conhecerá uma análise completa sobre o pesado, que segue a mesma linha de qualidade dos caminhões e ônibus Volkswagen. Porém, existem algumas particulares, inclusive, que são mais potentes que outros modelos da linha.

Quer saber tudo sobre esse novo veículo?

Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas! 

Leia mais em: controle de abastecimento de combustível: aprenda como fazer em sua frota

Sobre o motor do VW Constellation

Trata-se do primeiro veículo da família Constellation que oferece um motor superior a 11 litros. Devido a esse fator, ele garante mais potência e torque. 

O caminhão contém um motor MAN D26 de 12,4 litros e seis-cilindros em linha. A potência e o torque são os principais destaques do veículo.

  • 460 cv de potência a 1.800 rpm;
  • Torque de 235 mkgf de 950 rpm a 1.400 rpm

Assim, é possível perceber que o novo modelo traz, abaixo do seu túnel, arranjo técnico semelhante aos dos irmãos maiores, que são considerados os primeiros da linha: VW Meteor e MAN TGX.

É importante destacar ainda que em relação ao motor, a VW CO divulgou a renovação conforme a montagem, pela MVM, dos modelos MAN D08 e MAN D26. Por isso, são nacionalizados. 

Diante desse cenário, a engenharia explica que diversas peças são compartilhadas entre os veículos que pertencem à mesma família. Vale pontuar que o modelo contém o mesmo chassi do Meteor. 

Leia mais em: 

Mais recursos disponíveis do VW

O Constellation 25.460 traz para o mercado outros recursos interessantes, como a transmissão ZF TraXon, automatizada, de 12 velocidades. O diferencial do câmbio é a relação de 3,08:1 e a possibilidade de selecionar o 2,85:1.

Você também ficará surpreso com o bloqueio do diferencial do eixo traseiro e o sensor de inclinação para controlar a rotação, que impacta positivamente na melhora do consumo de combustível. 

Já no banco do carona, o que impressiona é a performance do Eco-roll. Em um trecho mais íngreme da pista, o sistema do do caminhão compreendeu a posição do veículo. Assim, automaticamente, a marcha foi desabilitada. Uma ótima forma de aproveitar a inércia.  

Na indústria automobilística, esse sistema é denominado como "banguela". No entanto, no Constellation, a inteligência da TraXon permite que o veículo "desça" em neutro, mas de maneira eficiente e segura, sem colocar em risco a vida do motorista.

O mais interessante é que, ao observar o painel de instrumentos, o consumo de diesel não é calculado. 

Conforto do veículo 

Se você é um motorista que viaja vários dias pelas estradas do Brasil, provavelmente, necessita de conforto, não é mesmo? Nesse quesito, o VW Constellation não deixa a desejar. 

A suspensão da cabine com quatro bolsões pneumáticos é um dos principais destaques do veículo. O sistema oferece um nível de qualidade para quem está no veículo. Além disso, consegue se manter firme quando o pesado enfrenta algum desnível na pista, mesmo quando a velocidade não estiver baixa. 

Isso só é possível graças à suspensão metálica, uma vez que foi desenvolvida para lidar com a realidade das estradas do nosso País, além do peso do veículo que vai rodar. Veja abaixo as capacidades do VW. 

  • Peso bruto total combinado (PBTC):56 t;
  • Capacidade máxima de tração (CMT): 70 t.

O pesado ainda oferece uma ótima circulação de ar da cabine. O veículo não tem apenas o ar condicionado, mas também o climatizador. 

Outros recursos disponíveis do VW Constellation

Você já ouviu falar no modo manobra de condução controlada? Funciona assim: quando o caminhão está sendo manobrado, o sistema administra a velocidade e não autoriza a troca de marchas. Isso ocorre para garantir uma saída menos intensa, ou seja, sem trancos. 

Outro recurso interessante é o "kick down". O objetivo dessa funcionalidade é diminuir a marcha quando o condutor pisa fundo no acelerador. Ele sobe o giro do motor para garantir mais segurança durante as ultrapassagens. 

Vale mencionar ainda o EasyStart. O papel do assistente de partida em rampa é segurar o veículo por alguns segundos até que o condutor pise no acelerador e saia. Essa dinâmica é importante porque impede que o caminhão pesado recue em uma descida. 

Veja um vídeo abaixo com as principais informações sobre o VW Constellation

Avaliação final sobre o VW Constellation 

Não é exagero dizer que o Constellation 25.460 6x2 foi uma grande evolução da marca. Segundo a Volkswagen, serão compartilhadas com outros veículos que pertencem a família. 

Esse pesado é uma alternativa 15% (ou cerca de R$200 mil) mais econômica que o Meteor, com a possibilidade de oferecer os mesmos benefícios. O diferencial são os recursos e os acabamentos mais simples. Sem dúvidas, é um dos melhores caminhões Volkswagen à venda. 

Ficha técnica do VW Constellation

  • Cabine: leito teto alto;
  • Motor: MAN D26, de 460 cv 1.800 rpm, 235 mkgf de 950 a 1.400 rpm
  • Transmissão: ZF TraXon, automatizada de 12 marchas
  • Peso em ordem de marcha: 9.575s
  • Suspensão dianteira: molas parabólicas com amortecedores hidráulicos telescópicos
  • Suspensão traseira: molas semi-elípticas (balancim)
  • Entre-eixos (mm): 3.600
  • Preço: R$ 630 mi

Agora que você já sabe as principais informações sobre o VW Constellation, conheça mais detalhes sobre o peso por eixo, um fator muito importante para a segurança do trânsito, conservação das estradas e prevenção de acidentes.

E não se esqueça: não adianta nada ter um pesado super potente se o veículo não tem segurança suficiente para rodar pelas estradas do Brasil. Por isso, conheça as soluções da tracker e saiba como ela pode ajudar a sua empresa no monitoramento de carga de um jeito simples, prático e eficiente. 

Categoria: