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O Caçador Tracker
June 9, 2021

Peso por eixo: por que é utilizado? qual o limite permitido?

peso por eixo

Peso por eixo: importância, limite permitido e como rodar dentro da lei

Em relação ao transporte rodoviário de cargas, um fator crucial para a segurança do trânsito, conservação das estradas e prevenção de acidentes está na distribuição adequada de peso por eixo, fiscalizado através da conhecida Lei da Balança.

De modo geral, o peso máximo permitido por eixo é utilizado para combater excessos e irregularidades que podem provocar uma direção mais perigosa para o motorista do caminhão, sua carga e demais motoristas ao redor, considerando a gravidade que um acidente com veículos pesados pode atingir.

Em resumo, o limite de peso máximo total e peso por eixo permitido para o caminhão depende da quantidade de eixos e tipo de carroceria do veículo. 

Quanto à fiscalização, há uma tolerância máxima que pode ser medida na balança de pesagem de caminhão, levando em conta fatores como calibragem e movimentação da carga durante o trajeto. Em 2021, a porcentagem de tolerância aumentou de 10% para 12,5%.

A medida, implementada pelo Ministério da Infraestrutura, tem como objetivo considerar a dificuldade de distribuição de peso por eixo e assim diminuir a quantidade de multas de trânsito aplicadas aos caminhoneiros.

Neste artigo, iremos destacar o que faz do controle de peso por eixo tão importante para o transporte rodoviário dos diferentes tipos de cargas, além de apresentar a base legal para fiscalização da chamada Lei da Balança, bem como comentar sobre suas recentes mudanças.

Boa leitura!

O que é eixo de caminhão?

Antes de focarmos no tema principal, peso por eixos, vamos entender o que é esse componente dos caminhões e quais os tipos disponíveis no mercado. 

Basicamente, eixo é o nome dado à peça que conecta os pares de rodas do caminhão, uma do lado esquerdo e outra no direito, com a suspensão do veículo.

Dessa forma, o eixo afeta o alinhamento e balanceamento do caminhão, sendo crucial para sua dirigibilidade, estabilidade e bom desempenho.

Tipos de eixo

Os eixos podem ser classificados de acordo com a configuração, espaçamento e número de rodas. Veja a seguir os diferentes tipos de eixos para caminhões:

Eixo simples

Utilizado e indicado para transportes fracionados, leves e comuns para modelos de caminhões “mais urbanos”, o eixo simples consiste em apenas um sistema de rodas para suportar a carroceria.

O eixo simples pode utilizar a configuração de rodagem simples, com um pneu em cada lado do eixo e carga máxima de 6 toneladas no eixo, ou então a chamada rodagem dupla, onde cada ponta do eixo possui dois pneus, suportando carga total de até 10 toneladas no eixo.

Eixos duplos 

Como o nome dá a entender, eixos duplos são aqueles onde a carroceria do caminhão é apoiada sobre dois eixos. Assim como no modelo simples, existem algumas configurações diferentes para esse tipo.

Em primeiro lugar, temos os eixos duplos tandem, onde os dois conjuntos utilizam a rodagem dupla, duas rodas em cada ponta, e a distância entre o centro de um eixo para o outro não é superior a 2 metros. O limite de peso por eixo pode variar de 9 a 13,5 toneladas.

Depois temos os eixos duplos não tandem, que também usam rodas duplas mas contam com maior espaçamento entre os conjuntos, superior a 2 metros. Esses modelos podem carregar de 15 a 20 toneladas por eixo.

Eixos triplos

Por fim, temos os modelos com três eixos suportando a carroceria do caminhão, todos com rodagem dupla. Variando a distância de espaçamento entre eles, o limite de peso por eixo varia de 25,5 a 30 toneladas.

Importância do controle de peso por eixo

Mas afinal de contas, por que é importante saber os tipos de eixo quando queremos falar sobre peso por eixo? A resposta é simples, de acordo com o tipo de carga e o volume a ser transportado, podemos escolher adequadamente a melhor configuração de eixos para fazer o frete.

A forma como a carga é alocada sobre o assoalho do caminhão para manter uma distribuição o mais uniforme possível garante benefícios para a dirigibilidade e ainda mantém o transporte dentro das exigências do Código de Trânsito Brasileiro.

Lei da Balança

Já que falamos sobre o que diz a legislação sobre os limites de peso por eixo, não podemos deixar de destacar a Lei da Balança, que controla o transporte de cargas para que ele seja executado dentro dos limites estabelecidos para os veículos e vias.

Tem como objetivo diminuir a incidência de sobrecarga e evitar a concentração de peso em apenas um dos lados ou eixos do caminhão. Ela discorre principalmente sobre o tipo de carga, peso máximo por eixo, tolerância sobre excessos e finalmente no direcionamento sobre autuação e responsabilidade sobre as infrações.

Entenda um pouco sobre como funcionam as balanças de pesagem:

Alteração na tolerância sobre excesso de peso por eixo

Como falamos anteriormente, esse ano tivemos uma alteração da tolerância no excesso de peso por eixo, que passou de 10% para 12,5%, de acordo com a Medida Provisória 1050/21, como parte de um pacote de incentivo aos caminhoneiros autônomos.

A ideia é evitar problemas causados por impossibilidade de verificação do peso por eixo no momento do carregamento, ou variações causadas pela movimentação da carga na carroceria, balanças desreguladas, entre outros.

Peso por eixo e a manutenção do caminhão

Um bom motivo para ficar atento é a possibilidade de multa por excesso de peso, que ocorre da seguinte forma:

  • Até 600 kg excedentes, infração média e multa de R$ 130,16;
  • De 600 kg a 1 t, infração grave e multa de R$ 195,23;
  • Acima de 1 tonelada, infração gravíssima e multa de R$ 293,47.

Destacamos ainda que há uma taxa adicional por peso excedido, calculada à parte.

Além disso, uma distribuição disforme no peso por eixo pode gerar problemas diversos, entre os quais podemos citar o desgaste prematuro e irregular nos pneus e também nos freios do caminhão, o que também pode provocar problemas de alinhamento e balanceamento.

Por fim, podemos citar seus efeitos na direção do caminhão, que tende a ficar instável, demandar mais experiência e cuidado no volante, consumir mais combustível e elevar o risco e gravidade de acidentes.

Seja para empresas de logística na gestão de frotas ou caminhoneiros autônomos, a segurança, qualidade e eficiência do serviço oferecido depende do cuidado em todos os detalhes, inclusive na distribuição de peso por eixo.

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