icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
November 17, 2021

Alternador do carro: o que é, como funciona e defeitos comuns

alternador de carro

O que é o alternador do carro e como ele funciona? 

Seguimos nosso giro pela mecânica dos automóveis. Antes já falamos sobre embreagem do carro, motor e até da bateria. O tema de hoje é bem próximo desta última, afinal de contas, não há como manter a carga da mesma sem o alternador do carro.

Quer entender melhor o que é o alternador e qual sua função? Que tal conhecer seus principais componentes, defeitos comuns e como realizar um teste rápido no componente? Então continue lendo e saiba tudo que precisa para fazer corretamente a revisão mecânica do automóvel.

O que é o alternador do carro?

O alternador do carro é uma peça responsável pela conversão da energia mecânica, gerada pelo movimento do motor, em energia elétrica para utilização nos componentes eletrônicos do veículo e também para a recarga da bateria.

Partes do alternador

O alternador do carro é um sistema engenhoso e muito interessante, que fica acoplado ao motor por meio da correia, interligando o movimento entre ambos os componentes para garantir o aproveitamento e conversão de energia.

Como podemos ver na imagem acima, as partes mais importantes do alternador do carro são:

  • carcaça: estrutura de proteção externa do componente, com aberturas para refrigeração;
  • polia: é montada junto ao eixo do rotor para girar a correia de distribuição utilizando a rotação do motor do carro;
  • rotor: bobina em um eixo de aço, com polos em garra e anéis coletores em fio de cobre;
  • estator: estrutura circular que reveste uma bobina para indução de corrente elétrica;
  • placa de diodo: componente que transforma a corrente alternada gerada nas bobinas para corrente contínua;
  • regulador de tensão: responsável por ajustar a voltagem variável obtida nas placas de diodo para a tensão de trabalho utilizada no veículo;

Qual a função do alternador no carro?

Quando acionamos a ignição, a bateria do carro fornece a carga para o motor de partida. Além disso, ela também alimenta os faróis, limpadores, vidros, sistema de som automotivo e injeção eletrônica. Com tanta demanda, sozinha ela não daria conta e acabaria sem energia rapidamente.

Dessa forma, a conversão de energia realizada no alternador do carro serve para atender parte dessa demanda e recarregar a bateria enquanto o mesmo está em movimento, assegurando também carga suficiente para acionar o motor de ignição sempre que tiver de ligar o automóvel.

Esse processo ocorre da seguinte forma, o motor do carro gira uma correia conectada a polia do alternador, aplicando a energia mecânica ao alternador, que ao mesmo tempo recebe energia da bateria para criar um campo magnético entre as bobinas do rotor e do estator.

Por meio do eletromagnetismo gerado no conjunto, ocorre a conversão da energia mecânica em elétrica, com o estator passando uma corrente alternada para as placas de diodo, que transformam para a corrente contínua, passam pelo regulador de voltagem para restringir a tensão na faixa de trabalho do sistema elétrico do carro, normalmente entre 13,6 e 14,4 V.

Relação entre alternador e a bateria do carro

Uma vez que o alternador do carro faz o seu papel, a energia gerada é redistribuída ao sistema elétrico do automóvel. Nele, será responsável por alimentar os componentes eletrônicos diversos, mas também recarregar a bateria do carro durante o período no qual o veículo está em movimento.

Defeitos comuns no alternador do carro

O funcionamento do alternador do carro envolve contato direto entre peças mecânicas e componentes elétricos, que trabalham direto quando o automóvel está em movimento. Por conta disso, o desgaste na peça é de certa forma inevitável.

Quando há algum problema no alternador do carro, a bateria não tem a recarga completa e é mais exigida durante o tempo de atividade do automóvel. Dessa forma, podemos afirmar que alguns casos de bateria arriada pode indicar alternador defeituoso.

Vale destacar que a ausência de energia para alimentar os componentes elétricos do veículo pode causar danos a esses sistemas.

Entre os problemas mais comuns, temos:

  • regulador de voltagem defeituoso;
  • correia frouxa ou rompida;
  • desgaste nos rolamentos;
  • problema no estator;
  • defeito na mesa retificadora;
  • escovas desgastadas no rotor;
  • demanda excessiva.

Quer saber como testar o alternador do carro utilizando um multímetro? Assista:

Quando trocar o alternador? Quanto custa?

O custo médio do alternador do carro para reposição varia de acordo com o modelo e o fabricante da peça, girando em torno de R$600 a R$2 mil, considerando o valor da peça toda. Em alguns casos, é possível trocar apenas um ou mais componentes internos para baratear o custo.

Para saber se está na hora de trocar o alternador ou a bateria, revisões periódicas em ambos os componentes é a melhor forma de garantir o cuidado básico com o automóvel. Ter esse tipo de precaução evita panes elétricas e que você fique na mão, sem conseguir dar partida no carro.

Além desse cuidado, também recomendamos que conheça os pacotes de Rastreador com Seguro Tracker. Com ele, você tem mais segurança para casos de roubos e furtos, além de proteção adicional em caso de acidente, incêndio e outros imprevistos.

Dirija com segurança, respeite as leis de trânsito e valorize a vida ao volante. Para mais dicas e guias do mundo automotivo, fique ligado em nosso blog.

Conheça também a Solução Tracker para ficar por dentro de todos os serviços do nosso catálogo e encontrar o plano perfeito para atender às suas necessidades. 


Categoria: