icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
October 11, 2021

Embreagem do carro: o que é + como funciona + quando trocar

embreagem-do-carro

Embreagem do carro: para que serve e como funciona? + 5 sinais de desgaste

Com exceção aos veículos com câmbio automático, a embreagem do carro é uma parte essencial para o funcionamento adequado da transmissão, permitindo interromper o engate entre o movimento do motor e das rodas para que se faça a mudança de marchas.

Todo esse trabalho é feito a partir de um sistema tão simples quanto engenhoso, acionado a todo momento quando dirigimos. Por conta do constante esforço mecânico e todo o atrito entre as suas peças, o desgaste dos seus componentes deve ser acompanhado de perto.

Sempre teve dúvidas de como funciona a embreagem do carro, quais peças formam esse sistema e quais são os sinais de que está na hora de realizar a manutenção? Então é hora de responder todas essas perguntas. E mais, separamos dicas para dirigir corretamente e preservar o conjunto da transmissão, por isso, leia até o fim.

O que é o sistema de embreagem?

As peças que compõem o sistema da embreagem são o pedal, cabo, componentes hidráulicos, disco de embreagem e platô ou placa de pressão. Faz parte da transmissão do carro, que tem a função de levar a força gerada no motor para o câmbio e, posteriormente, para as rodas, impulsionando o veículo.

De modo geral, a diferença entre a transmissão e a embreagem é que a primeira ajusta a relação de potência e velocidade das rodas para proporcionar o esforço certo para mover o carro em cada ocasião. 

Ela atua ao utilizar diferentes engrenagens, uma para cada marcha, para ajustar entre marchas lentas e rápidas, entregando o torque necessário para gerar aceleração. Mas e a embreagem do carro? Vejamos a seguir.

Para que serve a embreagem do carro?

A embreagem serve para permitir que a troca de marchas seja feita de maneira segura e controlada, desperdiçando o mínimo de energia possível e sem forçar as partes móveis da transmissão, o que poderia causar danos e acidentes. 

Entenda dessa forma, para que a transmissão faça a troca entre uma marcha e outra, ela precisa separar seu eixo de entrada do volante do motor. É isso que acontece quando pisamos no pedal da embreagem.

Como funciona a embreagem do carro?

Para entender como funciona a embreagem do carro, basta observar seus componentes, principalmente o disco de atrito, a mola do diafragma e o disco de pressão. 

Quando pisamos no pedal da embreagem, o cabo aciona sistemas hidráulicos que pressionam a mola, que fica entre o disco de atrito e a placa de pressão. Com isso, ela separa essas duas partes, liberando o movimento da transmissão do volante motor conectado ao disco de atrito.

O motor continua girando, separado do conjunto da transmissão, que mantém as rotações pela conservação de movimento, mas está livre para a mudança de marcha com menor desgaste entre as partes.

Quando soltamos o pedal da embreagem do carro, temos a liberação da mola do diafragma, voltando a pressionar o disco de pressão sobre o disco de atrito e o volante motor. Assim, o fluxo de potência volta a fluir até as rodas do carro, dessa vez passando pela marcha selecionada.

Entenda melhor o funcionamento desse importante componente no vídeo abaixo:

 

Qual o jeito certo e errado de usar a embreagem?

Hábitos ruins na direção aumentam o desgaste dos componentes mecânicos e poucos sistemas sofrem tanto com isso quanto a embreagem. 

Como ela trabalha constantemente com fatores como tensão e atrito, o uso incorreto e a falta de cuidados básicos com o automóvel são fatores que podem aumentar o desgaste da embreagem do carro.

Para evitar o desgaste excessivo, o ideal é evitar apoiar o pé sobre o pedal. Essa prática provoca um acionamento parcial, ou seja, a mola é levemente pressionada, retirando um pouco da pressão entre o platô e o disco. 

Dessa forma, temos um atrito desnecessário, causando desgaste e aquecimento fora das condições normais de uso. 

Similar a isso é o pressionamento excessivo do pedal. Por exemplo, segurar o carro engatado na subida, sem pressionar os freios. Por mais que pareça uma demonstração de habilidade, é mais uma demonstração de que se desconhece o funcionamento do componente.

Em engarrafamentos, subidas ou outras situações onde o carro fica parado, é melhor usar o freio e deixar o veículo no ponto morto para dar uma folga ao sistema.

Sempre que você pisa na embreagem e gera tensão no conjunto, ele está se desgastando. Ao fazer isso sem precisar, como no exemplo citado, você está aumentando as chances de folga no cabo, sistema hidráulico e até na mola, o que diminui a eficiência do sistema e sua vida útil.

Por fim, o acionamento da embreagem do carro deve ser suave e gradativo. Sempre que você pisa no pedal de forma ríspida ou não ajusta o giro do motor para a marcha correta, pode causar desgaste no sistema de transmissão como um todo.

Quando trocar a embreagem do carro? 5 sinais de desgaste

Geralmente, a embreagem do carro tem vida útil de 100 mil quilômetros, mas diversos fatores podem diminuir sua vida útil, como dirigir de maneira incorreta, acidentes e falta de manutenção do veículo.

Para saber quando trocar a embreagem, é interessante ficar atento aos possíveis sinais de desgaste, tais como:

Fique atento aos sintomas, dirija de maneira responsável e não se esqueça dos cuidados básicos com o carro, como revisão preventiva e manutenção corretiva. Dessa forma, você poderá evitar dores de cabeça e manter o funcionamento adequado de todos os componentes mecânicos.

Agora que você já sabe para que serve a embreagem do carro e como ela funciona, esperamos que isso fique ainda mais simples. Gostou do post? Não deixe de compartilhar nas redes sociais e nos contar o que achou nos comentários. Até a próxima!

Proteção completa para o seu carro: rastreador + seguro!

O carro é uma grande conquista e um facilitador para a rotina dos motoristas, mas com a chance de panes, acidentes ou mesmo roubo de veículos, ele também é uma fonte de preocupação no seu dia a dia. 

Quer evitar tudo isso de uma só vez? Então confira os nossos pacotes Tracker de Rastreador com Seguro Veicular. É a união do rastreamento mais eficiente do nosso catálogo, com ótimas taxas de recuperação, com o serviço renomado da Liberty Seguros, em três opções para sua escolha:

  • Proteção contra roubos e furtos;
  • Cobertura para terceiros;
  • Perda total e colisão.

Clique para conhecer os diferenciais de cada um deles: Rastreador Tracker com Seguro

Você também pode conhecer todos os nossos serviços e encontrar o melhor para você, basta acessar a central Solução Tracker!



Categoria: