icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
November 10, 2020

Bateria do Carro: Vida útil, como carregar e quando trocar

bateria-do-carro-vida-util-como-carregar-e-quando-trocar

Bateria de carro: tudo que precisa saber sobre item

Essencial para o sistema elétrico automotivo, a bateria do carro é literalmente a faísca inicial no coração do veículo, o motor no caso. Bom, mesmo que muitos motoristas só lembrem dela quando esquecem os faróis ligados, saber mais sobre a bateria é uma ótima forma de descobrir como aumentar sua durabilidade.

Você sabe quanto tempo dura a vida útil da bateria do carro? Como dar carga ou trocar uma bateria inutilizada? Se quiser saber as respostas dessas e outras perguntas, hoje é o seu dia de sorte, pois vamos falar tudo que precisa (e deveria) saber sobre a bateria automotiva.

Qual a função da bateria do carro?

A bateria do carro serve para armazenar e fornecer energia elétrica para o sistema do veículo. O modelo automotivo mais usado é o ácido e chumbo, onde a bateria tem carcaça em polipropileno e acomoda placas de chumbo no seu interior, onde irão armazenar a carga.

As placas da bateria do carro ficam mergulhadas em uma mistura de ácido sulfúrico e água, a famosa solução de bateria. Formando um eletrólito, o líquido fornece o ambiente ideal para que ocorram as reações químicas necessárias para manter a carga na bateria.

A partir daí, a função da bateria do carro é fornecer eletricidade para o automóvel. De início, ela serve para acionar a ignição através do motor de partida. Depois de ligado, enquanto ela recebe recarga através do alternador, ela acionará os faróis, setas, computadores de bordo e demais componentes elétricos.

Até no carro desligado, a bateria automotiva é responsável, por exemplo, por manter em funcionamento o sistema de alarme ou mesmo o rastreador veicular. Obviamente, ela também aciona o sistema de som e os faróis com o carro desligado, mas isso não é recomendado.

Ainda assim, pode acontecer. Quem trabalha com transporte de passageiros ou em diferentes modalidades de entrega sabe bem disso.

Principalmente em períodos longos, a bateria do carro pode descarregar, ou “arriar”, fazendo com que não seja possível dar partida no veículo.

Como dar carga na bateria do carro?

Já que tocamos nesse assunto, vamos falar logo sobre como fazer a “chupeta” na bateria do carro. A recarga na bateria, depois que o veículo ficou por horas com os faróis ou o som automotivo ligado, é uma medida de emergência para dar a ignição e poder recarregar apropriadamente através do alternador.

Também conhecida como partida com cabo auxiliar, é feita utilizando dois cabos ligados aos pólos negativo e positivo da bateria. Os cabos, normalmente nas cores preto e vermelho, contam com garras tipo jacaré nas pontas, podendo ser presos nos parafusos da bateria.

Veja como dar carga na bateria a partir de outro veículo para sair dessa enrascada, basta assistir o vídeo do canal Mecânica Fácil:

Como mencionado no vídeo, fazer esse procedimento com frequência ou sem cuidado pode danificar a elétrica do veículo, principalmente agora que modelos com injeção eletrônica são tão comuns no mercado. Por isso, fazer recarga na bateria do carro requer alguns cuidados importantes, como:

  • Tome cuidados extras para não encostar as garras;
  • Antes de ligar os cabos, desligue o veículo com bateria carregada;
  • Ligue os cabos primeiro no carro com a bateria carregada;
  • Na bateria descarregada, ligue primeiro o cabo positivo, já energizado, depois o negativo;
  • Dê partida primeiro no carro com energia, depois no outro, caso não pegue, aguarde um pouco e tente de novo;
  • Antes de desligar os cabos, ligue os componentes elétricos no veículo sem carga, como faróis, ar-condicionado e outros;
  • Utilize cabos apropriados, desde a bitola até o isolamento e qualidade das garras.

Vida útil da bateria automotiva

A bateria do carro costuma apresentar uma vida útil de 2 a 4 anos. Isso depende de vários fatores, como o tipo de bateria automotiva ou marca utilizada. Também depende dos hábitos do motorista, se ele costuma usar os componentes elétricos com o motor desligado ou mesmo deixa acidentalmente que a bateria se descarregue muitas vezes.

Sempre que é necessário utilizar a partida com cabo auxiliar, a vida útil diminui, já que o equipamento passa a trabalhar fora das condições ideais. Fique atento a esse detalhe, já que a bateria do carro é muito importante e deve receber sua atenção durante os cuidados com o veículo.

Quanto custa trocar a bateria do carro?

O preço de uma bateria de carro nova pode variar bastante, mesmo se considerarmos apenas os modelos mais comuns. Pesquisando online você encontra bateria de carro com valores entre R$ 180,00 até R$ 950,00.

Considere o seu orçamento, mas evite produtos de procedência duvidosa e prefira opções com melhor custo-benefício. Isso evita danos na parte elétrica do carro e protege também o seu bolso.

Na dúvida, faça uma pesquisa de qualidade ou pergunte ao seu mecânico de confiança antes de efetuar a compra.

Lembrando que a hora certa de trocar a bateria do carro é quando a última troca já passou de 2 anos e há indícios de mau funcionamento, como lâmpadas queimadas com frequência ou mesmo dificuldade para dar a partida na chave.

Precisando de auto socorro?

Ter a bateria do carro sem carga em um momento de necessidade é algo que a maioria já passou. Mesmo que automóveis atuais tenham auto desligamento dos faróis e som automotivo, veículos nem tão antigos assim já proporcionaram essa dor de cabeça.

Normalmente, é nessas horas que agradecemos ter o seguro veicular contratado, mas caso essa proteção não caiba no seu orçamento, é bom saber que existem outras soluções.

A Tracker, especialista em rastreamento veicular, também oferece uma linha completa de serviços como valores agregados nos seus planos. Entre os serviços oferecidos, você pode contar com:

  • Road Assistance: incluindo guincho, chaveiro, socorro mecânico e elétrico, entre outros;
  • Vidros, Martelinho e Reparo: serviços de reparo rápido, martelinho de ouro e assistência para vidros.

Viu só, com a Tracker você pode contar em todos os momentos. Seja para saber mais sobre a bateria do carro ou até mesmo para dar aquela carga em um momento de necessidade. 



Categoria: