icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
January 24, 2022

Carro com vidro quebrado: o que fazer?

carro-com-vidro-quebrado

Carro com vidro quebrado? Descubra o que fazer!

Carro com vidro quebrado é um problema que pode afetar não só a segurança do condutor, mas também de outros automóveis que estão na via. Afinal, com a visibilidade prejudicada, as chances de acidentes são ainda maiores. 

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 216, são autorizados somente dois tipos de danos no para-brisa: trinca que não esteja acima de 10 centímetros de comprimento e fratura de configuração circular que não esteja acima de 4 centímetros de diâmetro. 

O condutor que transitar com um carro quebrado pode ter sérios problemas, tanto com acidentes quanto com multas. 

Neste artigo, explicaremos o que diz a lei em relação ao carro com vidro quebrado, se pode viajar com para-brisa trincado, como consertar vidro trincado, entre outras questões. Acompanhe!


Leia mais em: suspensão automotiva: guia completo para o bom motorista

O que diz a lei sobre carro com vidro quebrado? 

O condutor, que não seguir a Resolução 216, pode sofrer com sanções que estão presentes no artigo 230, inciso XVIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

“Art. 230. Conduzir o veículo:XVIII – em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104;Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.”

De acordo com o texto, o valor da multa para o infrator que transita com o para-brisa trincado é de R$ 130,16. Para completar, ele é punido com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Por que é importante cuidar do carro com vidro quebrado?

O cuidado com os vidros de um carro, principalmente do para-brisa, é tão importante quanto de outros itens, como suspensão, pneus e bateria. Isso porque eles trazem segurança aos passageiros do automóvel e mantêm uma boa visibilidade para o condutor na pista.

Carro com vidro quebrado: quais são as principais causas? 

Geralmente, um carro com vidro quebrado pode ter essa característica por diversos motivos:


  • colisões;
  • objetos lançados ao automóvel;
  • alterações bruscas de temperatura. 


Esses fenômenos causam trincas e rachaduras no vidro do automóvel. 


Leia mais em: 

Carro com vidro quebrado: como evitar? 

O primeiro passo é não apontar o vento do ar-condicionado diretamente para os vidros. A orientação deve ser aplicada à risca, principalmente quando o automóvel passou por um longo período exposto ao sol. 

A limpeza correta também ajuda a aumentar a vida útil dos vidros. Para isso, utilize álcool e pano seco. Você também pode fazer esse processo com água e sabão neutro. 

Para evitar problemas, recomendamos utilizar produtos que são específicos para vidros. Geralmente, alguns motoristas têm o hábito de aplicar itens que contém solventes, abrasivos, amoníaco ou cloro, o que não são indicados. 

Loja Tracker

Pode viajar com para-brisa trincado? 

Não. O vidro pode se soltar por completo no decorrer do trajeto. Além disso, a sua visibilidade ficará prejudicada, principalmente, se a viagem ocorrer no período noturno. O condutor também pode ser penalizado com multas e até perder pontos na carteira. 

Nunca é demais lembrar que, antes de sair de casa, é fundamental fazer a revisão no veículo. Por meio desse processo, o profissional identifica o carro com vidro quebrado e pode fazer o reparo deste item com eficiência.

Como consertar vidro trincado? 

Em grande parte dos casos, os carros nacionais recebem dois tipos de vidros. 

  • Nas laterais: temperado. O material percorre duas etapas: processos de aquecimento e resfriamento. Dessa forma, ele garante uma resistência cinco vezes maior que o vidro tradicional;
  • No para-brisa: cuidado redobrado. Instalação de vidros laminados, que contém duas ou mais camadas de vidro. Elas são ligadas por uma película plástica, garantindo mais resistência e flexibilidade. Quando quebra, o vidro laminado não consegue formar estilhaços. Dessa forma, o condutor e as outras pessoas que estão presentes no automóvel não sofrem com lesões. 

Cuidados na hora de trocar vidro trincado 

Na hora de fazer a substituição do vidro do para-brisa do veículo, recomendamos dar preferência para o modelo laminado. Ele traz mais segurança e é exigido por lei desde os anos 80. 

Uma dica interessante é anotar quais são os pontos que um condutor deve avaliar ao trocar o vidro do automóvel. 


  1. Origem do produto que será aplicado na troca;
  2. Se os vidros são originais;
  3. Se os vidros são de qualidade; 
  4. Produção dos vidros com as mesmas normas do produto de fábrica. 

 

Uma dica interessante é contar com o apoio de uma cobertura de vidros, como o serviço adicional ofertado pela Tracker para clientes dos planos de rastreamento ou monitoramento. 

De acordo com a empresa, “o atendimento de substituição ou reparo é válido apenas em para-brisa e vidros automotivos dos veículos contratados que apresentarem danos oriundos de eventos exclusivos aos vidros”. 

Entende-se por vidros automotivos as seguintes peças: para-brisas; vidros laterais e vidros traseiros.”, explica a companhia. 

O vidro pode ser consertado, conforme as seguintes normas. 


  • Trinca: não deve estar acima do que 10cm; 
  • Pontos de quebra: local onde ocorreu o impacto. O diâmetro não pode ser superior a 4cm. 


Sabemos que o carro com vidro quebrado pode dar bastante dor de cabeça para o motorista. No entanto, quando o condutor faz a limpeza com cuidado, evita a exposição ao sol e consegue se prevenir com o apoio de um seguro de automóvel, a situação pode ser mais fácil de ser resolvida. 

Na hora de escolher o seguro de automóvel, lembre-se de contar com o apoio de empresas que são referência no assunto e com boa reputação no mercado. Dessa forma, você estará mais seguro para transitar tanto nas vias urbanas quanto nas estradas do país. 

Além das melhores soluções para rastreamento e monitoramento, a Tracker pode ter a solução perfeita não só para carros com vidro quebrado, mas também para outros problemas que podem ocorrer na pista. 


Clique aqui e saiba como adquirir sua solução Tracker.


Categoria: