icone  esqueço
Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
October 21, 2020

Carros Sedan Compactos mais vendidos: janeiro a setembro 2020

carros-sedan-mais-vendidos

Carros sedan compactos mais vendidos em 2020 + dicas de cuidado e segurança

O mercado de automóveis foi fortemente afetado pela pandemia, mas está embalando uma retomada nos últimos 5 meses, de maio a setembro. Isso fica evidente ao avaliarmos os carros sedan mais vendidos em 2020 até o momento, especificamente os sedan compactos.

Na lista dos top 10 carros sedan compactos mais vendidos em 2020, temos:

  1. Chevrolet Onix Plus;
  2. Volkswagen Virtus;
  3. Ford Ka Sedan;
  4. Hyundai HB20S;
  5. Volkswagen Voyage;
  6. Fiat Cronos;
  7. Toyota Yaris Sedan;
  8. Renault Logan;
  9. Nissan Versa;
  10. Fiat Grand Siena.

A lista pouco mudou ao longo dos meses, apesar de render alguns fatos interessantes de se observar. Enquanto o Onix Plus desfruta da liderança nas vendas da categoria nos últimos 11 meses, o VW Virtus despontou na vice-liderança desde fevereiro.

Este foi acompanhado de perto pelo Ka Sedan, até agosto, sendo surpreendido pelo Voyage como o segundo carro sedan mais vendido nos últimos 2 meses.

Vejamos o que cada um desses carros oferece para seus motoristas, quem sabe você não acaba escolhendo o seu próximo automóvel? Antes disso, vamos conferir as principais características dos sedãs compactos e o perfil do proprietário.

Principais características de um carro sedan

Quando se imagina o primeiro carro, normalmente o que vem à mente é um hatch compacto, econômico e de fácil manutenção. Não à toa, o público jovem é o principal alvo das campanhas publicitárias desse segmento.

Se o hatch é o carro do jovem curtir com os amigos, quando ele eventualmente encontra sua cara metade e decide começar uma família, as prioridades mudam. Um pouco mais de espaço, conforto e segurança entram em cena, normalmente de carona vem os sedãs.

A principal característica de um sedan é sua estrutura. São formados pelo compartimento do motor, dos passageiros e o porta-malas dedicado. Difere-se por isso dos hatchs, onde os passageiros dividem espaço com o bagageiro.

Assim como existem os hatchs compactos como veículos de entrada e os esportivos para quem pode investir um pouco mais, entre os carros sedan temos os compactos, de entrada da categoria, e em seguida temos os médios e grandes.

Sedãs são carros mais espaçosos por si só, no entanto, os compactos são mais discretos, tem linhas mais suaves e costumam contar com motorização não tão potente quanto os demais. Sedãs médios, como o VW Jetta e o Toyota Corolla, são mais espaçosos e fortes.

Na categoria dos carros sedan grandes, temos veículos mais luxuosos, com o conforto e desempenho em destaque. Entre os principais, podemos citar o VW Passat, Volvo S60 e Audi A4.

5 principais carros sedan compactos 

Agora que já está claro o que faz um sedan compacto e que ele combina a busca por economia e custo-benefício dos hatchs com a necessidade de espaço interno, vamos ver como os 5 carros sedan compactos mais vendidos em 2020 se saem nesses quesitos.

1. Chevrolet Onix Plus

Onix Plus Premier na cor Azul Seeker - Carros sedan mais vendidos 

Começando pelo campeão de vendas da categoria, o Onix Plus é o quarto colocado no ranking geral dos carros mais vendidos em 2020

De cara, um dos fatores que chamam atenção é a eficiência no consumo de combustível. Dados do INMETRO mostram que tanto na estrada quanto na cidade, o Onix Plus 1.0 com motor aspirado é o sedan compacto mais econômico, com médias de 12,2 e 15,1 km/l, considerando no Etanol ou Gasolina.

Além disso, a versão com motor turbo é a segunda colocada. E não é só pela economia que se destacam as opções de motor do sedã da Chevrolet. O desempenho também é de se admirar, com boa resposta, arrancada e velocidade máxima.

Com linhas que lembram muito o Cruze, o Onix Plus oferece elegância e conforto para motoristas e passageiros. Destaca-se também os 6 airbags em todas as versões.

2. Volkswagen Virtus

O VW Virtus é a versão sedan do Polo e traz um conjunto superior ao Voyage, maior no tamanho e na sofisticação. Disponível com motor 1.6 ou 1.0 turbo, o Virtus é um dos mais novos carros nacionais sedan.

As linhas do Polo casam muito bem com a traseira alongada do sedan, equipado com porta-malas de 521 litros. Dentro do carro, além de muito conforto para todos os ocupantes, o acabamento é um dos melhores e não deixa a desejar.

3. Ford Ka Sedan

O Ford Ka é há tempos um hatch compacto de destaque e pode-se dizer que a montadora demorou a aproveitar suas características em uma versão sedan. Anteriormente chamada de Ka+, o agora Ford Ka Sedan é o terceiro carro sedan mais vendido de 2020 entre os compactos.

4. Hyundai HB20S

HB20S 2020 com seu visual cupê que divide opiniões

O HB20S é o quarto colocado na lista dos carros sedan compactos mais vendidos, ele se destaca por apresentar potência, conforto e o menor custo de uso, considerando revisões, seguro veicular, consumo e outros fatores.

O que divide um pouco as opiniões em relação ao HB20S é o visual. Tem gente que acha feio, tem quem ache peculiar e até quem goste, mas definitivamente não agrada a todos.

5. Volkswagen Voyage

Voyage 2020: ainda preferido por muitos

A versão atual do Voyage teve seus altos e baixos, mas segue relevante e com seus seguidores, mesmo com a atenção que o Virtus está atraindo na categoria. O visual mais robusto e imponente agrada muitos motoristas, o conjunto mecânico é interessante e os opcionais trazem o Voyage 2020 entre os carros sedan mais vendidos de 2020, quinto lugar entre os compactos.

Dicas para cuidar do seu sedan

Ter um sedan é uma conquista e tanto. Para fazer isso valer a pena, separamos algumas dicas para preservar e cuidar bem do carro, principalmente para motoristas que estavam acostumados aos hatchs. Veja:

Dica 1: sensores de estacionamento

Se for para citar uma desvantagem do carro sedã em relação ao hatch, é a hora de estacionar. Primeiro, o desafio de encontrar uma vaga com espaço suficiente já é mais difícil. Depois, tem que se acostumar com a manobra sem dar aquela encostada nos carros alheios.

Para auxiliar nesse quesito, muitos modelos já contam com sensores de estacionamento. Se não vem de fábrica, vale investir no equipamento para ficar mais tranquilo.

Dica 2: travas de segurança para as portas traseiras

Quem tem filhos sabe como as crianças ficam inquietas no carro. Ao dirigir, você deve manter sua total atenção no trânsito. Para ajudar nessa tarefa, escolha um veículo equipado com trava infantil, afinal de contas, o carro da família deve ser mais seguro para ocupantes de todas as idades.

DIca 3: organize o porta-malas

O espaço extra no porta-malas é um grande diferencial dos carros sedan compactos. Uma dica para aproveitar ao máximo esse ponto é manter o compartimento sempre organizado. É fácil colocar algo no porta-malas e esquecer lá.

Dica 4: dirija com cuidado

Direção defensiva é sempre uma boa ideia. Com um carro maior, isso fica ainda mais importante. Dirija com bastante cuidado, considere e sinalize bem cada manobra para garantir a segurança dos seus passageiros e dos outros veículos também.

Dica 5: seguro e rastreador veicular

Nossa dica final é relacionada a proteção contra roubos e furtos de veículos. Infelizmente, essa é uma ameaça bem frequente. Não deixe de contratar um seguro veicular com uma cobertura adequada ao uso do automóvel, seja na cidade, estrada ou ambos.

Também vale a pena adquirir um serviço de rastreio, como o rastreamento veicular por radiofrequência da Tracker. Em caso de roubo, a Tracker localiza o veículo através de dispositivo RF e aciona as autoridades para recuperar o automóvel e proteger o seu bem.

Viu só, com essas dicas você pode encontrar o modelo ideal entre os carros sedan compactos mais vendidos e ainda aprende a cuidar bem do seu automóvel. Acompanhe o blog Tracker para mais notícias e guias práticos. 


Categoria: