icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
August 21, 2023

Entenda como funciona o rastreador veicular com chip [GUIA]

rastreador para carros com chip

Como funciona o rastreador veicular com chip? [Guia completo]

Quando se trata de rastreamento, é comum surgirem várias perguntas. Portanto, se você está interessado em obter um entendimento mais claro sobre o funcionamento do rastreador veicular com chip, juntamente com outros detalhes dessa solução, convido você a ler o artigo de hoje. Aproveite a leitura! 

O que é um rastreador veicular com chip?

O rastreador veicular com chip, também conhecido como rastreador de comunicação por chip (GSM), é uma tecnologia amplamente utilizada por empresas de serviços. Essa opção é especialmente útil para monitorar frotas, aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais. 

O funcionamento desse tipo de rastreador se baseia na captação da posição do veículo por meio de sinais de GPS. A principal diferença em relação a um rastreador via satélite está na forma de comunicação com a central de rastreamento, que é estabelecida através de dados GPRS. Essa tecnologia permite o envio e recebimento de informações em tempo real, facilitando o monitoramento e controle dos veículos. 

‍Como funciona o sistema de rastreamento veicular na prática?

Um sistema de rastreamento veicular utiliza a tecnologia de localização para obter a posição em tempo real de um veículo. As coordenadas são captadas e enviadas para uma central de monitoramento, onde são processadas e utilizadas para acompanhar a localização do veículo.

A maneira como essa captação ocorre e como os dados são transmitidos para a central de monitoramento varia de acordo com o tipo de rastreador utilizado. Por exemplo, no caso de um rastreador satelital, tanto a captação das coordenadas quanto a comunicação são realizadas por meio da tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global). Por outro lado, no caso de um rastreador veicular com chip de celular, todo o processo ocorre por meio de antenas de telefonia móvel, permitindo a transmissão dos dados de localização para a central de monitoramento. 

Rastreador veicular com chip: como funciona?

Para descobrir como funciona o rastreador veicular com chip, o primeiro passo é entender que ele é praticamente idêntico ao do rastreador satelital. A principal diferença se dá no processo de comunicação com a central de rastreamento.

As principais características de um rastreador veicular com chip são:

  • sua comunicação é atualizada de 30 em 30 segundos;
  • não é preciso fazer a compra do equipamento;
  • funciona em subsolos e túneis (desde que haja sinal de celular);
  • sua instalação é sigilosa, o que traz mais segurança;
  • é um aparelho pequeno e discreto.

A instalação do rastreador veicular com chip costuma ser bastante simples e rápida. E, a partir do momento em que é instalado, o rastreador já passa a fazer todo o processo que envolve a captação e envio de informações.  

Em paralelo, é importante que o dono do veículo possua um bom plano de dados no chip instalado. Isso porque o consumo de dados no celular, mesmo que pequeno, acontece toda vez que as informações são enviadas pelo rastreador.

‍O que acontece em áreas sem sinal?

Uma preocupação bastante comum com relação ao rastreador para carros com chip de celular está na área de cobertura. Afinal, é comum que lugares mais isolados não contem com cobertura de rede, locais esses chamados de “sombras”.

A boa notícia é que, neste tipo de rastreador, o equipamento armazena todas as informações de localização sempre que o veículo entra em uma área sem cobertura. Dessa forma, assim que a cobertura for restabelecida, o sistema será automaticamente atualizado.

Existem, ainda, alguns modelos de rastreador para carros com chip de celular que contam com entrada para cartão de memória. Nesses casos, quando o veículo entrar em uma área de sombra, todos os dados de localização serão armazenados no cartão de memória e enviados para a central assim que o sinal for restabelecido.

Onde encontrar o melhor rastreador para carros com chip de celular?

Ao pesquisar na internet, é possível encontrar uma variedade de anúncios prometendo as melhores funcionalidades em rastreadores veiculares. No entanto, é crucial ter cautela em relação à eficácia desses dispositivos. 

Para garantir um desempenho ótimo, é fundamental que o rastreador veicular com chip de celular seja instalado por um profissional qualificado. Além disso, é importante que o dispositivo não fique visível dentro do veículo, para evitar possíveis interferências ou tentativas de remoção. 

Além disso, apesar da instalação ser simples e rápida, ele precisa ser configurado de modo que todas as funcionalidades estejam aptas ao funcionamento pleno. Ou seja, para evitar complicações ou problemas futuros, mais uma vez, surge a importância de contar com uma empresa que é referência no assunto, como o Grupo Tracker.

Por que escolher o Grupo Tracker?

O Grupo Tracker, com mais de 20 anos de experiência no mercado de rastreamento veicular, já atendeu mais de 200 mil clientes em 13 países da Europa e América Latina. Sua ampla presença geográfica garante aos usuários das soluções Tracker acesso a um sistema completo de atendimento integral, fornecendo suporte e assistência em todas as etapas do processo. Com uma sólida reputação e soluções integradas de qualidade, o Grupo Tracker é uma escolha confiável para aqueles que buscam serviços de rastreamento veicular eficazes e seguros. 

Com o Grupo Tracker, você não apenas compra um rastreador, mas adquire um serviço mensal completo. Isso inclui a instalação do dispositivo Tracker GPS/GPRS em seu veículo, juntamente com acesso à plataforma exclusiva de monitoramento via web da Tracker, que pode ser utilizada tanto em computadores quanto em celulares. Além disso, você terá acesso a uma central de operações disponível 24 horas por dia, com equipes de pronta resposta em todo o país, prontas para agir em casos de emergência, como roubo e furto, a fim de fornecer o melhor serviço a você. E se você estiver procurando um serviço ainda mais focado na segurança contra roubo e furto, pode optar pelo Tracker RF, que utiliza tecnologia de radiofrequência e foi especialmente desenvolvido para proteção e segurança de veículos. 

‍Conheça o Grupo Tracker e escolha a melhor solução em rastreamento e monitoramento para você!

Categoria: