icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
April 14, 2022

Segurança na carga e descarga de caminhões: como proteger produtos?

segurança na carga e descarga de caminhões

Segurança na carga e descarga de caminhões: como proteger mercadorias? 

A segurança na carga e descarga de caminhões é um item que não pode ser ignorado pelas empresas. 

Tomando como exemplo a cidade de Ribeirão Preto (SP), a quantidade de roubos de caminhões aumentou quase 130% em 2021 se for comparado com o mesmo período de 2020. 

Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram registradas 23 ocorrências de janeiro a setembro deste ano. Enquanto em 2020, 10 crimes foram cometidos. 

O foco dos criminosos são caminhões que contém produtos alimentícios. O ranking continua com produtos (20%) e cigarros, com 13%. 

Para se ter uma ideia, São Paulo e Rio de Janeiro concentram 80% dos roubos de carga no país, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

O cenário parece assustador, não é mesmo? Porém, existem algumas estratégias que ajudam a trazer mais segurança para os motoristas. 

Quer descobrir como evitar problemas com a carga e descarga de caminhões? Então, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Leia mais em: roubo de carga: o panorama da criminalidade no país

O que diz a Norma Regulamentadora nº 11?

Trata-se de uma norma que tem como objetivo estabelecer quais são os requisitos essenciais de segurança. Dessa forma, você protege os colaboradores em relação a questões de danos e acidentes na empresa. 

A norma fornece orientações para o manuseio, movimentação, armazenagem e transporte de cargas. 

Se as regras não forem seguidas à risca, os funcionários têm mais chances de sofrerem com fraturas, contusões, quedas, atropelamentos e até acidentes fatais. 

Já a sua empresa, terá que lidar com multas e, em alguns casos, com a interdição do negócio. 

A NR11 é indicada para vários tipos de empresas. 

  • Depósitos;
  • Almoxarifados;
  • Centros de armazenamento de cargas;
  • Centros de distribuição;
  • Canteiros de obra. 

A lei indica que a sua empresa deve fazer inspeções periódicas dos veículos de carga; apresentar relatórios comprobatórios; investir em nivelamento dos pisos nos pátios; proibir a movimentação de pessoas durante a movimentação de cargas e treinar os colaboradores. 

Leia mais também em: 

Como ter segurança na carga e descarga de caminhões? 

A partir de agora, abordaremos diversas dicas para que você aprenda como é feita a carga e descarga de caminhão com segurança.  

Faça um planejamento prévio 

Para evitar problemas, você deve fazer um planejamento prévio com todos os detalhes do processo que serão aplicados na rota.

Antes de iniciar a rotina, lembre-se de fazer o cálculo de todos os horários e planejar os serviços, garantindo que todas as etapas estão sendo monitoradas por sua equipe. 

Analise todos os detalhes do caminhão 

O tipo de automóvel tem um impacto maior no tempo que será necessário para fazer a carga e descarga dos produtos. 

Ao registrar todos os detalhes do caminhão em seu sistema, você terá mais clareza sobre o que fazer para que o processo seja feito com agilidade e, principalmente, com segurança. 

Crie um programa de roteirização 

Nunca é demais lembrar o quanto um programa de roteirização ajuda a otimizar a carga e descargas de caminhões. 

Com o auxílio dessa ferramenta, você pode definir quais são os caminhos mais indicados que o motorista deve percorrer até o destino, além de mostrar os percursos mais ágeis que ajudam a economizar combustível. 

Treine a sua equipe 

Uma equipe bem treinada consegue acelerar a etapa de carga e descarga. Por isso, recomenda-se investir em treinamentos frequentes para que todos os colaboradores estejam alinhados de acordo com os objetivos da companhia. 

Acompanhe as atualizações da região 

Você deve acompanhar todas as atualizações sobre as regiões que estão restritas para fazer carga e descargas. Dessa forma, o trabalho é feito com mais eficiência e ajuda a reduzir riscos. 

Outro ponto positivo de adquirir conhecimento é que a sua empresa não precisa lidar com complicações e prejuízos que podem prejudicar o planejamento financeiro. 

Organize a carga com estratégia 

Uma dica de ouro é organizar a carga de forma estratégica. Assim, os seus colaboradores não perdem tempo durante a carga e descarga. 

Para isso, recomenda-se considerar o planejamento da rotina. Você deve organizar as mercadorias conforme as prioridades. Com essa organização, é mais fácil impedir que os profissionais façam manuseios que não são necessários naquele momento. 

Conte com acessórios inteligentes 

Existem alguns acessórios que são importantes durante o processo de carga e descarga de caminhões. A lona, por exemplo, é um item que não pode ser ignorado, uma vez que ela traz diversos benefícios. 

A lona de caminhão ajuda a preservar a carga e impede que os produtos sofram com danos durante o trajeto. 

O acessório protege contra as mudanças da temperatura, umidade e outras ações do tempo. 

Ao investir em uma lona de qualidade, você adquire mais praticidade, uma vez que ela conta com recursos que melhoram as amarrações e impede que a sua empresa perca tempo desnecessariamente. 

Para quem trabalha com cargas, é fundamental ter outros EPIs durante a execução do trabalho, como: luva, capacete, calçado de segurança e protetor auricular. 

Invista no monitoramento da frota 

Outra dica interessante de segurança na carga e descarga de caminhões é investir no monitoramento da frota. Além de trazer mais segurança para o caminhão e a carga, esse tipo de tecnologia consegue potencializar os processos. 

Vale destacar ainda que o monitoramento em tempo real oferece dados bastante interessantes e que permitem descobrir o tempo que é gasto por motoristas. Por meio dos números, você consegue entender quais são os pontos que precisam melhorar na organização e na rotina das entregas. 

Uma das principais opções disponíveis no mercado é o Tracker LOG MAX. Trata-se de uma solução que oferece vários recursos para uma empresa. Ele contém dispositivos GPS + RF alimentado + RF autônomo. 

Veja abaixo todos os benefícios que o sistema pode trazer para a sua empresa. 

  • Acompanhamento em Tempo Real;
  • Exclusivo alerta Antijammer da Radiofrequência;
  • Rastreador RF imune a inibidores de sinais, com captação de sinal mesmo em locais fechados como túneis, garagens ou galpões;
  • Plataforma de Monitoramento via Web com App para Smartphone;
  • Configuração de Alertas e Relatórios Personalizados;
  • Disponível para Caminhões, Automóveis, Motos e Máquinas. 

Há outros recursos extras que garantem a segurança no monitoramento. 

  • Sistema com Sensor Touch em caso de manuseio da placa;
  • Sensor de Luz (em caso de abertura do equipamento);
  • Alerta de Rompimento do Lacre de fixação do equipamento no veículo;
  • Rastreador GPS com conectividade total ao rastreador RF alimentado, capaz de ativar e escutar o RF autônomo;
  • Em caso de perda do sinal GPS, o Comando de Operações Tracker poderá visualizar o veículo via antenas de LBS, otimizando o processo de rastreamento em ocorrências de roubo ou furto. 

A segurança na carga e descarga de caminhões  é mais eficiente quando a sua empresa conta com soluções completas e eficientes, como o Tracker LOG MAX. Conheça mais detalhes sobre a tecnologia e veja de que forma ela pode transformar a rota do seu negócio. 

Categoria: