icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
September 8, 2021

Transporte de animais: como levar pets em ônibus, navio e avião

transporte-de-animais

Transporte de animais: o que pode e o que não pode?

Todo mundo que tem pet, quando planeja uma viagem, fica na dúvida se é possível levar o seu bichinho de estimação junto de você, seja no avião, ônibus, navio ou mesmo em um carro. A verdade é que o transporte de animais é possível, mas requer uma série de cuidados.

Em primeiro lugar, é importante avaliar se a viagem não causará desconforto no animal, seja um cachorro, gato, coelho ou outro. Por outro lado, também é preciso ficar atento às leis de trânsito para transporte de animais e as regras das próprias agências de viagem, independente do modal.

No geral, cães e gatos têm alguns privilégios. Como veremos a seguir, é bem mais comum que as companhias tenham regras para essas duas espécies, para outras, a falta de normas estabelecidas pode dificultar o transporte.

Pensando em maneiras de como realizar o transporte de animais, dentro da lei e com total conforto para seu pet, montamos esse guia completo. 

Separamos os tutoriais de como levar seus bichinhos em aviões, ônibus e até navios. Além disso, temos algumas dicas para quem optar por uma viagem de carro. Boa leitura!

O que diz a lei para transporte de animais?

Na prática, não temos uma lei de trânsito específica para o transporte de animais de estimação. Porém, o Código de Trânsito Brasileiro inclui alguns artigos que mencionam nossos companheiros de quatro patas.

Veja quais são eles:

  • “artigo 252: é considerada infração média, com multa e perda de pontos na CNH, dirigir o veículo enquanto transportar pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre os braços e pernas.”

Em resumo, isso significa que transportar animais no colo do motorista, no chão entre suas pernas ou do seu lado está fora de cogitação.

  • “artigo 235: infração grave, com multa de trânsito, perda de pontos e retenção do veículo para transbordo, carregar animais, pessoas ou carga na parte externa do veículo, salvo com autorização expressa.”

Isso significa que não é permitido levar seus pets na caçamba de caminhonetes e pick-ups, principalmente se estiverem soltos. 

Também é importante destacar que essa lei pode ser aplicada para animais e pessoas que estão no interior do veículo mas colocarem parte do corpo para fora da janela com ele em movimento.

Como emitir guia de transporte animal (GTA)?

Para o transporte de animais vivos entre distritos e estados diferentes, sejam eles de estimação ou para atividade de criadores, é obrigatório a emissão de guia de transporte animal, a GTA. Ela é gratuita e necessária para cães, gatos, bovinos, suínos e muitos outros.

Pode ser requerida pelo proprietário, tutor ou representante legal, basta possuir cadastro na Secretaria de Cultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Para emissão, é necessário apresentar documentos pessoais e do animal, de acordo com cada espécie e finalidade do transporte.

Transporte de animais vivos em diferentes modais

Cada tipo de veículo requer alguns cuidados e permissões específicas. Entenda como é feito o transporte de animais nos principais modais disponíveis ao público.

Como transportar animais em avião?

É possível transportar o pet na cabine do avião ou no bagageiro, mas não é algo tão simples. Para levar seu pet no avião, é preciso atender a diversos requisitos. Existe um limite de animais por voo e é necessário conferir se o seu bichinho pode ser levado para o local de origem, muitos países não permitem algumas raças ou espécies.

Para o transporte, é recomendado o uso de uma caixa de transporte apropriada. Além disso, pode ser exigido a apresentação da carteira de vacinação e atestado de saúde do animal. Cada empresa aérea pratica uma tarifa diferente, com o valor médio no Brasil girando em torno de R$400,00.

Como transportar animais em ônibus?

Cada cidade tem autonomia para estabelecer as próprias regras de transporte de animais, da mesma forma que as empresas costumam ter regulamentos únicos para sua frota, o que torna as coisas um pouco confusas.

No geral, o transporte de cães e gatos em ônibus de turismo costuma ser permitido, desde que não seja um animal agressivo ou de grande porte. Normalmente há limites de animais por veículo.

Além disso, pode ser necessário apresentar comprovantes de vacinação e saúde, bem como o pagamento de tarifas adicionais.

Como transportar animais em navios?

Para levar seu pet em um cruzeiro, a dificuldade costuma ser maior, mesmo para cães e gatos. A verdade é que esse modelo de turismo está sujeito a normas de higiene mais rígidas. Também é válido citar que o acesso a atendimento veterinário nesses casos é ainda mais difícil.

A alternativa é procurar por cruzeiros específicos, que possuem como diferencial a permissão para o transporte de animais. Ainda assim, cada empresa tem um regulamento a ser seguido, logo nem todo pet poderá subir a bordo.

Dicas para transporte de animais no carro

Por fim, a alternativa mais viável para transporte de animais é no carro. No entanto, essa situação pode gerar um certo desconforto para bichinhos que não estão acostumados a isso. Pensando nisso, confira algumas dicas para levar pets no carro:

1. Utilize preferencialmente a caixa de transporte, bem presa ao banco do carro;

2. Acostume seu pet a ficar relaxado, tanto no carro quanto na caixa de transporte;

3. Caso não queira usar a caixa, prenda o pet em uma guia apropriada;

4. Em hipótese alguma deixe o animal solto no carro ou com a cabeça para fora;

5. Cuidado com as altas temperaturas, evite o transporte de animais em horários muito quentes e, se possível, use o ar-condicionado.

Você também pode conferir as dicas do Dr. Pet na reportagem do Autoesporte:

Proteja seu auto com o Tracker com Seguro!

Assim como o seu pet, seu carro também precisa de atenção e de cuidados especiais. Por isso, para proteger seu auto, conte com o serviço de Rastreamento Tracker com cobertura da Liberty Seguros.

Você poderá optar entre 3 tipos de cobertura de seguro diferentes em um plano de acordo com o seu perfil!

  • Plano Contra Roubo e Furto
  • Plano Contra Roubo e Furto + Proteção para Terceiros
  • Plano Contra Roubo e Furto + Proteção para Terceiros + Perda Total e Colisão

Consulte nossos serviços e encontre a sua solução Tracker ideal!


Categoria: